Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Outlive 25 quer trazer clássico jogo brasileiro para uma nova geração, mas sem perder a essência

Remaster do game nacional lançado 25 anos atrás foi anunciado pela produtora curitibana Continuum; leia entrevista

29 abr 2025 - 09h57
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Fundadores da Continuum reunidos novamente em 2025: Henry Baggio, Rafael Dolzan, Rodrigo Dal’Asta, Alexandre Vrubel e Daniel Dolzan
Fundadores da Continuum reunidos novamente em 2025: Henry Baggio, Rafael Dolzan, Rodrigo Dal’Asta, Alexandre Vrubel e Daniel Dolzan
Foto: Divulgação

Lançado originalmente em outubro do ano 2000, Outlive foi um marco na história dos games no Brasil. Tratava-se de um jogo de estratégia em tempo real, gênero que bombava nos computadores naquela época: Age of Empires, Command & Conquer, WarCraft e Starcraft eram alguns dos jogos que faziam a cabeça dos jogadores e a Continuum Entertainment decidiu entrar no mercado com seu próprio RTS… e conseguiu!

Outlive chamou a atenção dos jogadores brasileiros e também da Take Two, publisher que procurava um jogo de estratégia para chamar de seu. Assim, Outlive se tornou o primeiro jogo brasileiro publicado mundialmente - um feito e tanto quando você pensa que isso aconteceu muito antes da distribuição digital, do Steam e outras lojas online encurtarem a distância entre os desenvolvedores e os jogadores em todo o planeta.

“Quando o Outlive foi lançado em 2000, as dificuldades para distribuir um jogo eram enormes. Os jogos eram vendidos em caixinhas e precisavam chegar fisicamente às lojas. Por algumas dificuldades de distribuição e falta de capilaridade, tanto no Brasil como no exterior, muitos jogadores não conseguiram ter acesso ao jogo”, relembra Rafael Dolzan, um dos criadores de Outlive e fundador da Continuum, em entrevista ao Terra Game On.

Logo do Outlive 25
Logo do Outlive 25
Foto: Divulgação

Dolzan aponta que Outlive foi um marco para a indústria brasileira de jogos por tudo que ele representou, mas que foi além. “No mercado mundial, o jogo trouxe caraterísticas únicas e inovadoras que até hoje não são vistas em outros títulos de estratégia”, conta o desenvolvedor. “Depois do boom dos RTS no início dos anos 2000, o número de títulos do gênero reduziu em quantidade e em qualidade, fazendo com que os jogadores ficassem ávidos por títulos do gênero que unam qualidade e a essência dos jogos de estratégia”.

Nesses anos todos o Outlive conquistou muitos fãs, apontou Dolzan, em razão da sua qualidade e diversão. E é de olho nesse público fiel e em uma nova geração de jogadores que a Continuum prepara o lançamento de Outlive 25, a recém-anunciada remasterização do jogo de estratégia para os computadores atuais.

“Esses fãs continuaram fieis e sempre pediam para que a Continuum trouxess o Outlive de volta”, conta Dolzan, lembrando que o jogo original não pode mais ser jogado nas plataformas de hoje em dia. “Assim, passados 25 anos do lançamento do jogo original e como a comunidade sempre foi a razão de existir da Continuum, resolvemos que era hora de atender os fãs e também trazer o jogo para as novas gerações”. Foi assim que nasceu Outlive 25, que segundo a Continuum, é o clássico de 2000, com visual HD de 2025, mantendo a essência dos jogos de estratégia em tempo real.

A produção envolveu também o retorno do time de criadores originais do jogo, como um grande reencontro da Continuum. Isso porque após o lançamento de Outlive, o estúdio teve que fechar as portas. “Cada membro da equipe acabou indo trabalhar em outras atividades que não eram relacionadas com jogos. Contudo, todos continuaram acompanhando o mercado, jogando jogos e a vontade de voltar a trabalhar nessa indústria continuava viva em cada um de nós”, conta Rodrigo Dal’Asta, co-fundador do estúdio brasileiro. “Reunir a Continuum nessa segunda fase é como retomar um sonho exatamente de onde ele parou, tendo a chance de escrever essa nova parte da história da Continuum e do Outlive”.

Outlive original
Outlive original
Foto: Reprodução

Adaptando Outlive para a nova geração

Dolzan diz que mesmo trabalhando em outros setores, a equipe continuou acompanhando a evolução do mercado de perto. “Sabíamos que com os novos modelos de distribuição - plataformas como a Nuuvem, publisher de Outlive 25 -  e o foco nos dias de hoje em jogos multiplayer, sejam competitivos ou cooperativos, deixavam o Outlive um produto mais atual ainda até do que quando foi lançado. Pode-se dizer que esses 25 anos ajudaram a reforçar as nossas convicções e mostrar que a comunidade era o nosso foco no passado e será o nosso foco nessa nova fase também”.

Dal’Asta também aponta o trabalho feito para preservar a experiência e entregar o jogo como ele sempre foi imaginado por seus criadores: “O que fez de Outlive um clássico, além da jogabilidade divertida e refinada, foi a sua personalidade tanto gráfica como sonora. Logo, como se trata de uma remasterização, os materiais originais estão sendo utilizados e são essenciais para manter essa personalidade. Contudo, estamos trabalhando na melhoria tanto da resolução como da qualidade dos gráficos e sons. O objetivo é trazer o Outlive para as novas gerações sem perder a sua essência”.

Para Dal’Asta, um dos pontos fortes do Outlive é o fato do jogo reunir as melhores características dos jogos de estratégia da época e trazer uma série de inovações. “Só lembrando de alguma inovações, Outlive foi o primeiro jogo a permitir 16 jogadores simultâneos, o primeiro a possibilitar que dois jogadores joguem a campanha do jogo em dupla controlando o mesmo exército, uma IA avançada que deixava os jogos contra o computador mais desafiadores, possibilidade de configurar a autonomia das unidades que eram mais inteligentes e auxiliavam o jogador em suas estratégias, árvore de pesquisas para melhorar as unidades e construções do seu exército, espionagem e contra-espionagem para deixar a estratégia ainda mais sofisticada, entre muitas outras características”, enumera o co-criador do RTS.

“Além disso tudo, tinha uma ferramenta que fazia toda diferença e permitia que os jogadores criassem seus próprios mapas e campanhas para compartilhar com os amigos, o Editor de Campanhas”, conta Dal’Asta, que reforça: “A participação da comunidade será fundamental para definir as novas características que serão acrescentadas ao jogo, afinal ouvir os jogadores e a comunidade sempre foi um compromisso da Continuum com o seu público”. Essa interação com a comunidade já estava presente no jogo de 25 anos atrás, que opinou em diversas melhorias implementadas antes do lançamento. “No Outlive 25 será da mesma forma. Vamos chamar a galera para participar e construir o jogo do jeito que os jogadores querem, mas claro, sem perder a essência de um clássico renovado para as novas gerações”.

Entre as novidades previstas para o game, a Continuum está planejando um sistema de ranqueamento para as partidas multiplayer, em um novo modo competitivo, por exemplo, mas a identidade gráfica e sonora será mantida - e a produtora não descarta adaptar Outlive 25 para outras plataformas no futuro.

“O primeiro desafio [do remaster] é reescrever parte das bibliotecas gráficas e sonoras”, conta Del’Asta. “A vantagem é que esta adaptação vai facilitar a portabilidade futura para outras plataformas. Outro tarefa complicada será adaptar o multiplayer para o Steam, afinal, na versão original o jogo rodava em um servidor próprio da Continuum, o CGS (Continuum Game Server) que não está mais ativo. Finalmente, uma tarefa fundamental será revitalizar o Editor de Campanhas que precisa ter a sua tecnologia renovada para voltar a funcionar”.

Outlive 25 será lançado primeiro para computador, em uma parceria entre a Continuum e a Nuuvem. Segundo a Continuum, a distribuição global do jogo será conduzida pela Nuuvem que é a plataforma de jogos mais importante da América Latina, além de ter parcerias no mundo todo que permitirão uma distribuição ampla nos principais mercados globais. “No futuro poderemos sim partir para outras plataformas, mas no momento o foco para o Oulive 25 é lançar a versão PC”, explicam os desenvolvedores.

A Continuum parece ter bastante trabalho pela frente no desenvolvimento de Outlive 25, mas sem dúvida, é um resgate importante da memória da indústria de jogos brasileira. “Os desafios são grandes, mas a vontade de trazer de volta o Outlive é muito maior”, concluem os fundadores da produtora curitibana.

Exclusivo para PC, Outlive 25 chega ainda em 2025.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade