Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Especial

DVD+R: mais moderninho
ALEXANDRE MANDL

ÍNDICE
» Início
» Considerações sobre DVD-R
» DVD+R: mais moderninho
» O que é RW?
» Tipos de gravadores
O DVD-R indica que já é o mais utilizado pelo mercado, mas existem controvérsias. Não só na questão técnica, como também nos índices de utilização. A DVD+RW Alliance se mexe para ameaçar o domínio do formato arqui-rival. Dell, HP, Mitsubishi, Philips, Sony e Yamaha arregaçam as mangas para tal tarefa.

A principal dificuldade de quem vende os gravadores da tecnologia é a questão da compatibilidade. Muito embora a aliança das companhias mostre índices de até 90% nos atuais leitores do mercado, as produtoras de DVD contam outra história. É unânime, agências de publicidade e de vídeo não utilizam a alternativa +R.

Mesmo assim, as fabricantes do grupo +RW reafirmam a soberania do seu padrão. "O +RW é formado pela indústria eletrônica, desenvolvemos um padrão mais abrangente ao usuário", reafirma Mity Kato, gerente de produtos da Dell sobre DVD+RW. "O -RW é formado por um subgrupo da indústria", adiciona Kato.

É o que confirma Alfredo Gallinucci, gerente de desenvolvimento da MicroService. Na visão do profissional, a estratégia da HP e Philips pode virar o mercado. "Veja bem, a Philips e a HP são gigantes, uma na área de consumo de vídeo e outra na de informática e isso é fundamental", lembra Gallinuci.

Se o -RW é um subgrupo ou não, do lado técnico, a alternativa do símbolo + começa a dar sinais que realmente pode inverter o jogo em termos de supremacia tecnológica. Logo de cara, a aliança conseguiu desenvolver gravadores que preenchem um DVD inteiro em menos de 15 minutos. Somente agora os gravadores -RW chegam a essa velocidade.

Vale lembrar também que é a opção que consegue chegar mais perto da harmonia entre áudio e vídeo no DVD. "O disco +RW, quando aceito, roda mais rápido no computador e quando é colocado no leitor comum, o de casa, o vídeo também fica melhor", confirma Alfredo.

Um fato significativo que pode virar o jogo para a DVD+RW Alliance é um suposto apoio da Microsoft. Se o Windows XP, por exemplo, definitivamente der suporte ao +RW, muitos usuários vão pensar duas vezes antes de comprar qualquer produto -RW. A possibilidade não passa, no entanto, de rumor não-confirmado.

<<< Anterior | Início | Próxima >>>

Volta para a capa | Volta para Especial




 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade