State of Decay: Como o jogo do Xbox se diferencia de outros games de zumbi
Franquia da Microsoft traz mundo aberto, elementos de simulação social e sobrevivência para o gênero pós apocalíptico
Quando se pensa em jogos de zumbi, a primeira imagem que vem a cabeça é o tiroteio descerebrado contra hordas de mortos-vivos, popularizado por Left 4 Dead. Mas State of Decay é uma franquia que aborda o tema de forma diferente.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A criação da produtora Undead Labs traz elementos de exploração, simulação e gerenciamento, aliada a um mundo aberto realista e muitas formas de personalizar a experiência dos jogadores. Não é a toa que o próximo game, State of Decay 3, é um dos jogos mais aguardados pelos proprietários dos consoles Xbox.
State of Decay
O primeiro State of Decay foi lançado para PC e Xbox 360 em 2013, uma década atrás, e cativou os fãs de histórias de zumbis com uma abordagem que combinava a narrativa dramática, ao estilo The Walking Dead, em que um grupo de sobreviventes se junta para lutar pela vida em uma cidadezinha tomada por uma infestação de mortos-vivos, com elementos de gerenciamento de base e coleta de recursos.
O jogo foi inspirado nos romances de Max Brooks, em particular no clássico Guia de Sobrevivência a Zumbis, de 2003. Brooks é um escritor norte-americano que fez muito sucesso com uma abordagem realista para o gênero. Seus livros trazem uma leitura quase jornalística de eventos fictícios envolvendo uma crescente pandemia zumbi - o segundo, Guerra Mundial Z, inspirou um filme com Brad Pitt e uma franquia de games.
A inspiração é clara ao se lembrar do título provisório do jogo: quando a Undead Labs revelou o game, ele se chamava Class 3. O título é uma referência à classificação do Guia de Sobrevivência a Zumbis para as várias infestações de mortos-vivos. Um surto de Classe 3 acontece em regiões isoladas e em pequenas comunidades, como uma cidadezinha do interior, o caso de Trumbull Valley, a cidade que serve de cenário para o State of Decay original.
Usando os elementos de sobrevivência descritos nos livros de Brooks como inspiração, State of Decay permitiu aos jogadores testarem suas habilidades de gerenciamento, luta e organização contra a ameaça dos mortos-vivos, além de lidar com os inimigos externos (outros grupos de sobreviventes, bandidos, o exército e por aí vaí) e internos (conflitos de personalidade, fome e outras situações que desestabilizam o grupo criado e reunido pelo jogador).
A liberdade de explroação também chamou a atenção, assim como o combate, que pode ser tanto corpo a corpo quanto com armas de fogo. Os personagens evoluem como em um RPG, aprendendo novas habilidades no processo. Reunir sobreviventes com as características certas é fundamental para o sucesso - e às vezes, é preciso tomar decisões difíceis, como exilar um companheiro causador de problemas.
Um elemento que marcou o jogo é a possibilidade de dirigir veículos pelas ruas e campos, atropelando mortos-vivos - a opção de abrir a porta do carro para acertar os zumbis se tornou uma marca registrada da franquia.
O jogo teve duas DLCs, Breakdown e Lifeline. A primeira, Breakdown, deixou a narrativa meio de lado para focar nos elementos de gerenciamento e sobrevivência, foi bastante popular entre os jogadores, servindo de base para State of Decay 2, um dos games mais populares do Xbox One.
Anos depois, State of Decay ganhou uma edição remasterizada para PC e Xbox One, disponível no Game Pass.
State of Decay 2
O segundo State of Decay foi revelado na E3 de 2016 e lançado em 2018 para PC e Xbox One. Como muitos jogos do console na época, muito do foco estava na possibilidade de jogar toda a aventura e explorar seu mundo aberto em multiplayer cooperativo.
A trama foi deixada de lado em comparação com o primeiro jogo e State of Decay 2 seguiu o modelo 'sandbox' de Breakdown. Há elementos da história aqui e ali, mas o jogo é mais sobre construir uma base, coletar recursos e lutar para sobreviver.
Há várias cidades para explorar, cada uma com suas características, e o jogador pode seguir por diversas linhas para garantir a vitória na campanha - se tornar um comerciante, um xerife, eliminar as ameaças dos mortos-vivos como um líder militar, ou tentar oferecer a cura para todos os habitantes como um líder médico, por exemplo.
State of Decay 2 teve uma enorme quantidade de atualizações, recebendo novidades regularmente até 2023! Além de novas formas de personalizar a aventura com dificuldades maiores ou menores, também ganhou uma versão remasterizada da cidade do jogo original, um modo Horda para quem quer ir direto para a ação, e uma longa campanha narrativa, em que o jogador explora as histórias de duas duplas de sobreviventes, uma experiência mais parecida com a do State of Decay original.
O segundo State of Decay também está disponível no Game Pass, tanto nos consoles Xbox quanto no PC.
State of Decay 3
O terceiro State of Decay foi anunciado pela Microsoft em 2020. O jogo recebeu um trailer bastante sugestivo, com vários elementos inéditos para a franquia. Assista:
O vídeo mostra que o inverno chegou ao vale, com as paisagens cobertas de neve. Isso pode indicar que State of Decay 3 se passará no inverno ou, quem sabe, que o jogo terá mudanças de estação ao estilo de Forza Horizon 4.
Também há animais para caçar e, mais importante e assustador, animais mortos-vivos. Nos jogos anteriores, fica a impressão de que o vírus só infecta humanos. Parece que não é mais o caso.
Desde o anúncio em 2020, State of Decay 3 está sumido. O jogo atual, State of Decay 2, segue recebendo atualizações de conteúdo e melhorias, mas é de se supor que o time principal da Undead Labs está trabalhando no novo game, que pode ser uma das atrações do Xbox Showcase, evento que será transmitido pela Microsoft neste domingo, 11 de junho.
O Xbox Showcase terá a presença confirmada de Forza Motorsport e, ao que tudo indica, de Fable e Hellblade 2. A Microsoft inclusive avisou que os jogos mostrados no evento terão trechos de gameplay. Fica a expectativa para que o novo State of Decay esteja entre eles!