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Zeekr: tudo sobre a marca chinesa que estreia em setembro

Conheça os dois modelos elétricos que serão lançados nos próximos meses, o SUV compacto chamado "X" e o sedã premium conhecido como "001"

8 jul 2024 - 12h36
(atualizado às 12h41)
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Resumo
Imagine dois supercarros elétricos, extremamente rápidos e seguros, de uma marca nova, mas que tem a poderosa Geely, dona da Volvo, por trás do lançamento. Assim será a investida da Zeekr no Brasil

Mais uma marca chinesa de carros elétricos tem data para estrear no Brasil. Depois da Neta Auto, a Zeekr anunciou esta semana planos de expansão mundial que inclui sua introdução no mercado brasileiro.

A Zeekr é uma marca nova, inaugurada em 2021, que nasceu totalmente elétrica e que pertente ao Grupo Geely - portanto não há produto ou qualquer plano de vendas da empresa no mercado de carros com motor a combustão.

Inicialmente, a marca estreia daqui a dois meses, em setembro, com dois modelos: um SUV compacto que se chama "X" e um sedã premium grande conhecido como "001". Ambos surgem por aqui no mês citado, mas só devem começar a ser entregues entre novembro e dezembro.

De acordo com os dados revelados pela Zeekr, a ideia é ter 10 pontos de vendas iniciais, em capitais e mercados estratégicos brasileiros.

Diferentemente de BYD e GWM, que têm perfil mais generalista, a Zeekr pretende conquistar clientes de carros do mercado de luxo, portanto compradores de Audi, BMW, Porsche, Mercedes-Benz e até da Volvo, outra marca que pertence ao Grupo Geely.

Zeekr X é um SUV que promete "fazer barulho" no mercado brasileiro
Zeekr X é um SUV que promete "fazer barulho" no mercado brasileiro
Foto: Canaltech

Como é o Zeekr X

O Zeekr X é um SUV compacto com porte de um Volvo EX30. Ele custa 179 mil yuans na China - cerca de R$ 134.750 em conversão direta - e, por aqui, chegaria justamente para disputar clientes dessa faixa de mercado, de carros elétricos com preços entre R$ 230 mil e R$ 300 mil.

Apesar de compacto, tem 4,45 m de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Usa o mesmo conjunto elétrico do Volvo EX30, um trem-de-força que pode ter 272 cv e 39,2 kgf.m de torque na versão com tração traseira (que tem 560 km de alcance no ciclo CLTC chinês); e 428 cv e 55,4 kgf.m na configuração com motor duplo e tração integral, que tem autonomia para 512 km (CLTC).

A bateria do X tem 66 kWh nas duas versões. O SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos na configuração de entrada, com um motor; e em incríveis 3,7 segundos na mais forte.

Zeekr 001 preza pelo luxo e já está em testes no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Zeekr 001 preza pelo luxo e já está em testes no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

Como é o Zeekr 001

Já o Zeekr 001 é um sedã premium, com porte de Porsche Panamera, mas com conjunto 100% elétrico como um Taycan. Na China, ele custa 329 mil yuans, o equivalente a R$ 247.700 na conversão.

Ele foi o primeiro carro apresentado pela marca, em setembro de 2020 - portanto antes da estreia oficial da empresa - com o nome de Lynk Zero Concept.

O sedã é grande: tem 4,97 m de comprimento e quase 3 metros de entre-eixos. Pelo porte poderoso, ele pode servir até de fonte de energia para outro carro elétrico.

Lá fora, ele tem dois tamanhos de bateria e duas configurações de motorização: uma bateria de 95 kWh, que rende 675 quilômetros de autonomia no ciclo chinês CLTC; e uma de 100 kWh, que pode resultar em um alcance de até 750 km no mesmo ciclo de medição, mas dependendo do tipo de tração.

Na configuração com tração traseira chamada RWD, o motor posicionado no eixo traseiro pode entregar até 422 cv. Nessa variante, o 001 pode arrancar de 0 a 100 km/h em 3,8 s - a mesma aceleração de um BYD Seal.

Na configuração chamada AWD de tração integral, são dois motores: um de 422 cv no eixo traseiro e um de 367 cv no eixo dianteiro. A potência total combinada é de 794 cv. Com esse poder, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.

A velocidade máxima do 001 é sempre de 200 km/h, limitada eletronicamente.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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