PUBLICIDADE

Evil Dead: A obra sangrenta do diretor de Doutor Estranho

Icônica franquia de terror vai ganhar game e série no streaming em 2022

11 mai 2022 14h48
| atualizado às 14h50
ver comentários
Publicidade
The Evil Dead foi o primeiro filme da franquia de Sam Raimi
The Evil Dead foi o primeiro filme da franquia de Sam Raimi
Foto: New Line / Reprodução

Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura chegou aos cinemas mundiais na última semana e atraiu a atenção, naturalmente, por ser mais uma grande produção da Marvel. Entretanto, uma parcela de fãs que comparecem às salas de cinema foi até lá para checar o novo trabalho de Sam Raimi. O diretor criou uma leva de admiradores do seu trabalho após a década de 1980, quando inovou com o filme Evil Dead. No Brasil, o longa foi traduzido como "Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio".

Hoje, a franquia criada por Raimi é considerada como uma das mais icônicas do cinema de terror. E a boa notícia é que Evil Dead irá receber também uma adaptação em jogo, que será lançada apropriadamente nesta sexta-feira, dia 13. Mas, afinal, porque esta saga sangrenta é tão cultuada e, mais ainda, porque ela catapultou Sam Raimi ao status de grande diretor?

O primeiro filme de Evil Dead conta a história de Ash Williams, que resolve passar um fim de semana em uma cabana com um grupo de amigos. Quando chegam por lá,  Ash e companhia logo encontram um livro, que futuramente descobriríamos ser o Necronomicon, além de uma gravação sombria. Ao interagir com estes objetos, a cabana passa a ser assombrada por diversos demônios que estavam na floresta. A premissa é simples, mas abre as portas para muitas aventuras e sustos - além de momentos de violência sanguinolenta - Ash e seus companheiros não são as típicas vítimas dos filmes de terror. Como o nome brasileiro sugere, em A Morte do Demônio, os sobreviventes lutam de volta!

Inovação e efeitos práticos

Quando Raimi desenvolveu o roteiro de Evil Dead, nenhum estúdio quis investir em um diretor desconhecido. Apostando no seu próprio talento, Sam Raimi desenvolveu um curta com US$ 1600 dólares e usou a produção para conseguir um curtíssimo orçamento de US$ 90 mil dólares da New Line Cinema. Este contexto poderia servir para justificar um filme trash e de pouca qualidade, mas, por conta dessa dificuldade, Raimi mostrou uma das suas maiores qualidades: inventividade.

O número de improvisações que a produção do filme teve que fazer para conseguir os resultados desejados é gigantesco. Se você é fã de terror, recomendo que procure as curiosidades envolvidas na produção do primeiro filme de Evil Dead.

Em 1981 era lançado The Evil Dead, protagonizado por um ator que também era um "zé-ninguém", Bruce Campbell. E para a surpresa de todos, Sam Raimi apresentou um longa que não utilizou da falta de dinheiro como desculpa, mas sim como motivação para apostar em efeitos práticos sanguinários e soluções criativas para filmagens de determinadas cenas. Para citar uma das várias "gambiarras" feitas pelo diretor, Raimi improvisou pedaços de madeira para conseguir fazer uma plataforma de "estabilização" para a câmera. O resultado foi uma filmagem que se tornou um dos seus traços autorais mais marcantes.

O que esperar do jogo de Evil Dead

Lançamentos: Evil Dead e mais games que chegam em maio:

No resumo, The Evil Dead conta a história de um livro chamado de Necronomicon, que tem o poder de despertar os demônios. O longa se destacou por sua maquiagem extremamente gore e cenas muito bem filmadas em um ambiente claustrófobico. Entretanto, apesar do primeiro filme apostar mais no terror, com uma ou outra tirada sarcástica, a franquia, nos filmes seguintes, evoluiu para uma mescla com a comédia.

Neste contexto, a expectativa é que o game de Evil Dead tenha cenas de ação violentas e sangrentas, mas divertidas. Afinal de contas, em determinado momento da saga, Ash, o personagem principal, substitui uma de suas mãos por uma motoserra. Além disso, a expectativa é que o texto do game consiga acertar o tom de comédia que se tornou referência na franquia de filmes.

Evil Dead não precisa ser um jogo de terror, com momentos de gelar a espinha, mas isso não impede que ele traga elementos bizarros. Afinal, a criatividade e a necessidade de apostar no que era econômico, fizeram com que os filmes se destacassem por seus efeitos práticos, que geravam resultados grotescos, no bom sentido da palavra.

Evil Dead: The Game será lançado no dia 13 de maio para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade