PLAYLIST
Alberto Alerigi Jr.
É bom começar a organizar a festa com uma certa antecedência, já que você vai precisar de pelo menos 200 MB de música por hora. Se você já tem uma coleção de CDs, converta-os para MP3 (qualquer programa encoder faz isso, mas nós recomendamos o AudioCatalyst 2.0 ou o MusicMatch JukeBox, que está na versão 4.3), e vá ajeitando a ordem delas na playlist do Winamp. Uma boa idéia é fazer várias playlists, separadas por estilo. Lembre-se de pegar e fazer as MP3 com um bitrate de, no mínimo, 128 kbps, para conseguir músicas com qualidade próxima à de CD.
Outra boa dica para conseguir MP3 é com o programa Napster, que, ao contrário do AudioCatalyst e do MusicMatch, é gratuito. Ele permite o download de músicas de outros usuários que estejam conectados à Internet. Basta usar o mecanismo de pesquisa embutido e buscar por banda ou por título da canção. O porém é que a transferência direta é mais lenta do que um download convencional, dependendo de quem você for pegar o MP3.
Instalação das caixas
O ideal é dispor de pelo menos quatro caixas acústicas, para colocar uma em cada canto da sala (a colocação das caixas nos cantos reforça os graves). Posicione-as em lugares altos da sala, para que o som se distribua de melhor forma sobre os convidados. Elas podem ser as do seu aparelho de som ou conseguidas com amigos. Para ligar as caixas ao micro, é preciso um receiver ou amplificador. É neste que a saída de áudio (line out) do micro deve ser plugada. Se for usar um amplificador de potência, é coloque um ventilador do lado dele e do micro para eles não derreterem com o calor.
Você vai perceber que vai precisar arrumar extensões para os cabos das caixas de som (para arranjar os fios extras, vá até uma boa casa de eletrônicos). Eles não devem ficar soltos pelo chão; devem ser presos ao rodapé, com silver tape ou outra fita adesiva poderosa o bastante para manter os cabos unidos e longe de tropeções desastrados.

» Fase final »