› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Segurança e defesa pessoal para mulheres



Untitled


Foto: Rogério Lorenzoni/Terra
Defesa pessoal:
» Introdução
» Cursos de defesa pessoal
» Defesa com a bolsa
» Defesa com as mãos

Dicas de segurança:

» Ao sair e chegar de casa
» No trânsito e nas ruas
» Durante um assalto
» Durante as compras
Quem faz cursos de defesa pessoal procura sentir-se menos vulverável a situações de violência, principalmente quem vive em grandes cidades. As mulheres, que em geral passam uma imagem de fragilidade, estão mais suscetíveis à ação de criminosos.

» Veja fotos de defesa com a bolsa

Segundo o consultor de defesa pessoal Manoel Sérgio, "a mulher que tem conhecimento das técnicas de defesa pessoal, exatamente por transmitir a idéia de fragilidade, pode surpreender o agressor usando um golpe de forma rápida e eficiente".

» Veja fotos de defesa com as mãos

Mas não pense que as ações aprendidas em cursos de defesa pessoal vão lhe deixar imunes à violência. Existe uma série de variáveis em que esse aprendizado não pode ser aplicado. Em primeiro lugar, é preciso agilidade e auto-controle, frieza para agir corretamente numa hora dessas. Se você não tem essas características nem fez treinamentos especializados, é melhor não reagir.

"O sentido de uma mulher treinar não é sair rolando, brigar com o agressor. É ela saber quais os pontos mais frágeis que pode aplicar o golpe e conseguir se desvencilhar", diz Manoel Sérgio, que é membro da American Society for Industrial Security, entidade de segurança empresarial.

Além dos aspectos emocionais, outro caso em que não se deve aderir à defesa pessoal é ameaças com armas de fogo: "Estatísticas policiais mostram que é muito arriscado. Somente profissionais altamente qualificados fariam isso com agilidade e eficiência".

Por outro lado, as técnicas de defesa pessoal podem ser utilizadas em casos de tentativas de roubos, furto, agressões físicas, assédio sexual e até mesmo tentativas de estupro. Nas fotos, nossa repórter simulou algumas das situações em que as técnicas de defesa pessoal podem ajudar a mulher a se defender.

Serviço: Delta Force Treinamento e Consultoria em Segurança (https://www.deltaforce.com.br).

As fotos foram feitas nas instalações da TS Sport Center, no Gran Meliá WTC SP.

Tereza Cândida/Terra

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade