O que é ser moderno?

O Mac OS 8 não é o Rhapsody. Ele não possui as famosas características de "um sistema operacional moderno", como multitarefa preemptiva, memória protegida e multiprocessamento simétrico. Isso a gente só vai ver no ano que vem, quando a Apple lançar o sistema operacional baseado no software que comprou da NeXT.

O Mac OS nunca vai ter essas características, porque para isso seria preciso reescrever o sistema, o que o tornaria incompatível com os programas atuais. Foi o que a Apple tentou fazer com o Copland e não conseguiu.

Com o Mac OS 8, a Apple conseguiu modernizar o sistema operacional até os limites do possível. Mapeou os erros de Tipo 11, ampliou a capacidade do Finder de fazer várias coisas ao mesmo tempo e melhorou o gerenciamento de memória dos aplicativos.

Na prática, isso significa que o Mac OS está mais estável e mais rápido. Não tem multitarefa preemptiva, mas e daí? Seu principal concorrente, o Windows 95, tem, mas não tira total proveito dela. Enquanto existirem programas de 16 bits no PC, o Windows 95 ainda corre o risco de travar por culpa de um aplicativo mal-comportado.

Mas aí vem seu amigo pecezista e diz: "ah, o problema do Mac é que ele não é multitarefa", e asneiras do gênero. Bom, para tentar resolver esse problema, vamos tentar explicar alguns conceitos.

Multitarefa (multitasking)

Capacidade de executar vários programas ao mesmo tempo. Isso o Mac faz há uns dez anos. Só que ele utiliza um sistema chamado multitarefa cooperativa, onde cada programa pega um pedaço da memória RAM pra trabalhar e devolve quando termina o trabalho.

Só que, de vez em quando, pode dar a louca em um programa e ele não querer devolver a memória que pegou, ou querer comer um pedaço da memória do programa vizinho. Geralmente isso acaba em confusão, Quits forçados e Restarts.

Isso não acontece em um sistema operacional multitarefa preemptivo, como o Unix, o futuro Rhapsody e (em tese) o Windows NT. O sistema não trava porque as tarefas do sistema têm prioridade sobre as tarefas dos aplicativos e nunca ficam esperando pela conclusão dessas tarefas. Se um aplicativo trava, as tarefas do sistema nada sofrem com isso.

Multithreading

Mais uma coisa que o Mac tem faz tempo. Desde o System 7.1 existe uma extensão chamada Thread Manager, que permite que qualquer programa faça várias coisas ao mesmo tempo. É ela que permite ao WebStar, servidor de Web da StarNine, aceitar várias requisições de visitantes que estejam acessando uma página de Web colocada em um servidor Macintosh.

A Apple deu um passo importante com o Mac OS 8, incorporando o multithreading ao Finder. Agora é possível fazer várias cópias de arquivo ao mesmo tempo e deixar as cópias rolando enquanto você trabalha em um programa, sem que o cursor pareça estar com Mal de Parkinson. Entretanto, algumas funções, como formatar disquetes, ainda tomam o controle total do sistema.

Memória protegida

Função ligada ao conceito de multitarefa preemptiva. O sistema monitora a utilização que cada aplicativo faz da memória, impedindo que um programa tente acessar e corromper a área de memoria do outro.

Tudo isso de bom em seu Mac, só no ano que vem, com o lançamento do Rhapsody. Ou então, você pode usar os sistemas "alternativos" que existem hoje para Macintosh, que já possuem essas características: o Be OS e o MKLinux. Mas para estes não há Photoshop ou Quark; portanto, vamos de Mac OS 8. Com certeza pouca gente vai reclamar de um sistema mais rápido e mais estável, só porque ele não é "moderno".

  • Um OS para cada Mac

  • Por que não fizeram isso antes

  • Por dentro do System Folder

  • O Mac OS através das História


  • Índice de matérias

  • Volta para a capa