O faroeste da gravação de DVD
ALEXANDRE MANDL
Imagine você, depois de meses de uma dura economia, vai até uma loja e compra o seu primeiro gravador de DVD. A primeira imagem que lhe vem à cabeça é começar a distribuir filmes para os amigos e fazer back-ups de arquivos monstruosos de uma vez só. Esqueça tudo isso.
A gravação de DVD implica numa série de questões que podem muito bem tirar o seu cavalinho da chuva. O principal problema é a incompatibilidade entre os dois formatos existentes atualmente, o DVD Forum (DVD-R) e o da DVD+RW Alliance (DVD+R). Logo depois vem a qualidade e preço das mÃdias para a gravação. Por último, vem com o complicado impasse do que fazer com os leitores domésticos que foram fabricados antes de 2000/01. Aparelhos antigos não lêem produtos gravados fora das grandes produtoras como VÃdeo Lar e Universal Music Group.
Toda essa confusão só traz problemas para uma única parte, o usuário final. Sem resolver todas essas questões fica praticamente impossÃvel produzir um DVD confiável, ou seja, alguma mÃdia que funcione em todos os leitores vendidos atualmente.
A briga entre o DVD Forum e a DVD+RW Alliance está apenas em fase de aquecimento. Vai vencer no final quem conseguir fechar a equação preço e confiabilidade. Por hora, apenas o primeiro grupo pode se vangloriar de ter mais gravadores vendidos. Só que ninguém pode prever o futuro e a inversão do quadro é perfeitamente possÃvel.
<<< Anterior | InÃcio | Próxima >>>
Volta para a capa | Volta para Especial
|