PUBLICIDADE

Star Wars: A evolução da saga em 10 games

Do Atari ao PS5, relembre os principais jogos de Guerra nas Estrelas

4 mai 2021
11h09 atualizado às 13h14
0comentários
11h09 atualizado às 13h14
Publicidade

O dia 4 de maio é conhecido entre os fãs como o "Star Wars Day", por causa da pronúncia em inglês "May the 4th" soar como "May the Force...", o começo da famosa saudação dos Jedi, "Que a Força esteja com você". Para celebrar a data, preparamos uma lista com os principais jogos da franquia que está presente nos games desde o Atari até os consoles da nova geração.

Star Wars Fallen Order
Star Wars Fallen Order
Foto: EA Movite / Divulgação

1. Star Wars: The Empire's Strikes Back

Lançado muito tempo atrás, em uma galáxia muito distante - em 1982, no Atari 2600 - Star Wars: The Empire Strikes Back foi o primeiro jogo da saga criada por George Lucas. Luke Skywalker é o protagonista no jogo criado por Rex Bradford e publicado pela Parker Brother.

Atari SW Empire Strikes Back
Atari SW Empire Strikes Back
Foto: Atari / Reprodução

O objetivo é simples: o jogador precisa destruir os veiculos AT-AT do Império no planeta Hoth. Para isso, deve atirar em suas cabeças ou torsos, já que tiros nas pernas são ineficazes. O jogo tem diversos níveis de dificuldade, que variam a velocidade dos inimigos e podem até mesmo incluir bombas neles.

2. Trilogia Super Star Wars

Super Star Wars foi lançado para Super Nintendo em 1992, dando início à uma trilogia que é considerada uma das melhores adaptações do mundo dos games, com um game baseado em cada um dos filmes clássicos (Episódios IV, V e VI).

Super Star Wars
Super Star Wars
Foto: Super NES / Reprodução

Essencialmente, os três jogos são do gênero plataforma, embora possuam fases que adotam outros estilos. A aventura traz momentos icônicos da saga, como a luta de sabre de luz entre Luke e Darth Vader.

3. Star Wars: Dark Forces

Desenvolvido e publicado pela LucasArts, Dark Forces foi lançado em 1995 para PC, Mac e PlayStation. A história expande o universo dos filmes e é ambientado um pouco antes de Uma Nova Esperança. O protagonista dessa vez é Kyle Katarn, um mercenário que trabalha para a Aliança Rebelde e descobre o projeto secreto do Império Galáctico.

SW: Dark Forces
SW: Dark Forces
Foto: Star Wars: Dark Forces / Reprodução

Criado para os jogos, Katarn se tornou um personagem bastante popular e apareceu em diversos games, livros, histórias em quadrinhos e no RPG de mesa e jogo de miniaturas de Star Wars.

4. Star Wars Episode I: Racer

Desenvolvido e publicado pela LucasArts em 1999, o jogo de corrida foi lançado para Nintendo 64, Windows, Mac, Game Boy Color e Dreamcast. Além disso, uma versão remasterizada do jogo chegou em 2020 para Switch e PS4.

SW Racer
SW Racer
Foto: Star Wars: Racer / Reprodução

Racer é inspirado na famosa cena em que Anakin Skywalker disputa uma corrida de pod racers em A Ameaça Fantasma, um dos pontos altos do filme e que foi instantaneamente comparado com "jogar um videogame", por ser mostrada no filme com a visão em primeira pessoa, como é comum nos jogos.

5. Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords

O RPG desenvolvido pela Obsidian Entertainment é sequência do aclamado Knights of the Old Republic e foi publicado pela LucasArts em 2004. O jogo se passa no período da Velha República, cerca de quatro mil anos antes dos eventos vistos nos filmes.

KOTOR 2
KOTOR 2
Foto: Obsidian / Divulgação

Em KOTOR II, o jogador tem a chance de personalizar seu personagem, seguindo os estilos clássicos dos RPGs. Sucesso de público e crítica, a série continuou em um jogo online, The Old Republic, e também influenciou o desenvolvimento de outros títulos premiados, como a trilogia Mass Effect.

6. LEGO Star Wars

A união entre a Lego e Star Wars começou em 2005, com o lançamento de Lego Star Wars: The Video Game, produzido pela TT Games.Sucesso com o público, a dobradinha Lego e Star Wars rendeu vários jogos, sempre combinando os personagens carismáticos e eventos da saga espacial com as mecânicas de plataforma e humor inocente, perfeito para os jogadores mais jovens.

Um novo game, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, está previsto para algum momento de 2021, e vai adaptar todos os filmes da trilogia mais recente.

7. Star Wars: The Force Unleashed

Lançado em 2008, The Force Unleashed trouxe uma nova aventura Star Wars para os consoles da geração PS3/X360, e ganhou versões também para PC e dispositivos mobile, celulares e PS2.

Star Wars: The Force Unleashed
Star Wars: The Force Unleashed
Foto: EA / Divulgação

O jogo traz um personagem inédito como protagonista, um jovem conhecido como Starkiller, que é um aprendiz do próprio Darth Vader. Na época do lançamento, os eventos do jogo eram considerados canônicos por George Lucas, e mostravam a formação da Aliança Rebelde.

8. Star Wars Battlefront

Os jogos de tiro multiplayer Star Wars Battlefront tiveram várias encarnações em diferentes gerações de consoles, sendo que a mais recente começou em 2015 no PC, PS4 e Xbox One, sob o comando da DICE (de Battlefield) e já conta com dois games, bastante elogiados pelos gráficos e ambientação fiel aos filmes, mas criticados pelo excesso de microtransações.

Ao longo dos anos, a produtora removeu as transações e adicionou vários conteúdos gratuitos para recuperar os pontos de reputação perdidos na época do lançamento.

9. Star Wars Jedi: Fallen Order

Desenvolvido pela Respawn Games (de Titanfall e Apex Legends) e lançado em 2019 para PC, PS4 e Xbox One, Fallen Order se passa cinco anos após A Vingança dos Sith e traz uma história completamente original.

O jogador controla Cal Kestis, um padawan que precisa esconder sua identidade enquanto é perseguido pelo Império e busca completar seu treinamento viajando pela galáxia e se metendo em altas confusões.

10. Star Wars: Squadrons

Lançado em 2020 para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S, o jogo da EA Motive marca o retorno de Star Wars para o gênero de combate espacial - que inclui clássicos como X-Wing vs. Tie Fighter e Rogue Squadron).

Em Star Wars: Squadrons, os jogadores escolhem se vão pilotar para o Império ou para a Nova República, e disputam acirradas batalhas em uma verdadeira guerra nas estrelas após a destruição da Segunda Estrela da Morte.

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade