PUBLICIDADE

Relembre as versões clássicas de Gran Turismo

Enquanto Gran Turismo 7 não chega, veja os principais fatos e curiosidades de uma das franquias mais lucrativas do gênero de simulação

16 fev 2022 - 15h15
Ver comentários
Publicidade
Reprodução
Reprodução
Foto: GameON

Referência mundial no que diz respeito ao gênero de simuladores de corrida, Gran Turismo é uma franquia que chama a atenção até mesmo daqueles que não são muito familiarizados com seu estilo. Mesmo após 25 anos de história — e ainda ativo para as próximas gerações  — o jogo continua explorando novas mecânicas e cenários para que seus fãs possam vivenciar a melhor experiência possível.

Até agora, são oito títulos publicados pela PlayStation, sendo o mais recente deles um inédito que sairá no início de março. Para acompanhar a chegada do novo jogo, preparamos uma lista que relembra as principais informações os lançamentos da franquia, além de suas curiosidades e diferenciais em relação a outros jogos desse tipo. 

Veja a seguir como as versões clássicas de Gran Turismo mapearam o que conhecemos hoje como o melhor da categoria de corrida.

A origem de Gran Turismo

Jogos foram feitos para promover a experiência mais verossímil possível ao volante. (Imagem: Gran Turismo 5/Reprodução)
Jogos foram feitos para promover a experiência mais verossímil possível ao volante. (Imagem: Gran Turismo 5/Reprodução)
Foto: GameON

Gran Turismo é uma franquia de jogos desenvolvida pela Polyphony Digital e produzida por Kazumori Yamauchi, CEO da empresa. A primeira reunião com para o início da conceptualização do game ocorreu em 1992, mas o primeiro título só foi lançado cinco anos depois, em 1997.

O grande objetivo do jogo era fazer com que as pessoas se sentissem de fato pilotando diversos modelos de carro em um circuito fechado. Yamauchi sempre foi um admirador de carros desde pequeno. Seu maior desejo era “dirigir carros de verdade”. É dessa ideia que surgiu o slogan “The Real Driving Simulator” (ou O Verdadeiro Simulador de Direção, em tradução). 

Com um pequeno grupo de cinco pessoas, o produtor conseguiu conquistar um público gigante já no primeiro jogo da franquia, este que se tornou um dos maiores sucessos de vendas no PlayStation em sua época. Hoje, são mais de 170 profissionais empenhados a desenvolver novas maneirar de sentir na pele o que é dirigir um amplo catálogo de carros que vão da Ferrari a Mitsubishi.

Gran Turismo já foi usado em competições profissionais e esteve presente no patrocínio de diversas empresas importantes do meio automobilístico. O jogo também rendeu produtos para o comércio, como os kits de simuladores em parceria com a Logitech.

Em 2013, o jogo ganhou um documentário com a participação de Yamauchi e outros envolvidos nos projetos. O filme KAZ: Pushing The Virtual Divide pode ser visto gratuitamente no YouTube.

Os principais jogos de Gran Turismo

Na nossa lista a seguir, reunimos os principais jogos da franquia e o “spin-off” mais famoso (Gran Turismo Sport). Esses são os principais títulos que tornaram a franquia o que ela é hoje.

Assim como grande parte dos jogos de sucesso, Gran Turismo também tem algumas versões secundárias, como Gran Turismo Concept e os Prólogos de Gran Turismo 4 e 5. Estes, no entanto, não foram inclusos na nossa recapitulação.
 

Gran Turismo (1997)

Primeiro jogo da franquia abriu as portas para o que se conhece hoje sobre simuladores de direção. (Imagem: Gran Turismo/Reprodução)
Primeiro jogo da franquia abriu as portas para o que se conhece hoje sobre simuladores de direção. (Imagem: Gran Turismo/Reprodução)
Foto: GameON

O primeiro Gran Turismo é um dos jogos mais importantes de toda a franquia, não apenas por ser o primeiro, mas também por quebrar recordes no console em que foi lançado (PlayStation). 

Com mais de 10 milhões de cópias, este é o jogo mais vendido de PS1. Seus gráficos pixelizados eram inovadores naquela época e fizeram com que a busca por carros de marcas como Nissan crescessem fora do Japão. Além disso, o título possui a maior avaliação de toda a franquia (96) no Metacritic, site que reúne as notas concedidas pela crítica especializada.

No total, 178 carros estavam no catálogo do jogo para corridas nas 11 pistas disponíveis. Já no início, a Polyphony havia conseguido bons contratos de licenciamento, o que só cresceu lançamento após lançamento.

Gran Turismo 2 (1999)

Segundo título é mais ambicioso e mais recheado de recursos. (Imagem: Gran Turismo 2/Reprodução)
Segundo título é mais ambicioso e mais recheado de recursos. (Imagem: Gran Turismo 2/Reprodução)
Foto: GameON

Com nota 93 no Metacritic, a sequência do game de sucesso também foi lançada no primeiro console da PlayStation e fez quase 10 milhões de cópias vendidas. Este jogo é visto como uma versão maior e mais ambiciosa do primeiro, que, dessa vez, não economizou no número de licenças.

Mais de 600 carros estavam disponíveis para as corridas no asfalto e rali. O novo modo também deu as boas-vindas a veículos inéditos, como o modelo Subaru Impreza WRC. O jogo era tão grande que ele chegou a ser dividido em dois discos: um com os modos Arcade e Multiplayer tradicionais, incluindo o grande catálogo par aos jogadores casuais, e o outro com a adição das corridas rali e sua máquinas turbinadas.

Gran Turismo 2 também deu um salto quanto à trilha sonora, uma das melhores e mais reconhecíveis da franquia. Embora o primeiro jogo já fosse elogiado por esse aspecto, o lançamento de 1999 conseguiu se superar, trazendo nomes como as bandas Foo Fighters, Hole e The Cardigans. Esta última banda tinha sua música “My Favorite Game” inserida na cutscene de introdução ao jogo.

Gran Turismo 3: A-Spec (2001)

Gran Turismo 3: A-Spec é o game da franquia mais bem-sucedido no mercado. (Imagem: Gran Turismo 3/Reprodução)
Gran Turismo 3: A-Spec é o game da franquia mais bem-sucedido no mercado. (Imagem: Gran Turismo 3/Reprodução)
Foto: GameON

Dois anos depois, o terceiro Gran Turismo era lançado para o PlayStation 2. O jogo foi desenvolvido no objetivo de condensar mais o catálogo de carros e priorizar a qualidade da seleção final. Por conta disso, em relação ao 2, o número de veículos caiu para 181. As pistas também foram reduzidas para apenas 19.

Isso, no entanto, não deixou o game menos interessante. Como o título sugere, os desenvolvedores intensificaram o menu com veículos muito mais potentes. Com motores excepcionais da época, o jogo era o mais polido da franquia até então.

O sucesso foi inevitável. Gran Turismo 3: A-Spec tem mais de 14 milhões de cópias oficiais vendidas, o auge comercial do título. Consequentemente, este também foi um dos jogos mais pirateados da franquia ao lado de Gran Turismo 5. A nota no Metacritic é 95.

Gran Turismo 4 (2004)

Gran Turismo 4 foi o primeiro a introduzir o Modo Foto na franquia de sucesso. (Imagem: Gran Turismo 4/Reprodução)
Gran Turismo 4 foi o primeiro a introduzir o Modo Foto na franquia de sucesso. (Imagem: Gran Turismo 4/Reprodução)
Foto: GameON

O segundo título para PS2 também foi um tremendo sucesso entre o público. Lançado em 2004, o game trazia mais de 700 carros — recorde na época — e 51 pistas para testá-los da maneira que o jogador quisesse. 

Gran Turismo 4 manteve o que fãs mais gostavam e adicionou novos elementos essenciais e bem interessantes. A primeira delas foi a inclusão de pistas existentes no mundo real, como a Nürburgring Nordschleife, localizada na Alemanha, e o Circuit de la Sarthe, da França.

Esse também foi a primeira vez que a franquia incluiu o Modo Foto, uma de suas maiores inovação, o que permitiu a jogadores o registro de seus carros com belas paisagens ao fundo.

Um novo modo chamado B-Spec, que até retoma a identidade de Gran Turismo 3, foi adicionado. Nele, uma inteligência artificial controlava o veículo em pista para que corridas longas pudessem ser feitas sem que o dono do controle precisasse pausar o game. Com a terceira maior receita da franquia (mais de 11 milhões de cópias), Gran Turismo 4 possui nota 89 no Metacritic.

Gran Turismo 5 (2010)

Bem otimizado na geração do PS3, Gran Turismo 5 expandiu seu catálogo para mais de mil veículos. (Imagem: Gran Turismo 5/Reprodução)
Bem otimizado na geração do PS3, Gran Turismo 5 expandiu seu catálogo para mais de mil veículos. (Imagem: Gran Turismo 5/Reprodução)
Foto: GameON

Com a segunda maior receita de toda a franquia (11.950 milhões de cópias) e também o segundo jogo mais lucrativo de PS3, Gran Turismo 5 foi muito além do que se imaginava. Pela primeira vez, os desenvolvedores resolveram expandir o catálogo do título para mais de mil carros, incluindo modelos das marcas estreantes na época Ferrari e Bugatti.

Nesses seis anos de hiato da franquia, a Polyphony lançou as versões Concept de Gran Turismo, que reimaginava alguns elementos de gameplay em jogo e sua comercialização era restrita a poucos países. Após essa experiência, o quinto título principal foi inaugurado com a tecnologia presente no PS3 que possibilitava gráficos mais realistas e mais limpos.

Gran Turismo 5 é provavelmente um dos jogos que grande parcela dos gamers já tiveram algum contato, simplesmente por ter sido um dos principais títulos de simulação de corrida durante toda a era do PlayStation 3. Além disso, o game foi sendo atualizado com DLCs, o que garantiu a sua longevidade. No Metacritic, sua nota é 84.

Gran Turismo 6 (2013)

Apesar da recepção não tão calorosa quanto seus antecessores, Gran Turismo 6 é um conglomerado de ideias com bom potencial. (Imagem: Gran Turismo 6/Reprodução)
Apesar da recepção não tão calorosa quanto seus antecessores, Gran Turismo 6 é um conglomerado de ideias com bom potencial. (Imagem: Gran Turismo 6/Reprodução)
Foto: GameON

Toda saga ou franquia de longa duração possui o seu título menos prestigiado pelo público. Gran Turismo 6 ocupa este cargo. Lançado em 2013, o último jogo para PS3 teve apenas cerca de 5.200 milhões de cópias vendidas, menos da metade do que foi conquistado pelos seus três antecessores.

No que diz respeito à concepção, muito foi feito. Mais de 1.200 carros podiam ser dirigidos nas mais de 70 pistas disponíveis. Esse foi o recorde de veículos incluídos em jogo de toda a franquia até hoje. 

Até um “buggy lunar” chamado  NASA LRV-001 Lunar Rover estava presente no catálogo, este que fazia parte de uma missão especial na lua. Outra adição famosa foi a DLC Tributo A Ayrton Senna, lançada em homenagem ao piloto. O conteúdo trazia as principais informações da vida e carreira do brasileiro e o seu veículo usado na Fórmula 1.

As principais críticas em torno de Gran Turismo 6 se dão pela falta de inovação. Mesmo com a alta quantidade de veículos, não havia grandes mudanças perante o 5. Até mesmo a missão da lua pareceu um tanto deslocada da proposta original do jogo de ser o mais fiel possível à realidade dos jogadores. Por outro lado, o título ainda promovia bons momentos na pista. Gran Turismo 6 contabilizou média 81 no Metacritic.

Gran Turismo Sport (2017)

Gran Turismo Sport aposta no gameplay online e competitivo para o PS4. (Imagem: Gran Turismo Sport/Reprodução)
Gran Turismo Sport aposta no gameplay online e competitivo para o PS4. (Imagem: Gran Turismo Sport/Reprodução)
Foto: GameON

Quatro anos depois, a empresa desenvolvedora resolveu mudar a identidade da franquia para abrir o primeiro título ao PlayStation 4. Surgiu então o Gran Turismo Sport, que não é considerado por muitos como o sétimo jogo principal — já que o próximo game de fato se chama Gran Turismo 7 — mas teve divulgação como um projeto principal da Polyphony.

“Mas por que Sport e não GT7?”, pode surgir a pergunta. O principal motivo para tal atitude é que este é um jogo focado em corrida online, no novo Modo Sport. Nele, os jogadores recebiam missões semanais para serem cumpridas ao longo dos dias. Um sistema de pontos era atribuído para cada piloto de acordo com a performance em pista e suas habilidades obtidas, o que, dessa forma, criava-se maior competitividade entre os jogadores.

O título também serviu como fonte para o FIA-Certified Gran Turismo Championships, série de torneios esportivos com jogadores profissionais. O foco nos e-sports acabou deixado alguns fãs tradicionais mais abalados. Gran Turismo Sport obteve a nota 75 no Metacritic, a menor da franquia, e os principais apontamentos feitos pelo público e pela mídia envolviam o fraco sistema de gameplay e a carência de conteúdos para além do modo online. 

Este foi um título bastante discutido, visto que, na época em que foi lançado, outros nomes do nicho de simulação cresciam e conquistavam uma base forte de seguidores, como Project CARS 2 e Forza Motorsport 7. As vendas de Grand Turismo Sport chegaram aos 8 milhões de cópias, a segunda mais fraca da franquia.

Gran Turismo 7 (2022)

Kazumori Yamauchi, produtor executivo da franquia, diz que Gran Turismo vai unir passado, presente e futuro. O jogo estreia em março deste ano. (Imagem: Gran Turismo 7/Reprodução)
Kazumori Yamauchi, produtor executivo da franquia, diz que Gran Turismo vai unir passado, presente e futuro. O jogo estreia em março deste ano. (Imagem: Gran Turismo 7/Reprodução)
Foto: GameON

A maior novidade está para ser lançada. Cinco após Gran Turismo Sport, o maior tempo entre publicações de toda a franquia, Gran Turismo 7 criou uma expectativa nos fãs de resgatar a sua melhor essência não só no PS4, mas também no console da nova geração, o PS5. Este é o primeiro título multiconsole.

Anunciado pela primeira em 2020, o mais novo jogo de Gran Turismo promete utilizada toda a potência do hardware concedido pelo PS5. Essa será uma ótima oportunidade de experimentar os gatilhos táticos do controle DualSense do PS5, bem como os gráficos incríveis que, conforme mostram os trailers divulgados até agora, estão impressionantes.

Para ambas as versões, PS5 e PS4, foi revelado que o jogo terá campanha single player, herança do game anterior, e precisará de uma conexão de internet constante para salvar o progresso do jogador.

Gran Turismo 7 aparenta ser um compilado de ideias de jogos antigos para a nova geração. O menu principal do game lembra o de Gran Turismo 4. Efeitos e mudanças climáticas experimentadas nos Gran Turismo 5 e 6 também estarão de volta. Nas próprias palavras do produtor Yamauchi, Gran Turismo 7 será “uma combinação do passado, presente e futuro”.

Nesse sentido, com seus mais de 400 veículos confirmados, espera-se que o lançamento da Polyphony Digital consiga reunir novamente seus maiores fãs em um jogo mais conciso, inteligente e pronto para conquistar o mundo com suas qualidades.

Gran Turismo 7 estará disponível oficialmente no próximo dia 4 de março para PlayStation 4 e PlayStation 5.

E você, está ansioso para Gran Turismo 7? Conta pra gente nos comentários suas expectativas para o game e qual título da franquia é o seu preferido!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade