PUBLICIDADE

Jogo do exército dos EUA, America's Army será desativado em maio

Game de tiro gratuito foi a maior ferramenta de recrutamento militar dos Estados Unidos

9 fev 2022 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários
America's Army será encerrado em maio
America's Army será encerrado em maio
Foto: US Army / Divulgação

O jogo de tiro America's Army será encerrado após 20 anos em operação. O exército dos EUA informou no fórum do game que todo o suporte e servidores oficiais para a versão atual, America's Army: Proving Grounds, serão encerrados no dia 5 de maio.

Lançado em 2002, America's Army é um jogo de tiro gratuito usado como ferramenta de propaganda e recrutamento para as forças armadas norte-americanas. Trata-se de um bom jogo de tiro tático, que também apresentava aspectos da rotina militar, como treinamento médico, pilotagem de Humvee e operação de sistemas de armas. Nas partidas multiplayer do jogo, todos os jogadores controlavam soldados do exército dos Estados Unidos, mas enxergavam o time adversário como uma facção inimiga genérica.

Mesmo não sendo tão popular quanto Call of Duty ou Battlefield, America's Army chegou a ser listado entre os 50 jogos de PC mais importantes de todos os tempos, por seu papel em aproximar o público jovem da carreira militar e incentivar o recrutamento de novos soldados nos EUA. Em 2008, um estudo do MIT verificou que 30% dos americanos entre 16 e 24 anos tinham uma impressão mais positiva do exército por causa do jogo. Segundo o estudo, America's Army tinha mais impacto no recrutamento do que todas as outras formas de propaganda das forças armadas juntas.

A banda de punk rock canadense Propagandhi compôs um amúsica de proteto contra o jogo em 2005. Intitulada "Die Jugend Marschiert", a faixa foi hospedada em um site falso do game, onde ainda está disponível

Time de esports do exército dos EUA
Time de esports do exército dos EUA
Foto: US Army / Divulgação

Em 2013, foi lançada a última versão do jogo, America's Army: Proving Grounds. Um novo jogo chegou a ser considerado, mas as forças armadas dos EUA parecem mais interessados em recrutar jovens soldados através dos esports e de plataformas de streaming, com a formação do U.S. Army Esports Team.

O game de tiro ainda conta com uns poucos jogadores: segundo o site SteamCharts, cerca de 300 jogadores seguem ativos em Proving Grounds. Os servidores privados, o editor de missões e outras funções offline do jogo continuarão funcionando depois do encerramento.

Gratuito para jogar, America's Army está disponível, por enquanto, para PC.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade