PUBLICIDADE

World of Warships: saiba como ganhar mais créditos e XP

Entenda quais ações, navios e danos maximizam as recompensas para aprimorar e personalizar sua frota

9 jul 2021 14h44
ver comentários
Publicidade
World of Warships
World of Warships
Foto: Wargaming / Divulgação

World of Warships, jogo de combate naval online e gratuito da Wargaming, possui diversos conteúdos desbloqueáveis, que variam de navios a itens cosméticos. Para adquirir novas embarcações, personalizá-las e aprimorá-las para as próximas batalhas, é importante obter e gerenciar dois recursos fundamentais: créditos e experiência (XP).

Enquanto os créditos permitem desbloquear os ramos tecnológicos dos navios, comprar itens consumíveis, módulos, fazer upgrades, realizar treinamento de comandantes e restaurar o navio após cada batalha, a XP serve para evoluir o nível da sua frota. Neste texto, iremos abordar algumas formas inteligentes para ‘farmar’ tais moedas mais rapidamente durante uma batalha.

Antes de partir para as dicas, é importante esclarecer que, em relação à XP, existe a experiência básica, obtida pelos navios em batalha; a experiência livre, compartilhada entre todos os navios, comandantes e upgrades; a experiência do comandante, utilizada para aprimorar os comandantes dos navios; e a experiência de elite, obtida ao desbloquear todos os avanços tecnológicos de um navio e que pode só pode ser convertida em experiência livre.

Já os créditos podem ser adquiridos ao concluir campanhas, missões especiais, abrindo contêineres, comprando-os por meio da moeda premium (dobrões) e com dinheiro real ou simplesmente jogando, após as batalhas. No entanto, resultados melhores em combate proporcionam mais créditos. 

Ações que maximizam ganhos de XP e créditos

Em World of Warships, ao realizar diferentes ações na batalha, os jogadores recebem créditos e XP de base em sua conta virtual. As recompensas se dão ao danificar navios inimigos; descobrir ou destruir navios ou aeronaves inimigas; e ao capturar, defender ou impedir a captura de bases ou áreas-chave do mapa.

Uma área chave capturada equivale a 2/3 de um navio completamente destruído em termos de XP e 1/3 em termos de créditos. Se vários navios da sua equipe capturarem uma área, a recompensa dependerá da porcentagem de sua contribuição. O mesmo princípio se aplica à defesa de áreas ou bases estratégicas, cuja recompensa por bloquear a captura depende diretamente de sua duração.

Uma área capturada equivale a 2/3 de um navio destruído em termos de XP e 1/3 em termos de créditos.
Uma área capturada equivale a 2/3 de um navio destruído em termos de XP e 1/3 em termos de créditos.
Foto: World of Warships / Divulgação

Dano potencial e como isso afeta seus ganhos

XP e créditos também são concedidos ao receber ou bloquear danos, bem como danos potenciais — soma do dano máximo de qualquer projétil, bomba ou torpedo que o atingiu ou o dano que poderia ter infligido caso o disparo passe em um raio de até 700m ao redor de seu navio. Nesse caso, é importante controlar a direção do navio para desviar de ataques que percorrem de longe, para que passem de ‘raspão’ e aumentem sua recompensa.

Ao mesmo tempo, a quantidade de dano que você causa a um navio específico não é tão importante quanto a porcentagem de toda a reserva de HP que o dano representa. Por exemplo: se você causar 90% de dano ao Shimakaze e 90% ao Montana, receberá a mesma quantidade de XP e créditos em ambos os casos.

Já destruir um inimigo traz aproximadamente a mesma quantidade de XP recebida ao causar 1/10 de dano ao HP de um navio. Afundar o oponente também concede o mesmo valor de créditos obtidos ao causar 1/4 de dano ao HP dele.

Afundar um navio traz a mesma quantidade de XP recebida ao causar 1/10 de dano e a mesma em créditos ao causar 1/4 de dano
Afundar um navio traz a mesma quantidade de XP recebida ao causar 1/10 de dano e a mesma em créditos ao causar 1/4 de dano
Foto: World of Warships / Divulgação

O nível do navio que você danificou também desempenha um papel considerável nos créditos e na experiência adquirida. Portanto, se um North Carolina, de nível VIII, causar 30.000 de dano a um Yamato, de nível X, ele receberá experiência mais significativa comparada à mesma quantidade de dano causado a um Fuso, de nível VI, por exemplo.

Além da aplicação de danos ou destruição completa de navios inimigos, derrotar as aeronaves do oponente é a segunda ação que rende mais créditos e XP no World of Warships. O tipo de aeronave destruída não é levada em consideração, mas o nível do navio de onde elas decolaram sim.

Navios mais ‘lucrativos’ do que outros

Além desses métodos, existem outras maneiras de ganhar XP e créditos em batalha, que dependem do tipo de navio que você joga e como atua com ele. Os encouraçados, por exemplo, são os que mais ganham tais moedas ao causar danos potenciais, seguidos pelos cruzadores, contratorpedeiros e porta-aviões.

Por sua vez, os cruzadores recebem mais XP e créditos ao avistar um navio inimigo, procedidos pelos contratorpedeiros, porta-aviões e encouraçados. Já em relação a danos causados ao detectar os oponentes, os contratorpedeiros recebem mais recompensas, seguidos pelos cruzadores, porta-aviões e encouraçados.

Isso quer dizer que é importante participar ativamente das batalhas para ganhar mais XP e créditos. Você ainda pode utilizar itens como sinalizadores, camuflagens e bandeiras para aumentar o ganho de XP. Explore essas opções, atire, capture áreas-chave, faça um bom reconhecimento do mapa e evite o famoso chumbo cruzado que você receberá uma recompensa merecida por suas ações.

Gratuito para jogar, World of Warships está disponível para Android, iOS, PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade