PUBLICIDADE

As 10 trilhas sonoras mais famosas dos games

Listamos as 10 trilhas sonoras mais famosas dos games pra você relembrar a nostalgia das grandes composições da décima arte!

24 jul 2021 08h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Reprodução

Nesta lista, falamos das 10 trilhas sonoras mais famosas dos games, em ordem decrescente, relembrando as músicas mais inesquecíveis que vem nos acompanhando na jogatina há décadas.

De jogos de plataforma dos anos 80 até lançamentos mais recentes, vamos de Super Mario Bros. a Hotline Miami. Preferimos, aqui, priorizar as trilhas sonoras originais, as OSTs (original soundtrack, em inglês), compostas especificamente para os games. Além disso, caso a música da trilha comentada apareça em toda uma série de jogos, priorizamos mostrar a instância mais famosa em que ela aparece. Dito isto, vamos à lista!

Super Mario Bros.

Lançado em 1985 para o Nintendo Entertainment (NES, também conhecido como “Nintendinho” no Brasil), Super Mario Bros. traz o encanador mais famoso do mundo dos jogos em sua primeira aventura solo, do gênero plataforma, que passou a definir o estilo.

O designer de som da Nintendo, Koji Kondo, foi o responsável pela trilha sonora, tornando-se tão famosa que até mesmo quem não joga videogame deve reconhecê-la. Apesar das limitações de espaço dos cartuchos de jogos da época, Koji Kondo conseguiu elaborar músicas que combinam com a aventura e agradam os ouvidos até hoje. 

A música-tema do jogo, Overworld, é o nosso destaque da trilha, que chegou a carregar o nome no tema para os jogos seguintes: Super Mario Bros. 2 e 3, além de Super Mario World, já do SNES, têm músicas-tema tão famosas quanto, pegando emprestado o título do primeiro game. Certamente merece figurar em primeiro na lista das trilhas sonoras mais famosas dos games.

Street Fighter II

Lançado primeiro para máquinas de fliperama em 1991 e depois para SNES em 1992, Street Fighter 2 é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, sendo famoso no mundo todo. Tão famoso, na verdade, que inúmeras versões do game foram lançadas e portadas para outras plataformas, dando mais de $10 bilhões em lucro até 2019.

O game inspirou muitos campeonatos amadores, e tamanha foi a competitividade entre os jogadores que os campeonatos acabaram sendo os precursores do EVO (Evolution Championship Series), campeonato anual de jogos de luta que acontece até hoje.

A maior parte da trilha sonora de Street Fighter 2 foi criada pela compositora japonesa Yoko Shimomura, sendo o único da série em seu currículo, já que ela saiu para se juntar à Square em 1993. Isao Abe participou da composição de algumas músicas,  e acabou assumindo o cargo de Yoko nos jogos seguintes.

A trilha sonora do jogo ficou tão famosa que acabou até mesmo participando de memes na internet. O mais famoso diz que o tema de Guile, um dos lutadores da série, combina com tudo (Guile Theme goes with everything), e não podia deixar de ser o nosso destaque.

Doom

Doom, jogo da id Software lançado primeiro para PC em MS-DOS, foi um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa (Wolfenstein 3D, da mesma desenvolvedora, foi o primeiro), e sua jogabilidade passou a afamar e definir o gênero nos anos seguintes - todo jogo do estilo era chamado de “clone de Doom”, tamanha era sua fama. O modo de distribuição shareware do game, que teve seu primeiro capítulo liberado gratuitamente para todos os jogadores, também o ajudou a ganhar popularidade.

Para combinar com a atmosfera infernal e sangrenta do jogo, o compositor Robert Prince criou músicas que mesclavam metal e techno, dando origem a um inesquecível tema, que é o nosso destaque: At Doom’s Gate. A reinvenção da franquia com o jogo de mesmo nome, de 2016, também teve uma trilha sonora bastante popular, composta por Mick Gordon, trazendo elementos da trilha clássica e os complementando com muito heavy metal.

Final Fantasy VII

O sétimo título da franquia Final Fantasy é um jogo extremamente aclamado, seja pela história, pela jogabilidade ou pelas inovações tecnológicas que trouxe na época. Desenvolvido pela Square, para PlayStation, em 1997, o game é provavelmente o mais amado da franquia pelos fãs, tanto que recebeu um remake totalmente reformulado em 2020. É o primeiro da franquia a utilizar vídeos cinemáticos para contar a história e também o primeiro a utilizar o 3D.

Nobuo Uematsu, criador da trilha sonora do game, decidiu compor as músicas como se fizessem parte de um filme, refletindo o humor do ambiente nas faixas. A trilha foi a primeira da série a ter vozes digitalizadas. Também quase teve músicas em qualidade de CD, mas Uematsu resolveu continuar com o formato MIDI por conta de questões de performance. O tema do vilão Sephiroth - One Winged Angel - teve diversos covers e regravações, muito por conta de sua fama e qualidade, e será, é claro, nosso destaque.

The Last Of Us

Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado para PlayStation 3 em 2013, The Last of Us é um dos jogos mais queridos e cinematográficos da atualidade. Entre outras coisas, ele é muito lembrado pela ligação emocional que os jogadores sentem para com os personagens, principalmente Joel e Ellie, e sua jornada por um mundo pós-apocalíptico dominado por fungos que deixam os seres humanos agressivos.

O game recebeu uma continuação em 2020, também muito aclamada mas muito mais polêmica. A história do jogo será adaptada para uma série de TV pela HBO, com Pedro Pascal fazendo o papel de Joel e Bella Ramsey vivendo Ellie. 

Muito lembrada, a música de ambos os jogos foi composta pelo argentino Gustavo Santaolalla, e reflete muito bem o clima sombrio do mundo infestado pelos cordyceps. Nosso destaque vai ao tema principal, que leva o nome do game.

Diablo II

Sequência do RPG de ação hack n’ slash de mesmo nome, Diablo II, desenvolvido para PC em 2000 pela Blizzard North, trouxe os mesmos elementos de dark fantasy e horror do jogo anterior, onde o jogador e sua equipe devem matar o Senhor do Terror, Diablo, que encarnou no protagonista do game anterior - no caso, você mesmo, na ocasião de ter jogado.

A popularidade do jogo se deve muito à temática de fantasia medieval e a possibilidade de jogar com os amigos através da Battle.net, serviço da Blizzard oferecido na época.  As melhorias na jogabilidade e na história, além do clima sombrio, fazem com que muitos jogadores considerem o título como sendo o melhor de toda a franquia, mesmo considerando títulos mais recentes.

A trilha sonora instrumental do jogo, lembrada com carinho pelas lembranças que evoca e também por sua qualidade, foi composta por Matt Uelmen. Nosso destaque não poderia ser outro senão o tema de Tristram, que foi criado para o primeiro Diablo, de 1997, mas se manteve como símbolo da cidade no segundo título também.

Silent Hill 2

Desenvolvido pela Team Silent, grupo de desenvolvedores da Konami Tokyo, e lançado em 2001 para PlayStation 2, Xbox e PC, Silent Hill 2 é considerado um dos melhores jogos de survival horror de todos os tempos. Trabalhando muito com elementos psicológicos, simbolismo e tabus, o game cria uma atmosfera aterrorizante através de seu visual, sons e músicas.

A série tem um nome bem conhecido na indústria, auxiliado pelo fato de que Silent Hill ganhou um filme - também com a temática de terror -, cuja qualidade desafia o clichê de que filmes baseados em jogos são ruins.

Assim como na grande maioria dos outros títulos da série, a trilha sonora foi criada pelo compositor japonês Akira Yamaoka. O tema principal do jogo, Theme of Laura, é o destaque da vez.

Shadow of the Colossus

Do aclamado diretor de jogos Fumito Ueda, do estúdio Team Ico, Shadow of the Colossus é considerado um dos melhores games de todos os tempos, sempre citado como um exemplo de videogame arte. O game foi lançado para o console PlayStation 2 em 2005, e de tão pedido, recebeu um remake para PlayStation 3, em 2011, e para PlayStation 4, em 2018. É um sucessor espiritual de Ico, de 2001, clássico cult.

Amado e premiado pelos seus visuais e trilha sonora, o jogo evoca tanto momentos de solidão e introspecção como situações de extrema tensão e grandiosidade no combate contra os colossos. A atmosfera do jogo é especialmente cativante, com uma civilização fictícia inspirada em povos pré-colombianos e uma língua própria criada apenas para o jogo.

A trilha sonora orquestrada do jogo, que ajuda muito a ambientar a aventura de Wander, foi criada pelo compositor japonês Kow Otani, e sua qualidade torna difícil a escolha de um destaque. Sendo forçados a escolher, vamos ter de ir pela música que provavelmente é a mais conhecida do público: The Opened Way.

Hotline Miami

Jogo independente criado pela dupla de desenvolvedores da Dennaton e publicado pela Devolver Digital em 2012, Hotline Miami rapidamente se tornou um jogo cult, ganhando uma sequência em 2015.

Ambientado na cidade de Miami em 1989, o game trata de temas pesados, como drogas, violência e envolvimento com a máfia russa, com muita sanguinolência e uma história sombria, inspirada em obras como a de David Lynch.

A música do jogo, assim como sua estética, é muito inspirada nos anos 80, trazendo muito synthwave na trilha sonora. Muitos artistas participam da playlist do game, mas há faixas compostas especialmente para o título pelo músico Jasper Byrne. Nosso destaque vai para o tema do menu, chamado apenas de “Miami (Original Mix)”.

Civilization IV

A quarta edição da aclamada série de jogos de estratégia em turno da Firaxis Games, Civilization 4, foi lançada em 2005, fazendo contumaz sucesso. Educativo e dinâmico, o jogo envolve o gerenciamento de recursos, a evolução científica da humanidade e, caso o jogador quiser, militarismo, gerenciando uma civilização desde a idade da pedra até a exploração espacial.

O compositor Christopher Tin elaborou a música do jogo, e sua música tema, Baba Yetu, foi a primeira da história dos videogames a concorrer (e ganhar!) um Grammy. A curiosidade é que a faixa é uma versão da oração do Pai Nosso cantada em suahíli, língua falada no centro-leste africano. Apesar de outros títulos da franquia também terem músicas aclamadas e conhecidas, o destaque não poderia deixar de ser Baba Yetu.

E essa foi a lista das trilhas sonoras mais famosas dos games! É claro, como não baseamos a lista em critérios objetivos como quantidade de reproduções em streamings de música ou nada assim, talvez você sinta que sua trilha sonora do coração ficou de fora. Sinta-se à vontade para adicioná-la nos comentários!

Nessa matéria você encontra mais trilhas sonoras de games e de forma detalhada, separadas pelos gêneros dos jogos, confira!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade