› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Balzaquianas: bem-vindas aos 30!

Defesa pessoal:
» Introdução
» Como elas se imaginam
» Na boca da botija
» Quase lá
» A voz da experiência

Fórum:
» A chegada dos 30 anos mete medo em você? Opine!

Veja também:
» Segurança e defesa pessoal para mulheres
» Etiqueta se põe à mesa
» Entrevista de trabalho: a importância de saber como agir
Diz o Aurélio:
Balzaquiana – 1. Mulher de 30 anos, ou mais ou menos essa idade.
[F. subst. de balzaquiano; alusão ao romance A Mulher de Trinta Anos, de Balzac (v. balzaquiano).]

O que muita gente não sabe é o que está por trás do adjetivo que envolve a obra do escritor francês. Nela, Honoré de Balzac retrata os conflitos de Júlia d`Àiglemont, uma mulher mal casada, que tem consciência dos problemas que envolvem um matrimônio e que se vê esmagada pelos tabus da sociedade, principalmente quando se apaixona de verdade.

Os relacionamentos mudaram muito de lá para a cá, mas nem tanto a ponto de desatualizar o romance. O retrato de Júlia ainda é o de muitas mulheres que passam pelo período: o da mulher que sofre um casamento infeliz ou (para sermos ainda mais atuais), a falta de um grande amor (muitas mulheres ainda criam estereótipos sobre o homem ideal), incertezas sobre o futuro amoroso, a diferença de tratamento em relação aos homens pela sociedade, etc.

Mas hoje os conflitos das mulheres de 30 vão muito mais além. Além da vida amorosa, há o trabalho e a corrida contra o relógio biológico (leia-se: vontade de ter filhos sem ainda ter escolhido o pai e batalha para se manter bela). Isso sem falar nas cobranças, que são muitas e vêm de todos os lados (são pais cobrando netos, você mesma se cobrando a compra da casa própria e por aí vai). E não há quem coloque na cabeça de uma mulher na crise dos 30 que ainda há muito tempo para se conquistar tudo o que foi planejado. Ninguém precisa concordar, claro, mas indiscutível é que a chegada dos 30 representa um marco na vida de muitas mulheres.

Ana Paula Lima

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade