PUBLICIDADE

Um mapa da história dos jogos de Resident Evil

Confira a extensa história da franquia de jogos Resident Evil, incluindo o arco principal e os spin-offs que compõem a narrativa.

19 jul 2021 11h20
| atualizado às 12h14
ver comentários
Publicidade
Foto: Capcom

Resident Evil Zero

Tudo começa no título Resident Evil Zero, que é cronologicamente o primeiro jogo da franquia -- apesar de não ser o primeiro jogo a ser produzido. Neste título, jogamos com Rebecca Chambers, membro da parte médica da equipe Bravo da STARS -- policiais de resgate da RPD, Delegacia de Polícia de Raccoon City.

Esta mesma equipe foi enviada às montanhas Arklay, nos arredores de Raccoon City, para investigar casos de canibalismo que rondavam o local, mas após um pouso forçado do helicóptero em que estavam, a equipe se separa e Rebecca encontra Billy Coen, um assassino (falsamente acusado) que estava prestes a ser executado.

Eles se encontram num trem e entendem que devem trabalhar juntos para sobreviver aos zumbis e monstros do local. O trem pára em um laboratório misterioso e, após algumas buscas, a dupla se vê na mansão Spencer, origem de todas as coisas horríveis vistas anteriormente.

Eles derrotam os monstros e seus maiores vilões e, depois disso, Rebecca -- que reconhece a inocência de Billy --, apenas o informa que ele será dado como morto e cada um segue seu caminho.

Resident Evil (Remake)

Foto: Capcom

Depois disso, vimos em Resident Evil (ou Resident Evil Remake, como é conhecida a versão do jogo, lançada em 2002) a equipe Alpha dos STARS em busca da equipe Bravo, pois esta havia perdido contato com sua base.

Ao chegarem lá, eles encontram os destroços do helicóptero da equipe parceira e, pouco depois, cães raivosos começam a persegui-los. Os poucos que não foram brutalmente mortos conseguiram adentrar uma mansão logo à frente, e eles são: Jill Valentine, Chris Redfield, Albert Wesker e Barry Burton.

Esta é a mansão Spencer, que está repleta de zumbis e monstros, tudo resultado de experimentos ilegais realizados em nome da Umbrella Corporation, empresa farmacêutica que tinha um laboratório escondido na mansão.

Foto: Capcom

Após os membros da equipe Alpha se separarem para descobrir pistas sobre como sair dali, eles acabam encontrando os membros da equipe Bravo mortos, exceto por Rebecca, que inclusive salva Chris de um envenenamento. Wesker é revelado como traidor: ele era agente duplo, trabalhando para a Umbrella e para a RPD.

Depois da equipe descobrir que há um laboratório secreto e vários documentos provando todas as irregularidades dali, Wesker tenta matar o restante da equipe ao ativar um Tyrant (uma espécie de "arma biológica", neste caso, um monstro programado para matar quem estivesse ali). Wesker aparentemente foi morto, a equipe STARS é resgatada por seu piloto, Brad, e a mansão é destruída.

Resident Evil 2

Foto: Capcom

Dois meses após os eventos na mansão Spencer, as pessoas de Raccon City começaram a ser contaminadas pelo T-vírus, que acabou sendo difundido no sistema de esgoto da cidade -- marcando o início de Resident Evil 2.

Aqui temos Leon S. Kennedy, um policial em seu primeiro dia de trabalho, e Claire Redfield, irmã de Chris, que está em sua busca. Ambos se encontram na situação caótica da cidade e decidem se abrigar na delegacia de polícia.

Lá, descobrem que Chris foi investigar a Umbrella na Europa e não possuem mais motivos para ficar, então saem em busca de outros sobreviventes e, de alguma maneira, fugir da cidade. Leon encontra Ada, uma mulher que diz procurar seu namorado, John, e Claire encontra Sherry, uma garotinha que estava em fuga de um monstro.

É descoberto que o chefe da polícia sabia o que estava acontecendo com a Umbrella e escondia todos os fatos, incluindo sobre o desenvolvimento do G-vírus, um novo patogênico. O monstro perseguidor de Sherry é William Birkin, seu pai e cientista responsável pela criação do G-vírus, que o acabou injetando em si mesmo quando atacado por agentes da Umbrella que tentavam pegar uma maleta contendo amostras do T-vírus e G-vírus.

É neste momento que o T-vírus acidentalmente entra no sistema de esgoto. A mãe de Sherry parte em sua busca e revela a Leon que Ada, na verdade, é uma espiã que tenta roubar uma amostra do G-vírus.

Também é revelado que Birkin inseriu em sua filha um embrião, para que houvesse descendentes do vírus, entretanto, Annette (mãe de Sherry) diz à Claire como criar uma vacina para sua filha. Elas conseguem essa vacina e salvam a menina. Depois de algumas lutas e muitas emoções, Leon e Claire derrotam Birkin, que foi extremamente alterado, passando por mutações diversas, e escapam da cidade. O fim de Ada é implícito.

Resident Evil 3: Nemesis

Foto: Capcom

Agora em Resident Evil 3: Nemesis, vemos a aclamada Jill Valentine, membro da equipe Alpha da STARS, tentando fugir da cidade de Raccoon City. Ela vasculha a cidade até chegar na RPD. Lá, encontra Brad, o piloto de helicóptero que vemos em Resident Evil Remake, que infelizmente é morto por Nemesis, o antagonista do jogo.

Nemesis é uma BOW (algo como "arma biológica orgânica") que foi concebida para matar todos os membros restantes da STARS, numa tentativa da Umbrella de acabar com qualquer testemunha que soubesse de seus planos.

Após matar Brad, Nemesis passa a perseguir Jill. A protagonista se encontra com outros sobreviventes: Carlos Oliveira, Nikolai Zinoviev e Mikhail Victor. Para escapar da cidade, eles partem para a Torre do Relógio, onde um helicóptero os tiraria de lá.

Entretanto, durante o caminho, Mikhail se sacrifica para que Jill e Carlos chegassem ao local vivos -- Nikolai havia sido dado como morto após um ataque zumbi. Ao sinalizar para o resgate, o helicóptero se aproxima, entretanto Nemesis atinge o meio de transporte com um disparo de bazuca.

Neste momento, Jill deve lutar com ele novamente, mas ela é atingida e infectada pelo T-vírus, mas mesmo assim o derrota. Ela desmaia e Carlos vai ao seu resgate. Carlos consegue uma vacina e a aplica em Jill que, depois de recuperada, acaba encontrando Nikolai, que revela ser um supervisor da operação, a fim de reunir dados sobre a Umbrella. Jill e Carlos fogem ao estrondo de um monstro e, ao tentar alcançá-lo, Carlos informa a Jill que um míssil será jogado na cidade para erradicar a, até então, epidemia, de vez por todas.

Após derrotar Nemesis mais uma vez, Jill encontra Nikolai numa fábrica que, num helicóptero, começa a atacá-la. Ele revela que matou seus companheiros e receberá uma grande recompensa da Umbrella caso a mate também. Ele, entretanto, foge, e Jill derrota definitivamente Nemesis. Jill e Carlos são resgatados de helicóptero por Barry, de Resident Evil Remake.

Resident Evil: Code Veronica X

Foto: Capcom

Três meses após os eventos de RE 2 e 3, Claire Redfield, em Resident Evil: Code Veronica X, invade a sede da Umbrella em Paris a fim de conseguir informações sobre o paradeiro de seu irmão, mas é capturada e enviada à Ilha Rockfort.

Com a instalação sendo destruída e -- quase -- todos ali presentes sendo infectados pelo T-vírus, a protagonista se encontra com Steve Burnside, outro prisioneiro do local. Ambos começam sua jornada para fugir dali. A dupla encontra Alfred Ashford, o homem que comanda o local e visivelmente possui transtornos psicológicos.

Claire e Steve conseguem algumas informações sobre Alexia e Alexander Ashford, irmã e pai de Alfred, e após muitas lutas, ambos conseguem pegar um avião para fugir dali. Alfred, entretanto, manipula o destino do avião para uma base da Umbrella na Antártida (durante a viagem, Claire tem pesadelos com a Ilha Rockfort e este sonho é contemplado no jogo Resident Evil Survivor 2 CODE: Veronica).

Neste local, encontram- se encontram Alexander e Alexia, ambos infectados pelo T-Veronica. Alexia testou o vírus no próprio pai e o resultado foi catastrófico, transformando-o num monstro, que foi preso no porão do local. Aprendendo sobre como lidar com o T-Veronica, Alexia aplica o vírus em si e dorme numa cápsula de criogenia.

Quando Steve fere Alfred, Alexander parte para cima dos dois, mas acaba sendo morto. Prestes a morrer, Alfred acaba revendo a irmã e, pouco depois de morrer, Alexia acorda e persegue a dupla. Com o poder de controlar a mutação, Alexia captura Steve e prende Claire. 

Enquanto isso, Chris chega na Ilha Rockfort após ser informado que sua irmã estaria lá, mas é confrontado por Wesker, que não morreu e fez experimentos em si, tornando-o super-humano e revelando ter infectado toda a Ilha a fim de conseguir o T-Veronica.

Chris derrota Wesker -- por enquanto -- e vai para a Antártida. Ao chegar lá, encontra Claire aprisionada e ambos partem para encontrar Steve e vencer Alexia. Steve acaba sendo infectado e se transformando, Alexia prende Claire para que Steve a mate, mas por um lapso ele lembra-se de quem ela era e ataca Alexia, fazendo com que a vilã o mate.

Os irmãos trabalham juntos e conseguem derrotar de vez Alexia e, para fugir, Chris precisa ativar o sistema de autodestruição do local. Ao fazê-lo, ambos se reúnem para escapar, entretanto são impedidos por Wesker, que acaba soterrado em vigas de ferro.

Resident Evil: The Darkside Chronicles

Foto: Capcom

Os irmãos Redfield conseguem fugir com a missão de destruir a Umbrella de uma vez por todas. Indo para o spin-off Resident Evil: The Darkside Chronicles, Leon e seu parceiro Jack Krauser são enviados numa missão para investigar um caso de bioterrorismo na América do Sul. Ao final da missão, Krauser é ferido e procura Wesker para saber como se curar, e acaba se aliando ao vilão.

Resident Evil 4

Foto: Capcom

Poucos anos depois, em Resident Evil 4, vemos Leon S. Kennedy sendo enviado à uma aldeia na Espanha para investigar o sumiço da filha do presidente dos EUA, Ashley Graham. Chegando lá, ele se depara com aldeões que são devotos aos Los Iluminados, seita responsável pelo sequestro de Ashley. Leon, então, é capturado pelo chefe da aldeia, Bitorez Mendez, que injeta o parasita Las Plagas no protagonista. Depois, ele é confinado com Luis Sera, outra vítima da seita.

Ambos trabalham juntos e escapam, cada um por um caminho, mas antes que o façam, lhes foi revelado que o plano seria injetar o Las Plagas em Ashley, para que houvesse uma catástrofe nos EUA quando ela retornasse. Mesmo infectada, Leon consegue resgatá-la e ambos procuram refúgio num castelo. O castelo pertence a Ramon Salazar, outro vilão da história.

Luis Sera aparece com pílulas para retardar os efeitos do parasita e uma amostra do Las Plagas, mas é morto por Osmound Saddler, líder da seita, que fica com a amostra, mas Leon e Ashley conseguem tomar as pílulas. Ashley é capturada novamente, e então Leon deve enfrentar Salazar para encontrá-la, reencontrando Ada Wong no caminho, mulher que sempre está envolta em mistério.

Foto: Capcom

Leon encontra Krauser, seu antigo parceiro, que é o verdadeiro responsável pelo sequestro de Ashley. Após derrotá-lo, com ajuda de Ada, Leon consegue resgatar Ashley. Num equipamento elétrico, Leon e Ashley conseguem remover o parasita de seus corpos e, depois disso, encontram Saddler, que está fazendo Ada de refém.

Novamente com a ajuda de Ada, Leon consegue derrotar Saddler, fugindo com Ashley num jet-ski enquanto Ada foge de helicóptero em posse de uma amostra do Las Plagas. Ada havia sido enviada por Wesker para conseguir a amostra, entretanto, ela o envia uma "amostra falsa", enquanto a verdadeira ficou com ela.

Resident Evil Revelations

Foto: Capcom

Temos, na mesma época, o spin-off Resident Evil Revelations, que traz o encontro de Jill por Chris, após buscas pelo agente em um navio. Lá, eles se deparam com o T-Abyss, desenvolvido pelo Il (iL) Veltro, uma nova corporação no ramo de bioterrorismo. No final, os heróis escapam do navio e conseguem derrotar Il Veltro.

Resident Evil 5

Apesar da fundação da BSAA (algo como "Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo") ser antes deste título (Resident Evil 5), aqui é onde a corporação mundial começa a ser explorada. Tudo começa com Chris e sua parceira Sheva Alomar sendo enviados à África para investigar armas biológicas sendo vendidas por Ricardo Irving. Eles são guiados pelo mentor de Sheva, que, nos dados apresentados, mostra uma foto de Jill, que fora dada como morta há três anos, após uma missão com Chris.

Foto: Capcom

Lá, eles descobrem que os aldeões foram infectados com o Las Plagas e perseguem Irving, mas quando quase conseguem pegá-lo, uma pessoa encapuzada o tira dali. Depois de ver a foto, Chris acredita fielmente que Jill ainda está viva. Eles acabam localizando Irving, que injeta em si uma variante do Las Plagas para matar a dupla, mas acaba sendo derrotado. 

Eles vão até uma caverna onde há uma flor, que é usada para a produção do T e G-virus, e tem sido usada para fazer um novo vírus chamado Uroboros. Chris e Sheva prosseguem e encontram Excella Gionne, diretora da Tricell, empresa farmacêutica que quer prosseguir com os estudos da Umbrella. A dupla alcança Excella, mas é impedido por Wesker e a pessoa encapuzada, que revela ser Jill, que está sendo controlada por Wesker através de um dispositivo em seu busto. 

Excella e Wesker fogem enquanto Chris e Sheva lutam contra Jill, mas conseguem remover o dispositivo, deixam-na se recuperando e partem em busca dos vilões. Wesker trai Excella e injeta nela uma amostra do Uroboros, sendo derrotada pela dupla da BSAA. Depois disso, Wesker é exposto ao vírus e enfrenta ambos, enquanto Chris e Sheva são resgatados de helicóptero por Jill. Wesker, completamente transformado, se lança no helicóptero, mas é atingido por Chris e Sheva, que o derrotam definitivamente.

Resident Evil Revelations 2

Semelhante à jogabilidade de seu primeiro título, Resident Evil Revelations 2 traz Claire Redfield e Moira Burton, filha de Barry Burton, visto em RE Remake, sendo sequestradas. Barry vai atrás delas e, no meio do caminho, encontra Natalia, uma garota enigmática.

Após desvendarem os mistérios do local, todos saem vivos, inclusive Natalia, que estava sendo perseguida pela vilã, Alex Wesker, para direcionar sua consciência para o corpo da menina. 

Resident Evil 6

Foto: Capcom

Falaremos agora do maior jogo da franquia: Resident Evil 6. Começamos com Jake Muller, um mercenário sendo perseguido e tendo como guarda-costas Sherry Birkin, a garota resgatada em RE 2. Ao mesmo tempo, Chris e sua equipe da BSAA chegam ao local e é revelado que a trama está envolta por um novo vírus: o C-vírus.

Os quatro trabalharam juntos para derrotar várias BOWs, que foram enviadas para capturar Jake, mas conseguem derrotá-las. Depois disso, Jake e Sherry fogem de avião, mas são perseguidos por Ustanak, outra BOW, e acabam caindo nas montanhas gélidas do local.

Enquanto fugiam, Chris e sua equipe são emboscados por Ada Wong, que joga uma bomba contendo agulhas com o C-vírus e todos da BSAA são infectados e mortos, exceto Chris e Piers Nivans. Chris é atacado e fica inconsciente, mas Piers o salva e ambos  conseguem escapar dali.

Chris é hospitalizado e, apesar de ter recobrado a consciência, não se lembra do que houve. Após Jake e Sherry vasculharem a montanha em que caíram, acabam sendo perseguidos por Ustanak. A dupla consegue evitá-lo e prosseguir com a fuga, até que Ada aparece, rendendo ambos, revelando a Jake que ele é filho de Albert Wesker e aprisionando-os numa sede da Neo-Umbrella, na China. 

Agora vemos Leon S. Kennedy sendo obrigado a matar o presidente dos EUA porque ele havia sido infectado com o vírus na véspera, quando estava prestes a revelar tudo o que houve em Raccoon City. Helena Harper estava no local e acaba dizendo que foi culpada de tudo, pois havia sido chantageada por Derek Clifford Simmons, o antagonista deste título.

Ambos se unem e partem para a catedral do local, onde a irmã de Helena, Deborah, está sendo feita de refém. Chegando ao subsolo da catedral, ambos encontram Deborah, que estava sendo ameaçada para o caso de Helena não fazer seu trabalho com o presidente, mas Deborah acaba sendo infectada pelo vírus. Infelizmente, a irmã de Helena se transforma em um monstro e ataca a dupla, mas Ada Wong aparece e ajuda a derrotar a criatura.

Foto: Capcom

Leon e Helena escapam do local e são informados de que Simmons pretende acusá-los de ter matado o presidente. Então, com a ajuda de Hunnigan, assistente remota de Leon, ambos forjam suas mortes e partem em busca de Simmons, na China.

Voltamos para Chris, que se recuperou do acidente e é convencido por Piers a voltar ao campo de batalha. A então dupla de militares vai para a China, onde há um novo ataque da Neo-Umbrella. Apesar de sua missão, Chris ainda guarda remorsos do que Ada fez à sua equipe e Piers tenta sempre lembrar ao capitão que a missão deles é de salvar o mundo destes ataques e tentar esquecer o que houve no passado.

Indo novamente ao cenário de Jake e Sherry presos na base da Neo-Umbrella na China, vemos que Jake consegue libertar a si e Sherry, e então ambos começam sua fuga da instalação. Quando saem, pegam uma moto e tentam fugir dos capangas, indo de encontro a Simmons.

É bom lembrar que Sherry está "protegendo" Jake a mando de Simmons, apesar dela não saber de suas reais intenções. Neste meio tempo, Leon e Helena, que estavam sobrevoando o local, são atacados por uma BOW e acabam tendo que forçar uma aterrissagem no meio da cidade.

Quando saem do avião, a dupla encontra Jake e Sherry, as duplas trocam algumas informações mas são interrompidas por Ustanak, que continua perseguindo Jake Muller. Eles atrasam a BOW e Sherry diz que trabalha pra Simmons, então Leon a alerta sobre seus perigos.

Foto: Capcom

As duplas se separam, com Jake e Sherry indo ao encontro de Simmons e Leon e Helena tentando alcançá-los. Leon e Helena se encontram com Chris e Piers, que acabam avistando Ada, e todos vão atrás da moça. Chris tenta matá-la, mas Leon o impede e ambos começam uma luta, até que Ada consegue fugir.

Os amigos se acertam, Leon e Helena seguem ao encontro de Simmons e Chris e Piers vão atrás de Ada. Leon e Helena se encontram novamente com Jake e Sherry, ambos os grupos ficam de frente com Simmons, e o vilão revela seus planos de infectar -- literalmente -- todo o mundo. Um capanga de Ada, entretanto, infecta Simmons com o vírus. 

Simmons tenta fugir e ordena que os quatro sejam mortos. Neste momento, Sherry entrega a Leon um chip contendo as informações sobre a cura do vírus. Leon e Helena partem em busca de Simmons enquanto Sherry e Jake, novamente, são capturados, mas dessa vez levados a uma plataforma no mar.

Agora, com Chris e Piers em perseguição de Ada Wong, eles acabam a encurralando, e ela é morta por um tiro desconhecido, deixando uma amostra do C-vírus cair. A dupla pega a amostra e foge do local. Helena verifica o chip entregue a Leon e descobre que a cura do C-vírus é Jake Muller, e que é por isso que a garota está protegendo-o a qualquer custo.

Leon entra em contato com Chris para contar sobre Jake e revela que ele é filho de Wesker. Chris também diz a Leon que Ada está morta e ambos ficaram impactados com as notícias.

Foto: Capcom

Leon e Helena são encurralados por zumbis mas, pela surpresa de todos, Ada Wong aparece e salva-os mais uma vez. Eles encontram Simmons, que está se transformando, e os três derrotam, por enquanto, o monstro. Ada parte, apenas dizendo que eles (ela e Leon) se verão de novo.

Chris e Piers encontram Jake e Sherry na base em que haviam sido presos e Chris revela ter matado seu pai. Jake quase mata Chris, mas entende que tudo aquilo é para um bem maior. Chris e Piers ficam para enfrentar uma BOW gigante que fora desperta enquanto Jake e Sherry escapam. Em um último encontro com Ustanak, Jake e Sherry enfrentam a criatura, que acaba morta numa poça de lava.

A BOW gigante esmaga um braço de Piers e captura Chris, e então, num momento desesperado, Piers injeta em si mesmo a amostra do C-vírus, regenerando seu braço e o transformando numa "arma de disparos elétricos", o que acaba salvando a vida de ambos. 

O local está desabando e se destruindo, então Piers coloca Chris numa cápsula para escapar do local, ficando para trás e salvando seu capitão. E, por fim, Leon e Helena enfrentam várias mutações de Simmons, a última delas sendo num heliporto, em que Ada Wong deixa um lança-mísseis e provas de que Simmons era o único culpado por todo o desastre, incluindo a morte do presidente.

Assim, Leon mata Simmons definitivamente e escapa dali com Helena, com o helicóptero. No final, Leon, Helena e Hunnigan vão ao enterro de Deborah (irmã de Helena), Chris continua com suas contribuições à BSAA e Jake propõe um jantar com Sherry. Sobre Ada, na verdade havia um clone dela controlado por Carla Radames, a mando de Simmons, que fez de tudo para infectar o mundo todo, além de matar grande parte da equipe de Chris e culpar Ada por isso.

Há um episódio em que jogamos com Ada e é mostrado que a espiã vai atrás dessa farsante, consegue eliminá-la e inclusive acabar com as provas que a incriminam, evidenciando seu grande poder desde RE 2, isso tudo sem deixar de lado suas emoções para com Leon.

Resident Evil 7

Foto: Capcom

Mudando completamente de cenário e história, em Resident Evil 7 (semelhante à introdução de Claire, em RE 2) somos apresentados a Ethan Winters, um homem comum que vai em busca de sua esposa que, até então, havia viajado a trabalho há alguns anos, mas enviou uma mensagem a ele, solicitando ajuda.

Ethan chega numa casa abandonada no meio de um pântano da Louisiana, encontrando sua esposa, Mia, presa no porão do local. Após libertá-la, ambos tentam escapar da casa, mas Mia ataca violentamente Ethan, forçando-o a matá-la. Ethan é contatado por um telefone ali próximo e uma mulher chamada Zoe oferece ajuda.

Mia aparece novamente e decepa a mão esquerda de Ethan, que desmaia, e logo em seguida aparece Jack Baker, que o captura. Ao acordar, Ethan repara que sua mão foi colada no lugar e grampeada. Ele está numa mesa com a família de Jack: Marguerite, sua esposa; Lucas, seu filho; e uma senhora numa cadeira de rodas. Ethan se desprende e tenta fugir da família Baker, mas é impedido por Jack novamente, que agora está aparentemente mais agressivo e com poderes de regeneração, mas Ethan o vence. 

Zoe fala com Ethan novamente, revelando ser filha de Jack e que todos ali, inclusive Mia, estão infectados por uma doença grave, mas que há uma maneira de curá-la com um soro. Ethan vai atrás dos ingredientes e, para isso, precisa derrotar Marguerite.

Após fazê-lo, ele vai ao encontro de Zoe para preparar o soro, mas ela e Mia são capturadas por Lucas. Ethan enfrenta armadilhas para alcançá-los, então Lucas foge deixando as mulheres para trás. Zoe consegue fazer duas doses do soro, mas seu pai aparece completamente transformado e, para derrotá-lo definitivamente, Ethan usa uma das doses no monstro. Neste momento, Ethan deve escolher para quem dará o soro: Mia ou Zoe. 

O jogador faz a escolha, mas de qualquer maneira é revelado que uma garota chamada Eveline chegou lá com Mia e, depois dessa chegada, tudo mudou. Então Mia tem visões de Eveline a chamando de mãe, até sua memória ser eventualmente restaurada, lembrando-a de que ela trabalhava em uma operação, na qual desenvolveu Eveline para ser uma arma biológica. A menina, no entanto, se rebelou e destruiu o navio em que estavam, infectando Mia e a fazendo se passar por sua mãe, até chegarem aos Bakers.

Foto: Capcom

Isso tudo acontece num barco, com o qual tentam sair dali. Ao desembarcarem, Ethan encontra um laboratório escondido, descobrindo que Eveline é capaz de infectar as pessoas com o Mofo, novo patogênico da franquia, causando insanidade nos infectados e poderes regenerativos, além de poder controlá-los ao seu bel prazer. Depois de infectar Mia e os Baker, Eveline, em sua obsessão em ter uma família, atrai Ethan ao seu encontro. 

Lucas revela que seria imunizado caso oferecesse informações sobre a criança à corporação responsável por Eveline. Utilizando o material genético de Eveline encontrado no laboratório e os equipamentos presentes, Ethan desenvolve uma toxina para matá-la.

Ele volta à casa através de túneis, acaba sendo atacado por Eveline através de alucinações, mas não se deixa sucumbir. Ethan injeta a toxina e, ao invés de matá-la, Eveline acaba se revelando ser aquela senhora na mesa e se transforma num monstro gigante. Com o auxílio de uma equipe comandada por Chris Redfield, que chega ao local, Ethan a derrota de vez.

Resident Evil Village

Foto: Capcom

No oitavo jogo da saga (Resident Evil Village), temos Ethan e Mia após três anos dos eventos com os Baker, morando na Europa por mando de Chris. Eles têm uma filha chamada Rosemary (ou Rose). Certa noite, Chris invade a casa dos Winter, mata Mia e sequestra ambos Ethan e Rose.

Ethan acorda desnorteado numa aldeia, que é atacada por lobisomens. Em um ataque, Ethan é capturado e levado à sacerdotisa do local: Mãe Miranda. Enquanto é revelado que ela e os quatro Lordes comandam a região, Ethan escapa para o castelo de um deles, no caso, Lady Dimitrescu. Ele passa por várias provações no castelo, mas consegue derrotar a Lady e suas filhas.

Depois disso, ele encontra o Duque. O Duque é um mercador que dá dicas a Ethan sobre como prosseguir e vende coisas ao protagonista. Ele revela que, para resgatar sua filha, Ethan deve reunir as partes da criança que estão em frascos em posse de cada Lorde, incluindo o que já estava com ele, pego ao derrotar Dimitrescu.

Depois desse esclarecimento, Ethan derrota outros dois Lordes e resgata mais dois frascos, porém, ao chegar ao último Lorde, Heisenberg, este lhe oferece ajuda para derrotar Mãe Miranda, mas Ethan se recusa e derrota o homem. Ethan encontra Chris e cobra o soldado sobre a morte de sua mulher, então Chris explica que ele matou, na verdade, a Mãe Miranda disfarçada de Mia, uma vez que a vilã planejava sequestrar Rose para reviver sua filha, Eva, que morreu na Primeira Guerra Mundial. 

Mãe Miranda aparece e revela seus planos para tomar Rose e reviver Eva, e depois disso mata Ethan. Chris e sua equipe tiram Ethan e Rose dali, descobrindo que há uma caverna subterrânea, onde há a origem do Mofo, o Megamiceto, também conhecido como "Raiz do Mal".

Chris planta uma bomba no local e prossegue nas entranhas da caverna, encontrando também um laboratório de Mãe Miranda, inclusive descobrindo que ela foi mentora de Oswell E. Spencer, um dos fundadores da Umbrella. Chris também descobriu sobre como Mãe Miranda pretendia usar o corpo de Rose como receptáculo para ressuscitar Eva, uma vez que Rose possuía fortes poderes herdados de Ethan e Mia.

Mia é resgatada por Chris e lhe revela que Ethan havia morrido há tempos e, na verdade, também era apenas um corpo infectado com o Mofo. Após ser morto por Mãe Miranda, Ethan entra em contato com Eveline, e a menina revela ao protagonista que ele está morto desde que Jack Baker o matou, em seus primeiros encontros, mas por conta do Mofo pelo qual havia sido infectado, ainda conseguiu sobreviver.

Depois disso, Ethan revive e vai de encontro a Mãe Miranda que, ao tentar ressuscitar Eva, ressuscita Rose. Furiosa, a vilã batalha com Ethan e acaba sendo derrotada, porém, a bomba plantada por Chris ainda não havia explodido, então Ethan se sacrifica para poder explodi-la. O final do jogo mostra Rose, já adolescente, visitando o túmulo do pai, sendo logo após chamada para uma missão. Ela entra num carro e alguém desconhecido se aproxima.

E essa foi a história completa dos jogos de Resident Evil, montada neste mapa de forma cronológica.

Agora, só nos resta aguardar os próximos títulos para saber mais! Incluindo o recém-lançado filme da Netflix, Resident Evil: No Escuro Absoluto.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade