PUBLICIDADE

AMD Advantage é a revolução dos notebooks gamers da AMD

O AMD Advantage é o novo selo da AMD, responsável por garantir alto desempenho em novos notebooks gamers de marcas como HP, ASUS e Lenovo

1 jun 2021 11h21
ver comentários
Publicidade

Há poucos anos, a Intel anunciou uma ambiciosa ideia — chamada Projeto Atena — cujo objetivo era revolucionar a produção de computadores — mais especificamente, a produção de notebooks ultraportáteis. Para tal, a empresa estabeleceu uma série de especificações que deveriam ser atendidas pelas fabricantes, de modo a potencializar o desempenho desses seletos dispositivos. Hoje, na COMPUTEX 2021, outra empresa adotou essa postura: assim surgiu o AMD Advantage, projeto similar da AMD, mas com foco no público que usa notebooks gamers.

Um dos vários pontos interessantes abordados pela marca é o de que o AMD Advantage — que, por sinal, é um nome simplificado, dado que a nomenclatura completa do projeto é AMD Advantage Design Framework Initiative ou, em tradução livre, algo como Iniciativa de Design Estrutural da AMD — terá tecnologias inteligentes exclusivas desenvolvidas pela marca que se comunicam entre si, proporcionando, através de GPU e CPU, uma maior performance para jogos.

Mas afinal, quais são os benefícios de um notebook AMD Advantage?

O selo AMD Advantage significa que as máquinas serão equipadas com componentes de última geração da AMD. Se você considerou somente processadores e placas de vídeo, errou; a empresa deixou claro na conferência que o selo engloba todas as tecnologias possíveis, como:

  • O próprio chassi do produto;
  • display de luxo com 144Hz de frequência e mais de 300 nits de brilho, baixa latência, tecnologia AMD Freesync Premium, responsável por estabilizar os quadros da imagem;
  • resposta super rápida por parte do SSD, com 3x mais velocidade no NVMe (memória não-volátil, em tradução livre, que é uma parte do software que integra o SSD) — o que é uma melhora considerável para algo que já era bom;
  • temperaturas baixas mesmo nas maiores configurações, com menos de 40°C, conforme dados da AMD;
  • bateria com duração maior que 10 horas;
  • taxa de pelo menos 100 quadros por segundo em resolução 1080p para os jogos mais modernos.

Em conformidade com os outros anúncios da empresa feitos na COMPUTEX 2021, o selo AMD Advantage combinará as especificações acima com os componentes titânicos da última geração de hardware e software para portáteis da AMD: Radeon RX 6000M Series Mobile Graphics, AMD Ryzen 5000 Series Mobile Processors e o já consagrado AMD Radeon Software, tudo isso com aprimoramento inteligente para garantir o melhor desempenho.

Disponibilidade

O Strix G15, da ASUS, será o primeiro notebook do selo AMD Advantage.
O Strix G15, da ASUS, será o primeiro notebook do selo AMD Advantage.
Foto: AMD e ASUS

De nada adianta ter todas essas informações e ficar ansioso se não soubermos sobre a disponibilidade também, correto? Por enquanto, não tivemos datas precisas, valores ou mesmo locais de lançamento, mas tivemos, sim, a confirmação de que vários dos notebooks gamers equipados com o selo AMD Advantage serão disponibilizados já em 2021, sendo o primeiro deles já passível de ser encontrado nas primeiras semanas de junho em lojas como a famigerada Best Buy: é o ROG Strix G15/G17 AMD Advantage Edition, com GPU AMD Radeon RX 6800M, processador mobile Ryzen 5900HX e tecnologia inteligente, além de um display de 15 polegadas, taxa de atualização de 165Hz, tubulação de calor para resfriamento e mais.

OMEN 16
OMEN 16
Foto: AMD e HP

Outro notebook (ou laptop, a depender da sua idade) que já teve sua versão confirmada para o selo da AMD é o HP Omen 16, que vem com especificações similares às do ROG Strix. No caso, o Omen 16 é equipado com GPU Radeon RX 6600M, processador mobile Ryzen 9 5900HX e tecnologia smart também. Outras características são o display de 16 polegadas, inacreditáveis 15 horas de duração da bateria e sistema de resfriamento próprio, chamado de Omen Tempest. Ainda segundo a AMD, outros notebooks de empresas como Microsoft e Lenovo também serão lançados com o selo ao longo do ano.

Para nós, brasileiros, resta esperar por anúncios mais oficiais. Não deixe de checar o resumão de tudo que a AMD falou na feira de tecnologia também.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade