PUBLICIDADE

Toyota vai ampliar fábrica de Sorocaba com o Yaris Cross

Montadora anunciou a construção do projeto "Sorocaba 2" para dobrar a capacidade de produção; Toyota prepara lançamento do SUV Yaris Cross

7 jun 2024 - 18h01
Compartilhar
Exibir comentários

Os planos da Toyota no Brasil estão ganhando força após o anúncio de R$ 11 bilhões em investimentos no país. Aliás, recentemente a marca bateu a marca de 100 mil veículos híbridos. Agora, a montadora disse que a fábrica em Sorocaba (SP) receberá investimentos para dobrar sua capacidade de produção.

O presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, afirmou que a empresa já está trabalhando no projeto intitulado "Sorocaba 2". O projeto, inclusive, receberá o aporte de cerca de R$ 5 bilhões para dobrar a capacidade de 175 mil unidades/ano.

Assim, a previsão é de que a nova planta fique pronta em 2026. Além disso, a Toyota planeja utilizar esta nova operação para montar baterias de veículos híbridos.

A decisão surge após a marca ter transferido a produção do Corolla sedã para a fábrica já existente em Sorocaba. Lá já são feitos Corolla Cross, Yaris (hatch e sedã) e Etios (somente para exportação).

Desta forma, a montadora anunciou o fechamento da unidade de Indaiatuba após 26 anos, já que não fazia sentido mantê-la apenas para a produção de um só modelo. Enquanto isso, o Yaris Cross também deve ganhar produção em Sorocaba.

Yaris Cross, que será feito no Brasil, está com entregas suspensas no Japão (Imagem: Divulgação/Toyota)
Yaris Cross, que será feito no Brasil, está com entregas suspensas no Japão (Imagem: Divulgação/Toyota)
Foto: Canaltech

Neta Auto pode comprar a fábrica

A Neta Auto confirmou o lançamento de três carros no Brasil ainda em 2024. A montadora chinesa estreia no 2º semestre e já afirmou que terá uma fábrica por aqui. Inclusive, esta vai operar em CKD, ou seja, quando as peças chegam prontas e o carro é apenas montado.

Para agilizar o processo, executivos afirmaram que estão em busca de locais para a construção ou mesmo fábricas prontas que possam arrematar.

Cabe ressaltar que foi isso o que aconteceu com a BYD, que comprou a fábrica da Ford na Bahia; e com a GWM, que aproveitou a planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Desta forma, a Neta parece estar de olho na fábrica da Toyota em Indaiatuba, conforme dito pelo Terra. De toda forma, ter uma fábrica no Brasil será essencial para a estratégia da chinesa - afinal, o plano da montadora é fazer uma ofensiva em vários mercados da América do Sul.

Toyota prepara lançamento do Yaris Cross

Com a transferência dos modelos de Indaiatuba para a fábrica de Sorocaba, é provável que o Yaris Cross seja feito por lá.

Ele será o novo modelo híbrido flex da montadora e deve chegar com motor 1.5 flex, de quatro cilindros e 16 válvulas - desse modo, será um versão atualizada do já existente Yaris. Segundo a marca, a meta é aumentar em 12% sua participação de mercado na América Latina só com o lançamento do suvinho.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade