PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Games, animes e mangás: indústria homenageia Akira Toriyama

Criador de Dragon Ball influenciou diretores, produtores e artistas no Japão e no mundo

8 mar 2024 - 09h14
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama morreu aos 68 anos
Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama morreu aos 68 anos
Foto: Bird Studio / Reprodução

A morte de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, abalou fãs ao redor do mundo, incluindo muitos nomes conhecidos das indústrias de animação, games e mangás, que prestaram suas homenagens ao artista nas redes sociais.

O criador de One Piece, Eiichiro Oda, publicou uma longa carta no site da revista Shonen Jump. Além dele, os diretores Katsuhiro Harada, de Tekken, e Yoshinori Ono, de Street Fighter V, e o criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, lamentaram a morte de Toriyama no X (ex-Twitter):

"Descanse em paz, Akira Toriyama sensei", disse Harada, diretor dos jogos de luta da Bandai Namco.

"Eu acabei de receber notícias tristes. O artista de mangá Akira Toriyama faleceu... Estou cheio de pesar. Seu trabalho despertou minha criatividade. Obrigado, e que você descanse em paz...", disse Ono, que dirigiu games da franquia Street Fighter, da Capcom.

"Toriyama-san me ensinou o que significa ser um 'profissional' e o que é 'trabalho'. Eu o respeito profundamente do fundo do meu coração. Rezo com sinceridade para que sua alma possa descansar em paz", disse Hironobu Sakaguhi, criador da franquia Final Fantasy, da Square Enix.

Quem também manifestou seus sentimentos pela morte de Akira Toriyama foi o ator Jackie Chan (A Hora do Rush, Karate Kid), que compartilhou uma homenagem em sua conta no Weibo, microblog chinês que segue o mesmo estilo do X:

Jackie Chan presta homenagem a Akira Toriyama em sua conta Weibo
Jackie Chan presta homenagem a Akira Toriyama em sua conta Weibo
Foto: Reprodução

"Akira Toriyama-sensei, obrigado por criar tantas obras clássicas. Elas estarão eternamente presentes nesse mundo. Descanse em paz.", diz a legenda.

O músico e compositor Tee Lopes (TMNT: Shredder's Revenge) também manifestou seu pesar com a notícia da morte do criador de Dragon Ball:

"Meu coração simplesmente parou. Obrigado por todos os personagens e aventuras, os golpes especiais de faz de conta nas férias, adesivos, pôsteres, cards e figurines. Os videogames. As dúvidas e especulações antes e depois de cada episódio. As risadas do mangá. A inspiração em todos os desenhos e os tópicos que começaram tantas conversas e amizades", disse o compositor. "Obrigado pela minha infância".

O dublador Kevin Afghani, que deu voz aos irmãos Mario e Luigi no recente Super Mario Bros. Wonder também se manifestou:

"Não há como subestimar quão grande foi o impacto de Akira Toriyama no mundo e na cultura. Para os amigos e familiares, desejo todo meu amor e condolências. Nós estamos todos de luto por vocês".

Toriyama morreu em 1º de março após um derrame de sangue no cérebro. Um funeral foi realizado com parentes próximos do artista. Datas para eventos oficiais de despedida ainda não foram divulgadas.

Seu maior sucesso, Dragon Ball, é uma das séries de anime e mangá mais populares do mundo, com mais de 260 milhões de cópias vendidas, exibido em 40 países e que rendeu brinquedos, action figures, jogos eletrônicos e uma adaptação live action no cinema.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade