PUBLICIDADE

Sony adquire Housemarque, estúdio de Returnal e Dead Nation

Produtora é responsável por Returnal, exclusivo recente de PS5, e por sucessos cult como Super Stardust HD, Nex Machina e Dead Nation

29 jun 2021 10h15
ver comentários
Publicidade
Foto: Sony / Divulgação

A Sony informou nesta terça-feira (29) a aquisição do estúdio finlandês Housemarque, responsável por jogos como Returnal, Super Stardust HD e Dead Nation. O valor pago pelo estúdio não foi divulgado.

Segundo a fabricante do PlayStation, o lançamento recente de Returnal para o PS5 provou que a produtora Housemarque possui "uma visão incrível, capaz de criar jogos memoráveis".

Pelo lado da Housemarque, a co-fundadora Ilari Kuittinen comentou o seguinte sobre a negociação:

"Hoje é um grande dia para a Housemarque e está há 26 anos a caminho. Nossa parceria forte com a Sony Interactive Entertainment começou com Super Stardust HD no PS3 e desde então nós fizemos jogos inspirados em arcade para todas as plataformas PlayStation. Com Returnal para PS5, nosso lançamento mais recente, nossa grande incursão em jogos de terceira pessoa, solidificou noss voz e marca na indústria quanto a entregar experiência de jogo e qualidade únicas."

Kuittinen também afirmou que com a Sony por trás, apoiando suas empreitadas, a Housemarque conseguirá mostrar criação sem limites para a indústria de games.

Fundada em 1995 em Helsinque com a fusão das produtoras Bloodhouse e Terramarque, a Housemarque é a mais antiga companhia de desenvolvimento de jogos em atividade na Finlândia. Desde o lançamento de Super Stardust HD, a maior parte dos jogos da casa foram desenvolvidos para plataformas PlayStation, incluindo aí o PS3, o portátil PS Vita, o PlayStation 4 e mais recentemente, o PS5.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade