PUBLICIDADE

Dicas para diminuir o consumo de energia do seu videogame

Desligamento total e manutenção periódica podem aliviar a conta de luz no fim do mês

10 set 2021 14h06
| atualizado às 14h11
ver comentários
Publicidade
Mudanças do governo aumentaram a conta de energia
Mudanças do governo aumentaram a conta de energia
Foto: Igor Oliveira

Viver no Brasil em 2021 não tem sido fácil e recentemente os brasileiros foram presenteados com mais um aumento na tarifa de energia. Consequentemente, é necessário adequar seus hábitos de consumo, inclusive na hora de jogar videogame, para esta nova realidade não estourar a conta no fim do mês.

O Game ON conversou com engenheiros e especialistas para levantar alguns cuidados que cada um pode ter para diminuir o consumo de energia dos tão usados videogames. Antes de partirmos para as dicas mais técnicas, separamos algumas medidas abrangentes que os usuários podem adotar no uso diário do seu console. Confira:

Cuidado com o standby

O consumo em standby é significativamente menor, mas ainda assim ele existe. Então uma dica básica é sempre executar o desligamento completo do seu console. O standby ajuda para que você possa voltar com o jogo do ponto em que estava inicialmente e também para baixar jogos mesmo não utilizando o console. O salvamento automático já é presente na grande maioria dos jogos, então isso não é problema. Já os downloads não acontecem diariamente, portanto desligar o videogame por completo já ajuda a economizar um pouco.

Descubra os horários de ponta da sua região

As tarifas de energia se baseiam em alguns fatores e um deles se trata dos chamados horários de ponta, que basicamente são as partes do dia em que mais pessoas estão utilizando energia elétrica, o que faz com que a cobrança de energia nestes horários seja maior.

Uma dica, caso seja compatível com seus horários, é buscar descobrir quais são os horários de ponta considerados pela empresa de energia da sua região, para que então você possa programar suas maratonas de jogatina de acordo com este fator. Para os pais de plantão, isso pode ajudar tanto no controle dos horários dos seus filhos com os videogames, quanto na economia no final do mês.

Ative o desligamento automático

Em consoles como o PlayStation 4 é possível selecionar que o aparelho desligue automaticamente após um tempo inativo. Selecione o menor tempo possível e também escolha que o console desligue completamente ao invés de entrar no modo de repouso.

O PS4 possibilita configurar a economia de energia
O PS4 possibilita configurar a economia de energia
Foto: Igor Oliveira

Partindo pro lado mais técnico, pegamos algumas dicas com a GameTecZone, assistência técnica especializada em consoles de videogame, sobre as manutenções que são necessárias de tempos em tempos e impactam no consumo de energia dos aparelhos:

Limpeza interna

Processador e placa de console limpos
Processador e placa de console limpos
Foto: Gameteczone

Com o tempo e dependendo do local onde você reside, o seu console acumulará poeira, o que faz com que o aparelho tenha que processar de forma mais exaustiva suas funções. A ventoinha é uma das principais afetadas pelo acúmulo de sujeira, fazendo com que a ferramenta tenha que trabalhar muito mais, fazendo com que o consumo de energia aumente. Neste caso da ventoinha, é também a origem daquele barulho exagerado que o seu console pode apresentar para rodar determinados momentos dos jogos.

Troca de Pasta Térmica

Pasta térmica ressecada que aumenta o consumo de energia
Pasta térmica ressecada que aumenta o consumo de energia
Foto: Gameteczone

A pasta térmica é uma ferramenta que auxilia na efetividade da eliminação do calor produzido pelo processador do console. Com o uso do videogame, muito calor é produzido e a pasta térmica é o que facilita o processo de eliminação, porém, com o tempo ela vai ficando ressecada, fazendo com que o videogame trabalhe de forma não tão eficiente, consumindo mais energia. Neste caso é recomendado a troca da pasta térmica de tempos em tempos.

Pasta térmica nova e que ajuda no consumo menor de energia
Pasta térmica nova e que ajuda no consumo menor de energia
Foto: Gameteczone

Com isso, o consumo de energia do uso dos consoles pode ser reduzido. Estas dicas servem de forma atemporal, porém, com o cenário do país em que vivemos, somos obrigados a adotar estas medidas para que consigamos manter o nosso tão querido lazer.

Aproveite estas dicas para se divertir jogando seus games favoritos sem ter uma surpresa desagradável quando a conta de luz chegar!

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade