PUBLICIDADE

Você sabia que Pac-Man foi inspirado por uma pizza?

Conheça esta e outras curiosidades sobre o famoso "Come-Come"

9 jul 2021 17h27
ver comentários
Publicidade
Pac Man
Pac Man
Foto: Bandai Namco / Reprodução

Em 1980, e portanto há longínquos 41 anos, um dos game mais famosos da história dos videogame fez sua estréia: Pac Man. Criado por Toru Iwatani, o game era fora da norma da época e fez um sucesso inimaginável, sendo ainda hoje o arcade mais bem sucedido da história.

Então, para comemorar o "dia da pizza", e o personagem de videogame que mais tem a ver com ela, seguem algumas curiosidades sobre o lendário game.

Herói em forma de pizza

Criador de Pac Man se inspirou em uma pizza para criar o personagem
Criador de Pac Man se inspirou em uma pizza para criar o personagem
Foto: Beartai.com / Reprodução

Ao longo dos anos Toru Iwatani contou a história de como uma pizza faltando duas fatias foi uma das grandes inspirações por trás da criação do personagem Pac-Man, mas há mais detalhes por trás da anedota. Desde o início do processo de desenvolvimento do game, Iwatani já tinha pensado em um jogo sobre comida. Além da famosa imagem da pizza, o ideograma japonês de boca, chamado de "kuchi" ("口") tem a forma de um quadrado, que Iwatani arredondou, e na língua japonesa a onomatopéia "paku paku" tem o significado do som que fazemos ao mastigar alguma coisa. Foi da junção dessas peças que Pac-Man, o personagem, foi criado.

Feito para atrair mulheres

Ms Pac Man
Ms Pac Man
Foto: Bandai Namco / Divulgação

gv n Em 1980, quando Pac-Man foi lançado, os games de guerra espacial mandavam no mercado. Space Invaders era rei, e todo na época seguia a fórmula, com uma ou outra alteração. Notando isso na época, Iwatani percebeu que desde aquele momento os videogames tendiam à violência e visavam apenas o público masculino. O japonês então procurava bolar um game que pudesse atender a um público mais amplo, e sobretudo as mulheres. Por esse motivo, como Iwatani confirmou em diversas entrevistas, ele criou um jogo com personagens fofos, com animações engraçadas e sem violência ou armas. Deu certo.

Primeiro game com 'cutscenes'

Cenas animadas em Pac Man
Cenas animadas em Pac Man
Foto: Pac Man / Reprodução

Ainda sobre personagens engraçados, Pac-Man foi um dos primeiros games da história a adicionar ceninhas animadas (cutscenes) entre as fases. Sempre aparecendo como um intervalo animado após alguns estágios em sequência, as ceninhas ajudavam a quebrar a repetição e mostravam Pac-Man e os fantasmas perseguindo uns aos outros no melhor estilo cartoon Hanna-Barbera.

Eu sou o marinheiro Popeye

Segundo Iwatani disse em uma entrevista de 2010, sua inspiração para as "power pellets", as pastilhas especiais que davam a Pac-Man o poder de comer os fantasmas e virar o jogo, veio do personagem Popeye. No desenho animado, o velho marinheiro comia espinafre para ficar super forte e derrotar seu rival Brutus.

Blinky, Pinky, Inky e Clyde

Fantasmas de Pac Man
Fantasmas de Pac Man
Foto: pacman.fandom.com / Reprodução

Os fantasminhas que perseguem Pac-Man em todas as fases acabaram virando personagens quase tão famosos quanto o protagonista do jogo. A base disso está na impressionante inteligência artificial aplicada sobre eles. Em Pac-Man, cada fantasma tinha um comportamento distinto, perseguindo Pac-Man cada um à sua maneira. Essa característica quase os tornava distintos, ainda que fossem a mesma sprite apenas com uma cor diferente para cada um.

Algumas pessoas na internet cogitavam que Pac-Man seria um jogo de terror, afinal o personagem do jogador está preso em um labirinto e é perseguido por fantasmas! Mas segundo o criador do game, Toru Iwatani, não é bem assim: para ele, os fantasmas e Pac-Man são amigos que se divertem correndo atrás uns dos outros, em uma brincadeira de "pega-pega".

Desce redondo

Criador de Pac Man projetava máquinas de pinball
Criador de Pac Man projetava máquinas de pinball
Foto: planetetranscardsjeux.com / Reprodução

Toru Iwatani  nem pensava em videogames quando entrou na Namco, em 1977, três anos antes do lançamento de Pac-Man. Sua paixão sempre foram as máquinas de pinball, os bons e velhos fliperamas. Em uma entrevista de 2020, Iwatani contou que os pinballs sempre lhe cativaram, que ele se divertia tentando prever as reações da bola de metal e apreciava as luzes e adornos presentes nos gabinetes. Curiosamente, seu jogo de maior sucesso envolve um personagem esférico, que quase teve nome de disco.

Puck man

Puckman
Puckman
Foto: Youtube / Reprodução

Assim que o jogo ficou pronto, Iwatani e sua equipe precisavam de um nome. Considerando que o game não ficaria restrito ao Japão e também seria lançado para o cobiçado mercado dos Estados Unidos, o nome em inglês "Puck-Man" (puck significa disco em inglês) foi então sugerido. Só que havia um problema: como o jogo seria lançado em salas de arcade, o que muito diferentemente de hoje que costuma ser ambientes familiares e mesmo instalados em comportados shoppings centers, em 1980, fliperamas significava muitas vezes lugares não muito recomendáveis. A Partir daí, a chance de algum engraçadinho trocar (ou riscar) a letra "P" de "Puck" por "F" de "Fuck" era considerável. Assim, o nome Pac-Man ficou sendo o final e não causou nenhuma polêmica. 

256 fases

Muita gente ainda não sabe, mas Pac-Man tem um "final", ou tentativa de. Após 256 fases, o jogo "encerra" com um glitch e trava, pois na época ninguém imaginava que alguém pudesse chegar ao final, sobretudo em um fliperama. Alguns anos atrás, foi lançado o game Pac-Man 256, que reproduz em seus labirintos exatamente estes 'glitchs' que aconteciam no jogo original.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade