PayPal não permite mais pagamentos no Steam no Brasil
Outros países também foram afetados pela decisão, que entrou em vigor no começo de julho
Alguns usuários perceberam nos últimos dias que o PayPal não oferece mais seus serviços no Brasil no Steam. Não apenas isso, mas a plataforma também não funciona mais em diversos outros países no serviço da Valve, aceitando apenas Euros, Dólares Canadenses, Dólares Americanos, Libras Britânicas, Iene Japonês e Dólares Australianos.
Segundo informado no Steam, que aparece quando você acessa ele em inglês (via Reddit), a Valve diz que isso ocorre devido ao banco responsável pelo processamento de transações no PayPal em determinadas regiões.
Ainda de acordo com a Valve, ela espera que o sistema seja reestabelecido nos países afetados, mas não soube dizer quando isso vai acontecer.
Aparentemente a situação do bloqueio do PayPal no Steam em várias regiões pode ter a ver com as tentativas recentes de censura. Semanas atrás, o Steam e o site Itch.io receberam pressão para remover jogos com conteúdos considerados adultos, pois se não fizessem isso poderiam perder acesso ao uso de pagamentos de bandeiras como Mastercard e Visa (via Adrenaline).
Os jogos em questão possuem cenas de sexo explícito, mas o banimento acabou afetando outras experiências que tratam sobre traumas e outros temas considerados controversos. O Itch.io já começou a trazer de volta alguns dos títulos gratuitos que haviam sido afetados, mas o Steam ainda não fez nada nesse aspecto.
Felizmente, os jogadores brasileiros ainda contam com diversas outras opções de pagamento no Steam, incluindo cartões de crédito, débito, boleto bancário e PIX.