Wuchang: Fallen Feathers é criticado após patch impedir mortes de figuras históricas
Alguns jogadores estão criticando as mudanças e chamando-as de "censura". Muitos chefes agora tem novos diálogos, alterando a história
Jogadores de Wuchang: Fallen Feathers reagiram de forma negativa após a atualização 1.5, lançada no começo desta semana, impedir que os jogadores matem muitas das figuras históricas presentes nele, mudando a história do jogo.
No game, ambientado na China durante o fim da Dinastia Ming, você controla a personagem Wuchang enquanto ela tenta lidar com a doença da Plumagem, que está afetando a região.
Embora o novo patch tenha consertado diversos bugs e incrementado a jogabilidade em alguns pontos, uma das notas dele deixou os jogadores confusos: "Ajustes foram feitos em animações, valores e design de níveis para certos NPCs e IA. Adicionamos diálogos para alguns NPCs completarem algumas tramas. Otimizaremos ainda mais as animações de exaustão no futuro para melhorar o desempenho da trama."
Ao baixar a atualização, jogadores percebram que essa nota refere-se a uma mudança significativa no jogo, impedindo agora que certos chefes e outros NPCs, baseados em figuras históricas reais, sejam mortos.
Em vez de morrerem, agora esses personagens caem no chão, cansados, com alguns deles também falando novos diálogos ao jogador, essencialmente mudando a história, para garantir que a trama ainda faça sentido sem eles mortos.
O modder Lance McDonald, que gostou bastante do jogo, criticou as mudanças (via VGC), chamando-as de “censura real devido à pressão de jogadores chineses que ficaram chateados por poderem matar personagens historicamente significativos do final da Dinastia Ming”.
Citando alguns exemplos das alterações, ele diz que o capítulo 4 do jogo “agora é incrivelmente fácil porque 50% dos inimigos não são mais hostis ao jogador e você não pode atacá-los durante o surto de rebelião”.
Oh wow, the entirety of chapter 4 is now insanely easy because 50% of the enemies are now non-hostile to the player and you can’t attack them during the rebellion outbreak. What a mess.
— Lance McDonald (@manfightdragon) August 13, 2025
“Eles até adicionaram novos diálogos para a protagonista, então depois que você mata (ah, desculpe, quero dizer, ‘exausta’) certos chefes históricos, ela diz ‘Eu continuarei seu legado’”, acrescentou.
Ele frisou que essas mudanças não apenas mudam a história, mas também “arruinam todo o ponto da trama do jogo sobre a impermanência”, explicando que "toda a trama do jogo gira em torno do fim da Dinastia Ming, da loucura de se recusar a deixá-la acabar, da morte da irmã da protagonista e da loucura de se recusar a aceitar sua morte. Aí eles fazem essa zona".
Outro exemplo das alterações envolve a luta contra Zhao Yun. Agora, em vez de lutar contra ele, os jogadores enfrentam seu espírito. Anteriormente, ele morria e dizia: “O sonho mortal se desvanece, minha história chega ao fim, agora eu entendo, tudo está como deveria ser.” Agora, porém, ele ri e diz: “Ha, ainda está neste caminho? Ótimo! Esse era o propósito da provação o tempo todo! Hahaha!”. Uma piora significativa na interação com ele.
One of the most difficult and epic boss fights now ends with the boss no longer dying but instead saying “it was all just a trial! And actually the path you are on is good! Hahaha!” Holy wow https://t.co/SYYFhlUkXm
— Lance McDonald (@manfightdragon) August 13, 2025
Além de McDonald, outros jogadores estão incomodados com as mudanças, com o game recebendo inúmeras análises negativas no Steam nos últimos dias por causa disso.
Wuchang: Fallen Feathers está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.