Uma boa alternativa para quem não confia ou não quer deixar os filhos com uma babá são as creches. Mas, mesmo com o ambiente propício ao desenvolvimento infantil e profissionais capacitadas no cuidado com crianças, essas instituições ainda são vítimas de um forte preconceito. "As mães tendem a ligar creche a abandono, o que é um grande equívoco", diz a psico-pedagoga e coordenadora do curso de especialização em educação infantil na UnP, Lúcia Leandro. Para ela, uma das primeiras preocupações que as mães deixam de ter quando matriculam os bebês em creches é com relação à violência.
"Por se tratar de um local onde existe uma grande quantidade de profissionais casos de agressão contra crianças são muito raros, quase inexistentes", afirma. Além disso, ela também ressalta que a creche ajuda na socialização da criança, uma vez que ela entra em contato com as outras, além de dar o estímulo adequado para cada fase da vida dos pequenos.
Com salas especiais de estimulação, espelhos, brinquedos educativos e objetos que aguçam os sentidos, tanques de areia e parques as creches são, na realidade, os locais onde se inicia o aprendizado da criança. "Na hora de ir para a escola a adaptação de uma criança de creche é muito mais fácil que da criança que ficou em casa", diz a psicopedagoga.
Mas todo cuidado é pouco na hora de escolher a creche para os filhos. É imprescindível que a mãe visite as instalações, observe como as crianças já matriculadas estão sendo tratadas e converse com as pedagogas, psicólogas e demais profissionais responsáveis pela ins-tituição para saber desde a linha de educação até as atividades que serão realizadas para seus filhos.