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CURSO BÁSICO E INTERMEDIÁRIO DE FLASH 4

Este primeiro exemplo é bastante simples, ideal para você que esta começando agora com o Flash, como você pode ver abaixo ele movimenta uma bolinha de um lado para outro.


O primeiro passo é abrir o Macromedia Flash 4, e iniciar um novo arquivo (File/New ou Ctrl+N), logo em seguida clique no menu Modify/Movie (Ctrl+M). No ítem dimensions defina da seguinte forma: width=450 e height=70 e de OK, isto fará com que o arquivo tenha 450 pixels de comprimento por 70 de altura (Obs. Tente ir gravando definições como estas para um andamento mais rápido dos tutoriais, aconselhamos que ao final dos exemplos, teste algumas outras opções dos ítens que forem passados para um melhor aproveitamento).

Usando a ferramenta Oval () desenhe um circulo no início da áera imprimível (esta com o fundo branco que você definiu 450 x 70), logo em seguida pegue o botão Arrow () e clique sobre a imagem que você definiu, agora com o circulo selecionado você pode usar a ferramenta Paint Bucket () para definir uma cor qualquer para seu circulo, bastando escolher uma cor e clicar sobre a imagem selecionada (circulo).

Vamos criar a primeira animação agora, clique com o botão direito do mouse sobre a Frame 15 conforme indicado na figura abaixo, e escolha o ítem insert keyframe (F6):


Você pode não ter percebido mas tudo que você tinha criado até o momento presente esta na frame 1 e agora foi criada uma cópia de tudo que tinha lá na frame 15, faça o seguinte arraste a bolinha da frame 15 até o fim da área imprimível, agora clique na frame 1 novamente e veja que a imagem original continua no início da área imprível. O que será feito agora é um comando de movimento entre a frame 1 e a frame 15, para isso clique 2 vezes em uma das frames que estão entre a 1 e a 15. Tente a 10, por exemplo, pois neste caso tanto faz.

Ao se clicar 2 vezes na frame 10 (ou qualquer outra entre 2 e 14) abre-se uma janela que você deve deixar as configurações idênticas as da imagem abaixo:

Depois de definida clique em OK, agora clique com o botão direito na frame 30, escolha a opção insert keyframe, mova a bolinha que foi criada na Frame 30 ao início da área imprimível, clique 2 vezes em uma das frames entre a 16 e a 29 e defina as mesmas propriedades, conforme indicado na imagem ao lado.

Agora sua animação já esta quase pronta, da frame 1 até a 15 a bolinha corre da esquerda para direita, e da frame 16 à 30 ela corre da direita para esquerda. Do modo que está a imagem vai e volta apenas uma vez para dar movimentos infinitos basta definir que quando a animação chegar a frame 30 que é a última retornar a frame 1, para isso clique 2 vezes na frame 30, clique na guia Actions, logo depois pegue o botao com sinal de mais (+) e escolha a opção Go To, o restante defina igual a imagem abaixo e de OK:



Pronto, feito isso a animação esta pronta, você pode salvá-la com o nome de bola, automaticamente o flash atribuirá uma extansão .fla, que é a padrão, agora caso você queria colocar essa animação em uma página HTML, você pode pressionar a tecla F12 que o flash automaticamente ira gerar dois arquivos com o nome de bola.html e um arquivo bola.swf, em seguida seu broswer padrão é aberto com animação sendo exibida, agora é só mandar para a Internet os arquivos bola.html e o bola.swf que sua animação poderá ser vista por qualquer um. Obs: O arquivo bola.fla não deve ser enviado, ele é apenas o código fonte de sua animação. Caso você queria testar sua animação sem ser pelo broswer você pode ir em Control/TestMovie (Ctrl+M).

Se você conseguiu chegar até aqui parabéns.

» Lição 2 - Giro »

BÁSICO
Introdução

Lição 1 Bola

Lição 2 Giro

Lição 3 Angular

Lição 4 GetUrl

Lição 5 Botão

Lição 6 Movie

Lição 7 Tell Target

Lição 8 Layers

INTERMEDIÁRIO
If frame is...

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