› Mulher › Mães e Filhos
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Mães e Filhos
 
Sobrecarregar os filhos não vai ajudá-los a crescer

Leia mais:
» Introdução
» O lado bom
» Hora certa para seu filho aprender outro idioma

Veja também:
» Filhos x Trabalho
» Ele já tem filhos. E agora?
» Tudo sobre casamento
» Acabe com as briguinhas
» Os dez inimigos da relação
» Divórcio. O que fazer nessa hora?

Vida de estudante hoje em dia não é nada fácil. Em um mundo cada vez mais competitivo, a preocupação com a carreira começa desde cedo. Assim, crianças e adolescentes têm de encarar uma rotina cheia de atividades extra-escolares. Geralmente imposta pelos pais, a agenda dos filhos acaba se tornando tão lotada quanto à de um adulto. Mas o excesso de tarefas além da escola pode causar agressividade, desânimo e estresse.

Ansiedade, irritação, falta de apetite, agressividade, baixo rendimento escolar, gastrite e até hipertensão arterial são alguns dos sintomas desse problema. Além disso, de acordo com a psicóloga Luciana Araújo de Medeiros Martins, a sobrecarga de atividades na agenda de estudantes contribui para o surgimento de distúrbios no sono, como insônia ou sonolência.

O excesso de compromissos extra-escolares para crianças e adolescentes é resultado, em muitos casos, da falta de tempo dos pais para se dedicar aos filhos. Segundo a psicóloga, com o ingresso da mulher no mercado de trabalho as famílias ficaram impossibilitadas de acompanhar de perto a rotina das crianças. Por isso, explica a psicóloga, manter o filho ocupado durante todo o dia é uma forma de tentar proteger a criança da ausência das figuras paternas.

Para o psicopedagogo, Amaro França, além da falta de tempo, existe ainda a preocupação com o mercado de trabalho competitivo que as crianças irão encontrar quando adultas. "Hoje em dia é imprescindível saber inglês, por exemplo. O mundo globalizado exige não só o conhecimento de línguas como de informática. Além disso, o esporte também é de extrema importância para o desenvolvimento saudável da criança".

Para Amaro França, as atividades extra-escolares são importantes para a formação dos estudantes pois reforçam o aprendizado e suprem deficiências do ensino da escola. No entanto, os pais devem respeitar o limite dos filhos. As crianças devem ter um tempo livre para o lazer e para o descanso. "A criança deve ter tempo livre para fazer escolhas. Ela deve ter tempo para fazer a tarefa da escola e estudar para as disciplinas da grade curricular. Senão de nada adianta tanta atividade fora da escola. Não só o conhecimento é importante para a formação das crianças. Experiências adquiridas com o brincar e do convívio com outras crianças são fundamentais para o crescimento do estudante", afirma.

De acordo com a pedagoga, Naire Capistrano, antes de preencher a agenda dos filhos com atividades extra-escolares é preciso ter em mente que algumas experiências educacionais podem esperar. "Hoje em dia, desde cedo as crianças entram em contato com o computador. Não há necessidade de fazer na infância um curso de informática, portanto. Quando adulto, se o filho quiser trabalhar na área pode fazer um curso para aperfeiçoar-se. Além disso, estudar duas línguas ao mesmo tempo pode ser um exagero. O ideal é fazer um e depois o outro. Mas, tudo, claro, depende de cada situação, de cada criança".

Tribuna do Norte

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2004,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade