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Governo e setor privado anunciam R$ 1,6 tri por mobilidade

Presidente Lula, Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (Cidades) e empresários revelam alguns dos projetos até 2029

1 nov 2024 - 16h33
(atualizado às 17h48)
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Resumo
Entre outras áreas, meta do Governo é ter ao menos 3% dos veículos eletrificados brasileiros circulando com baterias nacionais até 2026 e, quem sabe, chegar a 33% em 2033

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (Cidades), além de diversos empresários, anunciaram esta semana investimentos de R$ 1,6 trilhão em projetos ligados à Missão 3 Nova Indústria Brasil (NIB), previstos até 2029.

Lançada em janeiro deste ano, a NIB é uma política industrial que visa impulsionar o desenvolvimento nacional até 2033, baseada em elementos como sustentabilidade e inovação. Do total de R$ 1,6 trilhão, 75% serão provenientes da iniciativa privada. O objetivo da Missão 3 é melhorar a qualidade de vida nas cidades, integrando mobilidade sustentável, moradia, infraestrutura e saneamento básico.

"Esse volume expressivo de investimentos demonstra o acerto do foco da Nova Indústria Brasil que, neste caso, fortalecerá a infraestrutura e a mobilidade no país, trazendo bem-estar para os cidadãos ao mesmo tempo que incentiva uma indústria inovadora", afirma Geraldo Alckmin.

"A parceria entre setor público e privado é essencial para transformar nossas cidades, com projetos que trazem desenvolvimento econômico e qualidade de vida para milhões de brasileiros", complementa.

Entre os anúncios, a WEG, empresa brasileira de tecnologia, informou que dará início a um ciclo de investimentos para fazer baterias em larga escala no Brasil, com aporte inicial de R$ 1,8 bilhão. Assim, a empresa soma-se a outras que já operam no país com essa perspectiva, como a BorgWarner, que desenvolve baterias para ônibus elétricos em Piracicaba (SP).

Como lembrou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, o Brasil tem grande reserva de lítio e outros minerais usados na fabricação de baterias, mas a quase totalidade da extração desses minérios hoje é exportada para a produção fora do país.

"Nosso objetivo é mudar isso. Até porque baterias fabricadas aqui, com nossas fontes de energia renováveis, serão muito mais sustentáveis do que as produzidas em países que ainda usam o carvão em larga escala como matriz energética”, destaca Moreira.

O desenvolvimento da cadeia produtiva de baterias está entre as prioridades da Missão 3 da NIB.

A meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) é, até 2026, ter ao menos 3% dos veículos eletrificados brasileiros circulando com baterias nacionais. O objetivo é chegar a 33% até 2033.

Foto: Eduka.AI
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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