Volkswagen vai lançar três novos carros no 2º semestre no Brasil; veja os detalhes
Esportivos Golf GTI e Jetta GLI chegam no fim de ano, e Taos renovado pode fechar a trinca de novidades
A Volkswagen anunciou que lançará mais três modelos no mercado brasileiro ainda em 2025. Dois deles já estão confirmados: o Jetta GLI reestilizado e a volta do Golf GTI. O terceiro nome não foi revelado oficialmente, mas tudo indica que será o Taos atualizado. Todos chegam no segundo semestre, sendo que os dois esportivos devem estrear juntos no último trimestre do ano.
Golf GTI 8,5: o retorno do hatch médio ao Brasil
A oitava geração do Golf GTI marca seu retorno ao Brasil em um momento de renovado interesse por hatches médios esportivos. Para enfrentar rivais como o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla, o GTI aposta em um conjunto já conhecido: motor 2.0 turbo EA888 com 265 cv e 41,5 mkgf, acoplado ao câmbio DSG de sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos.
Entre os destaques estão os faróis IQ Light Matrix, lanternas com efeito 3D, rodas aro 19 e detalhes aerodinâmicos na carroceria. O interior traz central multimídia MIB4 de 12,9", comandos por voz com integração ao ChatGPT, quadro de instrumentos digital e opção de bancos com tecido xadrez.
Embora sem preço oficial, o modelo deve chegar por menos de R$ 400 mil, para se posicionar abaixo dos rivais japoneses.
Novo Jetta GLI tem visual renovado e motor conhecido
O sedã esportivo passou por um facelift de meia-vida e mantém o motor 2.0 TSI de 231 cv e 35,7 mkgf, aliado à transmissão DSG de sete marchas com dupla embreagem e banho de óleo. A versão com câmbio manual, disponível nos EUA, não será oferecida por aqui.
Visualmente, o modelo traz novo aplique na cor da carroceria sobre a grade, faróis de LED redesenhados e detalhes vermelhos na parte inferior do para-choque. A traseira recebe novo friso com a sigla GLI que interliga as lanternas, além de manter as duas saídas de escape.
Ainda não oficialmente confirmado, o novo Taos deve ser o terceiro lançamento da marca. O SUV médio passará por mudanças visuais e mecânicas, mantendo o motor 1.4 TSI flex de até 150 cv e 25,5 mkgf. A grande novidade será o câmbio automático de oito marchas (AQ300), substituindo o atual de seis velocidades.
Na parte externa, o modelo terá faróis mais estreitos, nova grade e para-choque redesenhado com tomadas de ar ampliadas. Atrás, as lanternas serão interligadas por uma barra luminosa com acabamento preto brilhante, seguindo o estilo do T-Cross. As rodas poderão variar entre 17 e 19 polegadas.
O interior será atualizado com novos materiais, painel redesenhado, central VW Play Connect de 10", ar-condicionado digital e maior isolamento acústico.
Atualmente, o Taos é vendido nas versões Comfortline, por R$ 206.990, e Highline, por R$ 231.990. O modelo 2025 continuará vindo do México e deverá ter preços mais altos que os praticados atualmente.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!