PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

EA Sports UFC 5 terá novo motor gráfico e mecânicas atualizadas

Jogo de MMA foi desenvolvido com o motor gráfico Frostbite Engine e traz novo sistema de luta nas quedas

8 set 2023 - 17h19
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
EA Sports UFC 5 traz torneio de MMA mais famoso do mundo para consoles de nova geração
EA Sports UFC 5 traz torneio de MMA mais famoso do mundo para consoles de nova geração
Foto: EA / Divulgação

EA Sports UFC 5 foi anunciado para outubro e contará com atualizações importantes na gameplay, além de ter sido desenvolvido em um motor gráfico novo. O Game On participou de uma apresentação para a imprensa, onde a EA revelou maiores detalhes do jogo de luta que chega em breve aos consoles de nova geração.

Por padrão, a desenvolvedora lança os games de UFC a cada dois anos. Entretanto, para fazer uma transição de motor gráfico de forma mais adequada, a EA optou por esperar três anos para lançar o quinto jogo da franquia do maior torneio de lutas de MMA do mundo, EA Sports UFC 5.

UFC 5 foi desenvolvido na Frostbite

UFC 4 foi lançado em 2020, ou seja, chegou para a geração anterior de consoles. Dessa forma, para fazer uma boa estreia no PS5 e Xbox Series, a EA optou por trazer o quinto jogo para a Frostbite Engine, motor gráfico da própria empresa, que é visto em jogos como FIFA 23, Madden NFL 24 e no aguardado FC 24.

Os produtores de UFC 5 garantiram que o jogo chegará com o maior polimento e ausência de bugs possível. E neste caso, a diferença gráfica foi mostrada, com uma comparação entre os modelos utilizados para o antecessor e como os lutadores estão no próximo jogo, que chega em outubro.

Além disso, a EA utilizou a Frostbite para aumentar ainda mais a sensação de contato na troca de golpes dos lutadores. Outro detalhe que foi bastante trabalhado para UFC 5 foi a demonstração na tela dos golpes sofridos. Os ferimentos sofridos estão bem mais claros na tela dos jogadores.

Promessa de maior realismo na jogabilidade

Lenda do boxe, Muhamad Ali estará em EA Sports UFC 5
Lenda do boxe, Muhamad Ali estará em EA Sports UFC 5
Foto: EA / Divulgação

Os danos que cada lutador sofre também recebeu uma atualização de impacto direto na jogabilidade de UFC 5. Além dos machucados serem mostrados de forma muito mais realista, as consequências deles na gameplay também são maiores.

Em essência, a mecânica de estamina dos lutadores segue sendo a de maior importância na luta. A mudança é que os golpes sofridos afetam diretamente nessa estamina. Se o jogador está com um ferimento no seu lado direito do corpo e tenta dar golpes com o braço ou perna deste lado, o uso de estamina para o golpe será muito maior, além de possuir uma efetividade menor.

Relembre lutadores que já foram capa de EA Sports UFC Relembre lutadores que já foram capa de EA Sports UFC

Além disso, foi utilizado um exemplo de um lutador que recebeu um golpe no olho. Neste caso, além da própria estamina ser afetada pelo ferimento, que implica que o personagem está mais cansado, a habilidade de desviar de golpes e afins também sofre impacto.

Melhoria nas lutas em quedas

A luta no chão vai passar por mudanças novamente
A luta no chão vai passar por mudanças novamente
Foto: EA / Divulgação

Uma das reclamações mais antigas da franquia UFC é a jogabilidade na hora que os lutadores levam o confronto para o chão. A desenvolvedora trabalhou a mecânica até chegar em um mini-game para todas as quedas no UFC 4, que não foi uma solução que agradava a comunidade da série.

Agora, o mini-game se foi e as lutas de chão possuem, aparentemente, a mesma mobilidade e fluidez que todas as outras trocações. A EA anunciou a introdução do sistema Seamless Submission, que pode ser traduzido como algo parecido com submissão desatada.

Nos vídeos mostrados na apresentação é possível ver que as trocações de chão funcionam como uma extensão do sistema de agarramento das lutas em pé. Além disso, com a ausência do mini-game, a tela está limpa e os jogadores podem ver com clareza as possibilidades de troca de posição ou de saída dos agarramentos de chão.

Modo carreira ampliado

Modo carreira promete reproduzir a emoção das noites de luta no octógono
Modo carreira promete reproduzir a emoção das noites de luta no octógono
Foto: EA / Divulgação

A apresentação deixou claro que as principais mudanças para UFC 5 é realmente na parte gráfica e na jogabilidade de quedas. Entretanto, a empresa anunciou uma ampliação no já conhecido modo carreira dos jogos da franquia.

A apresentação da EA demonstrou que o início do modo carreira contará com um storytelling maior. Para ajudar nisso, UFC 5 conta com uma adição considerável de cutscenes na jornada do seu lutador para o topo do MMA.

Shevchenko e Volkanovski ilustram a capa da edição padrão de UFC 5
Shevchenko e Volkanovski ilustram a capa da edição padrão de UFC 5
Foto: EA Sports / Divulgação

Por fim, outras adições do jogo são, por exemplo, uma integração maior com o calendário do UFC no mundo real. A promessa é de que o jogo receba eventos regulares para manter a comunidade do novo game muito mais ativa.

EA Sports UFC 5 já está disponível para compra antecipada no PS5 e no Xbox Series X/S e será lançado apenas para estes consoles no dia 27 de outubro.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade