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Renderização de jogos será feita totalmente por IA até 2034

CEO da NVIDIA acredita que em 10 anos a renderização de gráficos em jogos será realizada totalmente por IA em tempo real; entenda

26 mar 2024 - 11h18
(atualizado às 14h15)
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Segundo Jensen Huang, a indústria está a apenas 10 anos de atingir o nível de tecnologia para que todos os pixels de jogos sejam renderizados por Inteligência Artificial. O CEO da NVIDIA apresentou sua projeção para o setor de games durante a GTC 2024, reforçando informações de executivos regionais obtidas pelo Canaltech com exclusividade em outubro de 2023.

Foto: NVIDIA / Canaltech

Apesar de o foco da GTC 2024 ter sido no lançamento das GPUs e servidores para IA GB200, com arquitetura Blackwell, Huang apresentou brevemente sua expectativa para o impacto da IA nos jogos em sessão de Perguntas e Respostas.

De acordo com o executivo, a computação acelerada por IA representa a próxima revolução industrial, e, naturalmente, isso irá impactar todos os setores da economia.

Renderização neural

Em 2023, Jaime Casis, Diretor de Varejo da América Latina da Nvidia, conversou com o Canaltech sobre as expectativas internas da empresa para a utilização de IA em jogos. Atualmente, além de escalonar resoluções nativas em 1080p ou inferior para até 4K, o DLSS 3.5 já consegue renderizar quadros inteiros por meio de algoritmos acelerados por IA nos núcleos Tensor das placas GeForce RTX.

Casis já havia compartilhado as projeções de Bryan Catanzaro, VP de Pesquisa em Deep Learning Aplicado da NVIDIA, sugerindo que futuras implementações da tecnologia conseguiriam realizar toda a renderização gráfica. Contudo, é importante ressaltar que o processo é bem diferente do sistema conhecido atualmente de criação de imagens por IA Generativa.

A expectativa não é de, por exemplo, utilizar prompts de texto para criar um jogo completo no estilo de Cyberpunk 2077. No entanto, nos motores gráficos atuais, boa parte dos elementos são renderizados em processos relativamente limitados a funções específicas de cada ferramenta.

Tanto por isso, é comum ver jogos criados em um mesmo motor gráfico, como Unity ou RE Engine, manterem traços visuais ou comportamentos semelhantes de física, luz e partículas. A renderização totalmente neural sugerida implica em oferecer ferramentas com menos amarras, e utilizando os recursos de hardware de forma mais eficiente.

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