PUBLICIDADE

Desenvolvedores poderão usar 70% da memória RAM do PS4

29 jul 2013 09h43
| atualizado às 09h44
ver comentários
Publicidade
O novo PS4 custará US$ 399 e virá com o novo DualShock 4, além do PS Eye
O novo PS4 custará US$ 399 e virá com o novo DualShock 4, além do PS Eye
Foto: Divulgação

De acordo com fontes do site Digital Foundry, alguns desenvolvedores de games foram pegos de surpresa ao constatarem que só poderão usar cerca de 70% da memória RAM - parte responsável pelo processamento - do Playstation 4. Segundo a publicação, o sistema operacional do console usará 3.5 GB de seu total - 8 GB -, deixando 4.5 GB disponíveis para os jogos, com a opção de expansão em mais 1 GB com o recurso de "memória flexível".

A notícia pegou gamers e desenvolvedores de surpresa, já que a o uso da memória RAM parece desproporcional para o processamento de games. Para base de comparação, no concorrente Xbox One, que também terá 8 GB de RAM, seu sistema operacional usará 3 GB.

A movimentação após a notícia do Digital Foundry fez a Sony se manifestar em um comunicado:

"Gostaríamos de esclarecer esse mal-entendido entre o uso direto e flexível da memória. A memória direta será usada para a estrutura normal de jogo e controles.A memória flexível será controlada pelo sistema do PS4 em prol do jogo e também deixará espaço livre para suas funcionalidades. No entanto, essa memória extra é 100% do jogo, e nunca será usada somente no sistema operacional, sendo possível usá-la para os desenvolvedores criarem os jogos. Não faremos nenhum comentário sobre a quantidade de memória reservada para o sistema ou seu uso".

Sem mencionar as quantidades de memória reservadas para o jogo e sistema operacional, a Sony esclareceu o uso da parte "flexível", mas deixou o percentual de divisão sem solução.

<a data-cke-saved-href="http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe2.htm" href="http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe2.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade