PUBLICIDADE

Relembre os jogos mais nostálgicos da época do PS2

Bateu a saudade por aí? Pois sem problemas, selecionamos alguns dos games mais memoráveis que já foram lançados para o icônico PlayStation 2

17 set 2021 18h08
| atualizado às 18h09
ver comentários
Publicidade
Foto: Reprodução

O PlayStation 2 é um dos consoles mais importantes da história, tendo vendido mais de 150 milhões de unidades ao redor do mundo e conquistando uma legião de fãs. O motivo por trás do sucesso é simples: as dezenas de jogos icônicos, que marcaram toda uma geração e hoje estão na memória de vários jogadores. Essa lista busca lembrar de alguns dos jogos mais nostálgicos do PS2 e a razão que os torna tão incríveis. 

Need for Speed: Underground II

Foto: Reprodução

Jogos de corrida sempre foram populares, mas Need for Speed: Underground II elevou esse patamar a outro nível. Logo de cara, no menu inicial do game, já aparecia uma trilha sonora marcante com Get Low, de Lil Jon & the Eastside Boyz. Além disso, o título contava também com faixas de Snoop Dogg, Spiderbait e Queens of the Stone Age.

NFS: Underground II era o puro suco dos anos 2000: música alta, dezenas de carros velozes, muita customização, corridas em alta velocidade em cidades repletas de luzes e muita adrenalina. O game certamente marcou uma geração inteira de jogadores com seu alto nível de qualidade e realismo gráfico e de jogabilidade para a época.

Need for Speed: Underground II foi lançado em 2004 para o PlayStation 2, mas também está disponível para PC.

God of War II

Foto: Reprodução

God of War II é um dos games mais nostálgicos do PS2 e dispensa comentários. Embora o primeiro game seja muito popular, sua sequência foi responsável por aumentar o sucesso de Kratos, sua jornada vingativa rumo ao Olimpo e a total destruição dos deuses.

O game possui um nível de violência explícita e gore elevadíssimo, sendo alvo de algumas polêmicas por conta de cenas de nudez, mas isso não impediu a saga do Fantasma de Esparta em trucidar qualquer um que estivesse em seu caminho. Inclusive, nada mais violento do que fazer picadinho de Kraken no fim do game.

God of War foi lançado em 2007 exclusivamente para o PS2, mas também recebeu uma versão para o PS3 anos depois.

Resident Evil 4

Foto: Reprodução

UN FORASTERO! A franquia Resident Evil sempre foi sinônimo de sucesso, mesmo tendo passado por muitos altos e baixos durante os anos, mas sempre foi importantíssima para toda geração de consoles. No PlayStation 2 isso não foi diferente, entregando aos fãs aquele que é para muitos o melhor jogo da saga: Resident Evil 4.

O game trouxe Leon Kennedy de volta à ação em uma remota vila na Espanha para encontrar e resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, sequestrada por uma seita infectada por um tipo de parasita. RE4 transformou Leon é um dos personagens mais “badass” do mundo dos games, capaz de enfrentar ogros, criaturas horrendas das cavernas, monstros do lago e outros seres gigantescos e grotescos.

Resident Evil 4 foi lançado para o PlayStation 2 em 2005 e tem versões para praticamente todos os consoles existentes, sendo ainda muito jogado.

Shadow of the Colossus

Foto: Reprodução

Shadow of the Colossus é considerado como um dos maiores clássicos do mundo dos games. Desenvolvido pelo lendário Fumito Ueda, o game é uma obra contemplativa com apenas um grande objetivo: derrotar 16 criaturas gigantescas conhecidas como Colossus.

Em linhas gerais, o game basicamente consiste em encontrar esses seres num mundo aberto vazio, descobrir suas fraquezas e derrota-los. Por mais que pareça simples, cada batalha é uma longa jornada e pode ser bem desafiadora, mesmo que as mecânicas sejam muito fáceis. O game é uma obra-prima da indústria, com uma história comovente e bem construída.

Shadow of The Colossus foi lançado exclusivamente para o PS2 em 2005, mas também está disponível para PS3 e tem um remake completo para PlayStation 4 desenvolvido pela Bluepoint.

Black

Foto: Reprodução

A lista de games mais nostálgicos do PS2 contempla tanto jogos espetaculares e obras de arte desse tipo de mídia, quanto games muito bons, mas geralmente esquecidos. E há aquele tipo de game que não é um clássico, mas que ficou na memória por algum motivo. Esse game se chama Black, um jogo de tiro com história pastelona sobre terrorismo e a CIA.

O título foi lançado pela Electronic Arts e poderia se tornar apenas mais um jogo de tiro em primeira pessoa por aí. Mas ninguém contava com a infame Fase 2. Isso mesmo, um dos maiores queridinhos de PlayStation 2 dos brasileiros se popularizou pela segunda fase do game. O “problema” é que o nível era tão complicado para muitos jogadores, que o jogo se tornou uma espécie de lenda e ficou na memória de muita gente. Além dos belos gráficos para a época e mecânicas de destruição de cenário.

Black foi lançado para PlayStation 2 e Xbox em 2006.

Silent Hill 2

Foto: Reprodução

Silent Hill 2 é outro que entra nessa lista não somente pela sua importância histórica para a indústria dos games, mas pela quantidade de jogadores traumatizados após jogar o título. Nosso protagonista é James Sunderland, que após perder sua esposa, decide voltar à cidade de Silent Hill, local onde tem boas memórias juntos, mas acaba tendo que enfrentar seus piores pesadelos.

O game surpreendeu a todos com sua atmosfera cheia de suspense, visuais medonhos, criaturas nojentas, muitos sustos, uma trilha sonora estupenda e claro, um dos maiores e piores inimigos já criados: o Cabeça de Pirâmide. A história ainda é um grande marco de escrita e narrativa dos medos e devaneios da mente humana, sendo verdadeiramente uma obra-prima do terror.

Silent Hill 2 foi lançado em 2001 e está disponível para o PS2.

Bully

Foto: Reprodução

Marcado por certa violência e muitos estereótipos, Bully é certamente um dos jogos mais nostálgicos do PS2. Desenvolvido pela infame Rockstar, o game é ambientado numa escola interna com o protagonista Jimmy Hopkins, um típico valentão americano que fará de tudo para infernizar a vida de qualquer um que estiver no seu caminho em algum corredor.

Mesclando aspectos da franquia GTA, Bully não é tão violento, mas aborda temas sensíveis e faz muito jus ao seu próprio nome, com muita “zoeira”, brigas, tretas e muitas polêmicas.

Bully foi lançado em 2006 para o PS2, mas conta com versões para PC e PS4, por exemplo.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Foto: Reprodução

Desenvolvido pelo visionário Hideo Kojima, Metal Gear Solid 3: Snake Eater é considerado por muitos o melhor da franquia. Com uma trama repleta de espionagem de alto nível, ficamos na pele de Naked Snake, um talentoso agente da unidade FOX.

No game somos encarregados de realizar uma missão no Paquistão na década de 60 para resgatar um cientista e destruir um projeto militar poderoso, com altas chances de acabar com o temor da Guerra Fria. 

Metal Gear Solid 3: Snake Eater foi lançado em 2004 para o PlayStation 2.

Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Foto: Reprodução

De longe Devil May Cry 3 é um dos mais divertidos, irônicos e sarcásticos games da nossa lista dos jogos mais nostálgicos do PS2. Após o fiasco do segundo título da franquia, a Capcom precisava se reinventar e trouxe um Dante mais novo e debochado.

O game também foi responsável por aproximar o jogador do desenvolvimento do protagonista e de seu irmão Vergil, assim como potencializou as mecânicas do hack’n’slash, tornando a aventura de caça aos demônios ainda mais frenética.

Devil May Cry 3 chegou ao PS2 em 2005, mas também conta com versões para o Xbox 360, PS3, PS4 e Xbox One.

GTA: San Andreas

Foto: Reprodução

Por fim, não poderíamos esquecer de um dos games mais memoráveis de todos os tempos: GTA: San Andreas. Eleito por muitos o melhor GTA já lançado, o game foi um marco para sua geração ao criar um mundo aberto enorme com 3 cidades principais e cheia de atividades, além de sua excelente jogabilidade e estações de rádios com músicas icônicas do pop e rock.

GTA: San Andreas ainda colocou os jogadores na pele do CJ, um dos mais amados protagonistas de todos os tempos. No game, além do clássico roubo de carros, também há um arsenal repleto de armas, roupas, acessórios, trapaças e uma ótima história sobre o mundo das drogas e de policiais corruptos. Isso sem contar as diversas teorias da conspiração que envolvem fantasmas, alienígenas e até mesmo o Pé Grande.

GTA: San Andreas foi lançado em 2004 para o PS2, mas também está disponível para PC, Xbox, Xbox 360 e PS3.

É claro que isso foi só um gostinho. Que tal contar pra gente as memórias com os melhores jogos de PS2 da sua infância e adolescência?

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade