PUBLICIDADE

World of Warships recebe encouraçado Rio de Janeiro

Conversamos com Gustavo Costa, produtor da comunidade brasileira do jogo, sobre a comunidade e a criação de conteúdos nacionais para o jogo

10 jul 2022 - 22h00
Compartilhar
Exibir comentários
World of Warships recebe novo encouraçado brasileiro
World of Warships recebe novo encouraçado brasileiro
Foto: Divulgação / Wargaming

Wargaming anunciou, durante participação no BIG Festival realizado entre os dias 7 e 10 de julho em São Paulo, que World of Warships receberá a maior adição de conteúdos para o Brasil feita até hoje. Retratando uma variedade de patrimônios históricos e regionais baseados nos anos 40 e 50, o pacote chega em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, no dia 7 de setembro.

O pacote inclui um novo navio do Brasil, o encouraçado “Rio de Janeiro”, de nível V, que também conta com um som de buzina exclusivo e a camuflagem permanente “Cisne Branco”, uma bandeira de colecionador do Brasil e o primeiro porto brasileiro do jogo, que será no Rio de Janeiro.

Além disso, os jogadores terão à disposição uma cadeia de missões de combate especial, divididas em quatro partes, para completarem entre os dias 7 e 17 de setembro. Nela, poderão obter uma bandeira da cidade do Rio de Janeiro e até quatro unidades descartáveis de uma nova camuflagem em mosaico, cujo visual é inspirado no calçadão de Copacabana. 

Segundo Gustavo Costa, produtor da comunidade brasileira de World of Warships com quem o Game On conversou durante o BIG Festival, o maior desafio em trazer conteúdos nacionais é “argumentar que o conteúdo deve ser adicionado ao jogo só por ser uma boa ideia. Adicionar um navio americano traz o interesse de todos os jogadores do mundo, já um navio brasileiro vira interesse de um determinado nicho. É sempre um desafio vender uma ideia de algum lugar que não traz tanto retorno financeiro”, comenta.

Encouraçado Rio de Janeiro com camuflagem baseada no calçadão de Copacabana
Encouraçado Rio de Janeiro com camuflagem baseada no calçadão de Copacabana
Foto: Divulgação / Wargaming

Hoje o Brasil conta com mais de 500 mil jogadores cadastrados em World of Warships, em sua maioria entre 35 e 45 anos e muitos deles ex-veteranos militares. A relação com essa comunidade não poderia ser melhor, e é justamente dela que chegam diversas ideias de conteúdos.

“O primeiro passo é ouvir da comunidade o que ela quer. Nós temos muitos jogadores fãs de história, então eles sempre trazem ideias muito detalhadas. Eu recebo essas ideias e repasso para nosso time de história, que faz uma pesquisa verificando todas as informações e envia aos desenvolvedores. Depois da criação, vem o balanceamento, uma vez que precisamos deixar todos os navios justos para todos os jogadores. Por último, temos os períodos de testes internos e públicos”, explica Gustavo. “Todo esse processo dura pelo menos 16 semanas”, completa.

A Wargaming decidiu investir em conteúdos baseados na América Latina há cerca de dois anos. Embora a desenvolvedora saiba que as condições e o retorno financeiro da região não seja tão bom quanto o do resto do mundo, principalmente quando comparados aos Estados Unidos, ela entende que é melhor ter uma grande base de jogadores ativos que não gastam com o jogo do que ter uma pequena que gasta.

De acordo com o produtor da comunidade, é essa base de jogadores que vem abrindo portas para a chegada de novidades - e outras devem chegar em breve: “Temos mais conteúdos que queremos realizar. São várias ideias que a comunidade quer, então queremos trazer isso o mais rápido possível. O próprio [encouraçado] Rio de Janeiro era um dos mais requisitados, então estamos no caminho certo”, finaliza.

Gratuito para jogar, World of Warships está disponível para PC. O jogo também conta com uma versão para consoles PlayStation 4 e Xbox One, chamada Legends, e uma versão para dispositivos Android e iOS, chamada Blitz.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade