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Jeep aposta no Renegade e investe R$ 150 mi em lojas no País

Na contramão do mercado, empresa aposta no aumento de vendas no segmento de SUVs

18 mar 2015 - 12h12
(atualizado às 12h30)
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<p>Jeep aposta no sucesso de vendas do Renegade</p>
Jeep aposta no sucesso de vendas do Renegade
Foto: Fiat Chrysler / Divulgação

Na contramão da situação atual do mercado de automóveis no Brasil, que recuou 28% em fevereiro ante o ano imediatamente anterior, a Jeep anunciou a abertura de 75 concessionárias no País, totalizando um investimento de cerca de R$ 150 milhões. Em evento realizado para a imprensa nesta quarta-feira, a marca mostra que aposta na chegada do Renegade, que será lançado na próxima semana, e espera crescimento no segmento, apesar da situação atual do País.

Sérgio Ferreira, diretor geral da Chrysler Brasil e diretor da marca Jeep para América Latina, afirma que o Brasil é o segundo maior mercado da Fiat Chrysler - dona da marca Jeep -, no mundo, o que justifica o investimento. “Falamos que a Jeep está na contramão da crise. A empresa se prepara para um crescimento forte neste ano no Brasil e na América Latina”, disse.

Já andamos com o novo Jeep Renegade nos Estados Unidos:

De acordo com a Jeep, no total serão 120 pontos de vendas, contando os 45 já existentes, e todos estarão em pleno funcionamento a partir do dia 10 de abril. A expectativa da marca é estar com 200 concessionárias abertas no Brasil até dezembro deste ano.

Segundo Ferreira, 10 lojas abriram as portas em janeiro deste ano, outras 34 em fevereiro e 31 em março. Cada loja emprega em média 20 funcionários, gerando aproximadamente 1.500 empregos. A empresa ainda trouxe uma novidade ao Brasil, sendo o primeiro País a ter uma loja exclusiva da Jeep, na cidade de Chapecó, (SC).

“Abrimos em Chapecó a primeira loja 100% Jeep no mundo. Não temos isso nem na Europa, nem nos Estados Unidos, nossos maiores mercados. Com dois meses de operação, a região de Chapecó já se tornou o local com o maior número de vendas da Jeep no País. Isso não é coincidência”, afirmou Ferreira.

Primeiro Renegade sai da linha de produção da fábrica da Jeep em Pernambuco
Primeiro Renegade sai da linha de produção da fábrica da Jeep em Pernambuco
Foto: Fiat Chrysler / Divulgação

A aposta da marca é no mercado de SUVs. De acordo com dados divulgados pela Jeep, na média dos dez maiores segmentos de veículos no País, os SUVs representam apenas 9% das vendas - para comparação, a média mundial é de 18%. “Temos espaço e um longo caminho para percorrer”, ressalta Sérgio Ferreira.

Sobre as condições atuais do mercado nacional, o diretor se mostrou otimista. “Acreditamos no início de uma recuperação moderada no segundo trimestres deste ano e em uma recuperação forte a partir do segundo semestre”, disse. “Falando exclusivamente do segmento (SUVs compactos), ele tende a crescer entre 40 e 50% nesse ano”, completou. A Jeep comercializou 3.330 veículos importados em 2014 e espera vender 5 mil unidades neste ano. A expectativa de vendas do Renegade não foi divulgada.

Jeep Renegade

Primeiro veículo a ser produzido na fábrica da Jeep em Goiânia, Pernambuco, o Renegade chegará às concessionárias da marca no próximo mês. Segundo Ferreira, o SUV começa a ser faturado no dia 1º de abril e já estará disponível para o consumidor no dia 10.

O carro terá duas opções de motor no Brasil: o 1.8 E-torque flex de 132 cavalos de potência e 18,9 Kgfm de torque com etanol (que já equipa modelos da Fiat no Brasil ), e o 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 35 Kgfm de torque. Para acompanhar, contará com três opções de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de seis ou nove velocidades.

Foto: Fiat Chrysler / Divulgação

A empresa está empolgada com o carro, que deve custar a partir de R$ 65 mil na versão 4X2 (a montadora não confirma o valor). Segundo dados da Jeep, a média de clientes interessados no Renegade (que entraram no site e demonstraram interesse na compra) era de 50 por dia em dezembro, passando para 260 por dia em fevereiro. No total, mais de 20 mil clientes já "pediram" o carro em três meses.

A montadora espera superar as vendas de concorrentes como Ford Ecosport, Renault Duster e do recém lançado HR-V. Para isso, terá de vender pelo menos 50 mil unidades, já que o Ecosport fechou 2014 com 54.236 emplacamentos. "Seja qual for o número do Ecosport nós vamos bater", garantiu Ferreira.

De acordo com a Jeep, a fábrica de Pernambuco terá 80% de índice de nacionalização das peças. A única fábrica da Jeep na América Latina será capaz de produzir até 250 mil veículos por ano. Até 2018, a empresa espera ter oito fábricas no mundo, sendo quatro nos Estados Unidos, uma na Índia e uma na China, além da que já está funcionando no Brasil.

Fonte: Terra
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