Análise: Sifu traz pancadaria cinematográfica para consoles Xbox
Jogo também recebe nova dose de conteúdo com a chegada do modo Arenas
Um dos primeiros sucessos de 2022, Sifu retorna para mais um round no final de março, levando suas sequências de ação inspiradas no melhor do cinema de artes marciais para os consoles Xbox e para a Steam.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Originalmente lançado para PC (via Epic Games Store) e para os consoles PlayStation e Switch, Sifu pode ser descrito como uma combinação de pancadaria beat 'em up e roguelike. O jogador controla um lutador (ou uma lutadora) que atravessa várias áreas de uma metrópole em busca de vingança pela morte de seu mestre (que em cantonês, se chama 'Sifu').
A mecânica roguelike única de Sifu é que toda vez que o personagem é abatido, ele pode retornar de onde parou, se levantando para continuar a briga, mas fica mais velho. A idade não diminui ao passar de fase e com o tempo, pode se tornar o maior inimigo, já que o personagem fica mais forte, mas para de aprender novas técnicas e sua saúde diminui conforme os anos avançam.
A trama é um conto típico de artes marciais, uma história de vingança e de redenção, pontuada por socos e pontapés. O melhor mesmo são as muitas cenas tiradas diretamente de filmes de kung fu e outros clássicos de ação. Os fãs de Bruce Lee, de Old Boy e mesmo de obras mais recentes, como Matrix ou a já saudosa série do Demolidor vão abrir sorrisos em mais de uma ocasião.
O sistema de combate é o grande atrativo, feito com capturas de movimentos de artistas marciais reais e transmitem muito bem a sensação de verdadeiros duelos entre mestres do kung fu. O novo modo Arenas, que chega em uma atualização também para as versões de PlayStation e da Epic Games Store, permite explorar esse elemento ainda mais, com seus requisitos bastante desafiadores para pontuar em cada luta.
São ao todo 45 desafios impiedosos para testar as habilidades (e a paciência) dos jogadores. Essas arenas são separadas do modo principal e incluem vários modificadores. Uma das mais legais, por exemplo, não permite o uso de armas, coloca a ação em câmera lenta quando o jogador se defende e tem gravidade baixa. Com todos os inimigos usando ternos pretos e óculos escuros e a chuva caindo lentamente, é uma experiência digna dos melhores momentos de Matrix.
O modo Arenas traz 10 horas extras de conteúdo, no mínimo, mas dependendo da sua (falta de) habilidade, acredite, pode ser muito mais. As lutas são exigentes e os inimigos mais fortes não perdoam erros do jogador. Pode ser frustrante, mas ao acertar as sequências de defesas e contra-ataques, há poucos jogos tão satisfatórios.
Sifu está disponível para PC (via Epic Games Store e Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Slocap.