Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Computerworld

Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Os segredos do software secreto de Bin Laden

Segunda, 29 de outubro de 2001, 18h45
Na semana passada, foi publicada a notícia de que um ex-agente do FBI, Robert Hanssen, afirmava que um software secreto, o Promis, havia caído nas mãos de Osama Bin Laden. Devido ao retorno de muitos leitores que escreveram solicitando informações sobre este programa, publica-se agora uma série de reportagens sobre o Promis e suas alegadas e impressionantes capacidades de rastrear pessoas, efetuar operações de transferência e lavagem de dinheiro, e muito mais.

Desde os atentados do dia 11 de setembro, várias hipóteses foram apresentadas para explicar como um bando de terroristas conseguiu passar despercebido da nação mais desenvolvida tecnologicamente do planeta, e destruir o World Trade Center e uma parte do Pentágono, o centro militar dos Estados Unidos. Algumas dessas hipóteses são tão estapafúrdias que parecem apenas servir de desculpa para a criação de leis restritivas às liberdades civis e para a elaboração de um sistema de vigilância das comunicações. Entre estas, está a afirmação, estampada em manchetes de vários jornais, de que os terroristas usaram a Internet para se comunicar (quem não usou?).

De todas as suposições, o uso do Promis parece ser o que está mais perto da realidade. O software traz um passado repleto de episódios mal explicados, em que se misturam acusações de roubo contra o Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA, espionagem internacional e mortes misteriosas.

O escândalo do roubo do software virou uma briga judicial de muitos anos entre a Inslaw — empresa que criou o Promis — e o DoJ, que também teria distribuído o programa para agências de inteligência americanas e de muitos outros países, incluindo o Brasil. Esse caso era tão obscuro — e provavelmente havia motivos graves para que não fosse desvendado — que um jornalista americano que o investigava, Daniel Casolaro, morreu em circunstâncias suspeitas, e o material contendo suas pesquisas desapareceu misteriosamente. Acredita-se ainda que pelo menos outras cinco pessoas tenham morrido devido a esse escândalo.

Leia mais
A morte do jornalista que investigava o Promis
Como o Promis é usado para espionar outros países
A luta entre a Inslaw e o Departamento de Justiça dos EUA
O que é o Promis?
Bin Laden usa software secreto para rastrear adversários

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade