PUBLICIDADE

Como escolher um celular gamer?

Ensinamos você a escolher o melhor celular gamer para arrebentar nas suas partidas mobile.

31 mai 2021 08h00
| atualizado em 16/7/2021 às 16h00
ver comentários
Publicidade

Não há escapatória, o público gamer cada vez mais joga no celular. Os jogos são competitivos e interessantes, que divertem e até mesmo podem fazer com que alguns jogadores de destaque entrem no cenário competitivo e comecem carreiras como pro players.

Os jogos de celular não são mais tão simples, já que possuem agora gráficos bastante avançados e precisam de uma performance extremamente boa para manter o jogador em um nível competitivo. 

Para entrar na jogada é preciso ter o aparelho certo. Afinal, o seu gameplay vencedor depende da configuração adequada do smartphone, bem como da qualidade da internet. Por isso, uma internet banda larga pode garantir maior nível de jogo. Isso porque os gráficos têm maior facilidade de carregamento e o jogador não corre o risco de perder sequer um lance. Em resumo, o ideal é ter a combinação certeira: boa internet e aparelho com configuração gamer.

Sabendo desse nicho, é claro que vários aparelhos visando esse público existem, mas são tantos que muito provavelmente os compradores poderão se confundir. Pensando em como escolher um celular gamer, preparamos este guia para te ajudar na escolha. Confira agora!

O que considerar ao comprar um celular gamer

Para jogar da melhor forma possível, uma série de fatores precisam ser levados em consideração. Para jogar bem, o jogador precisa ter uma boa visão do jogo, com muitos detalhes. Precisa também que tudo que o jogo faça seja processado de forma apta pelo aparelho, e que o celular também aguente um bom tempo de jogo.

Foto: Samsung

A parte da visão de detalhes fica por conta das telas, suas resoluções e suas taxas de atualização de quadros. Em geral, celulares gamers ideais devem contar, no mínimo, com tela AMOLED e resolução FULL HD, e com taxa de atualização de quadros de, no mínimo, 60Hz. Nessa configuração básica, digamos, o dono do celular terá uma visão rica, detalhada e bem viva do jogo, e com a taxa de atualização de quadros em 60Hz, para que as constantes mudanças de imagens nos jogos sejam feitas de forma rápida. 

Opções mais potentes, como tela Super AMOLED, resolução 4K e taxa de atualização de 120Hz deixam as jogatinas ainda melhores, porém, seus preços podem aumentar consideravelmente em relação às configurações mínimas. Quanto ao tamanho da tela, vai depender muito da preferência pessoal e também de qual jogo está sendo jogado. Em um Free Fire, por exemplo, uma tela de 6,3 polegadas já é um ótimo tamanho.

Para aguentar tudo que o jogo processa, precisamos da memória RAM. Os processadores também são importantes, mas, normalmente, em celulares gamers, eles já vêm bem preparados. Agora, a memória RAM é outra história.

Foto: Reprodução

Embora de uns anos para cá a memória RAM tenha aumentado exponencialmente nos celulares, aparelhos com menos de 4 GB ainda existem. Nossa recomendação é que você passe longe deles se estiver pensando em comprar algo gamer, focando até mesmo em números maiores, como 6 ou 8 GB. Quanto mais RAM, mais processos o celular irá conseguir executar simultaneamente, o que irá ajudar e muito na performance nos jogos.

Por fim, a bateria. Ter altas taxas de atualização de quadros, aguentar resoluções altíssimas e processar várias informações exigem energia do celular, por isso procurar baterias com uma carga forte é importante. A maioria dos celulares hoje em dia vem com baterias de 4.800mAh, no mínimo, o que é um número grande e bom, mas que em jogos pode ser drenado rapidamente, principalmente se o celular tiver as características ideais de resolução. Fique de olho, ao comprar, nas especificações técnicas do aparelho. Lá com certeza a capacidade da bateria estará mostrada. 

Melhores celulares gamers

Ficou curioso com qual são os melhores celulares gamers? Nós separamos uma lista para você:

  • Xiaomi Poco X3;
  • Samsung Galaxy M51;
  • Xiaomi Redmi 10;
  • Samsung Galaxy S21 Ultra;
  • Lenovo Legion Phone Duel;
  • Motorola Moto G100;
  • Samsung Galaxy S21;
  • Realme 7 Pro;
  • Xiaomi Poco M3;
  • Apple iPhone 12.
Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade