PUBLICIDADE

Fórmula 1: Onde acompanhar as lives dos pilotos

Pilotos streamers aproximaram o campeonato máximo do automobilismo de um novo público

12 nov 2021 15h00
ver comentários
Publicidade
Fórmula 1 chega ao Brasil para o GP de Interlagos
Fórmula 1 chega ao Brasil para o GP de Interlagos
Foto: F1

A Fórmula 1 passa por uma verdadeira revolução, e parte disso é graças à necessidade de conquistar um novo público. O contato com uma nova geração, que até pouco tempo demonstrava pouco interesse pelo esporte, cresceu com a chegada de séries como Drive to Survive, da Netflix, que também trouxe de volta os antigos fãs que havia, abandonado a modalidade.

Mas além disso, a pandemia do Coronavírus, que quase impossibilitou a realização da temporada de 2020, revelou um lado pouco conhecido dos pilotos mais jovens da categoria: o gamer. De uma forma inesperada e graças a pilotos como Charles Leclerc, Lando Norris e George Russell, que começaram a transmitir suas jogatinas durante a pandemia, a Fórmula 1 finalmente chamou a atenção de um público mais jovem.

Plataformas de streaming são uma das principais fontes de entretenimento da nova geração, que agora consegue se identificar com personagens do automobilismo. As transmissões criam uma relação de amizade, mesmo que unilateral, entre piloto e telespectador, que passa a acordar mais cedo nas manhãs de domingo para torcer por seu “amigo”.

O sucesso foi tanto que houve até mesmo a realização de uma série de três corridas beneficentes promovidas pela própria Fórmula 1, o Virtual Grand Prix. O título de pilotos do campeonato virtual ficou com o brasileiro Enzo Fittipaldi e o de construtores com a equipe Haas - na ocasião, o prêmio de US$ 25 mil foi destinado à caridade.

Com o fim da temporada cada vez mais próximo, é bem provável que em breve alguns pilotos apareçam na Twitch para matar as saudades dos fãs. O Terra Game On traz uma lista dos streamers - e pilotos - que costumam aparecer na plataforma.

Lando Norris

Lando Norris conquistou uma legião de fãs na Twitch
Lando Norris conquistou uma legião de fãs na Twitch
Foto: Lando Norris/Twitch

O piloto britânico de apenas 21 anos da McLaren é um dos queridinhos do público e foi um dos primeiros a realizar transmissões em seu canal da Twitch. Jogando títulos como iRacing, PUBG: Battlegrounds, BeamNG.drive, além de F1 2021, Norris foi aos poucos conquistando o público com todo o seu carisma. 

Norris disputou até mesmo uma corrida virtual da Fórmula Indy e chegou a liderar a prova, mas foi tirado de propósito por Simon Pagenaud, vencedor da Indy 500, em um polêmico episódio que repercutiu até nos bastidores da Fórmula 1 e foi comentado por Zac Brown, CEO da McLaren, e Max Verstappen, atual líder do mundial de pilotos.

Charles Leclerc

O piloto monegasco da Ferrari tem apenas 24 anos, mas já arrasta uma legião de fãs por onde passa mundo afora. Em seu canal da Twitch, Leclerc jogou Call of Duty, F1 2020 e Fortnite. No episódio mais curioso em sua curta carreira como streamer, Charles se fantasiou de Embananado, uma famosa skin do battle royale da Epic Games.

 

 

George Russell

George Russell em suas transmissões na Twitch
George Russell em suas transmissões na Twitch
Foto: George Russell

Russell é talvez a maior sensação da Fórmula 1 atual. O piloto é conhecido por fazer alguns milagres com seu limitado carro da Williams F1 e defenderá a Mercedes-AMG ao lado do heptacampeão mundial Lewis Hamilton na próxima temporada. Em seu canal na Twitch, o britânico de 23 anos jogou apenas títulos de F1, mas conseguiu chamar a atenção de um público jovem que se tornou fanático.

Alex Albon

Ex-companheiro do atual líder do campeonato de pilotos, o tailandês de 25 anos não ficou de fora da febre dos streams durante a conturbada temporada de 2020 e fez algumas transmissões em seu canal da Twitch. Então piloto da Red Bull, Albon chegou a disputar o Virtual Grand Prix. O piloto estará de volta à F1 na temporada 2022 e defenderá a Williams F1 no lugar de George Russell.

Pierre Gasly

O piloto francês da Scuderia AlphaTauri pouco apareceu em seu canal da Twitch, mas sempre chamou a atenção pelo talento e carinho com seus fãs. Dentre os pilotos do grid que não se dedicaram às transmissões durante a pandemia, Gasly é provavelmente o que tem maior potencial de alcançar o público jovem e, assim como os outros desta lista, conquistar sua própria legião de fãs.

O Grande Prêmio de São Paulo acontece entre os dias 12 e 14 de novembro no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, e marca a 19ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade