PUBLICIDADE

Conheça s1mple, o grande astro do CS:GO

Jogador ucraniano é considerado por muitos o melhor de todos os tempos da modalidade

28 jul 2021 11h08
| atualizado em 29/7/2021 às 15h30
ver comentários
Publicidade
Foto: BLAST Premier / Divulgação

No meio competitivo dos esportes tradicionais, como futebol, basquete, natação e outros tantos, um termo se popularizou: "GOAT". Diminutivo de "Greatest Of All Time", ou "o melhor de todos os tempos", em português, o termo é usado para descrever aquele que é o melhor atleta que já existiu em uma modalidade.

Counter-Strike é um dos esportes eletrônicos com maior tempo de existência no cenário competitivo, logo o termo GOAT começa a ser cunhado para alguns jogadores. E hoje o Game ON apresentará a história de um dos jogadores que é considerado por muitos o melhor de todos os tempos: o ucraniano Oleksandr Kostyliev, ou s1mple.

O início controverso

Mesmo com um bom início em 2014 com a equipe HellRaisers após uma primeira aparição respeitável com um quarto lugar em major, s1mple ficou marcado por... bem, s1mple ficou marcado por representar aquilo que causa irritação à maioria das pessoas que gostam de praticar esportes eletrônicos: ser um adolescente talentoso, mas extremamente irritante e tóxico. Sua passagem na HellRaisers foi encerrada pelo comportamento infantil do jogador.

Além da toxicidade, o início da carreira de s1mple foi marcado por outra grande polêmica, quando logo no final de 2014 o sistema anticheat da ESL detectou que s1mple estava utilizando algum tipo de trapaça em uma partida pública casual. Foi o bastante para que o ucraniano ficasse fora do radar por algum tempo. 

Ainda assim, mesmo que muitos tentem negar, toda história de sucesso, por mais esforço pessoal imposto, sempre contará com uma grande parcela de sorte. E com s1mple não foi diferente. s1mple era reserva de uma equipe quando desenvolveu uma amizade com Spencer "Hiko" Martin, lenda do CS:GO norte-americano. E essa amizade foi o suficiente para que Hiko confiasse no jogador e ajudasse que a transferência para a Team Liquid acontecesse em 2016. E a partir daí... Ah, a partir daí o s1mple começou a escrever sua história lendária.

O sucesso na Liquid e o sofrimento nas mãos de coldzera

A passagem de s1mple na Liquid foi o surgimento do maior talento que o CS:GO veria até a aparição de Mathieu "ZywOo" Herbaut em 2018. O curioso desta parte da carreira do s1mple é que para muitos dos fãs internacionais da modalidade, esta passagem do ucraniano pela line norte-americana tem um gosto agridoce, mas não para os brasileiros.

Novamente em mais um paralelo com o futebol, em 2021 existe um fator que impede que muitos sequer discutam que Lionel Messi é o melhor de todos os tempos quando comparado com Pelé. E o motivo desse impedimento é o fato de que Messi nunca faturou uma Copa do Mundo com a seleção argentina. Esta é a situação de s1mple em 2021. Se existe alguém que questiona o seu posto como GOAT do esporte é o fato de que o AWPer ucraniano nunca ganhou um major. E essa sina de s1mple começou a ser escrita pelos brasileiros.

Em 2016 a Liquid encarou a Luminosity de Gabriel "FalleN" Toledo e Marcelo "coldzera" David na semifinal do MLG Columbus 2016. Entrando como favorita, tudo se encaminhava bem no primeiro mapa para a Liquid, com a equipe norte-americana abrindo um placar de 15x9 e tendo 6 matchpoints para abrir a contagem a caminho das finais. Mas a história seria escrita neste momento e para a infelicidade de s1mple, ele estaria no lado derrotado.

Em uma das jogadas mais históricas da modalidade e, com certeza, a mais lendária do CS:GO brasileiro, coldzera conseguiu segurar o bombsite B sozinho, conseguindo um "espeto" de AWP enquanto saltava. Confira:

Neste momento, o brasileiro era eternizado no mapa com um grafite e também nas narrações com o famoso "Jump double for cold", enquanto a Liquid se abalou de uma forma que não foi capaz de se recuperar no mapa, sequer na partida, acabando derrotada na semifinal por 2x0.

A segunda chance de s1mple

Na segunda metade de 2016 Liquid e s1mple buscariam mais uma vez o cobiçado troféu major durante a IEM Cologne 2016. Desta vez, com o ucraniano destruindo tudo e todos em seu caminho, a Liquid chegou até a final com um time fortíssimo, mas do outro lado estava mais uma vez os algozes brasileiros, nesta ocasião representando as cores da SK Gaming.

coldzera àquela altura já era declarado por todos o melhor jogador do mundo no ano e a line brasileira chegou como favorita, mas ainda assim a Liquid era um time a se respeitar, com uma mescla de jogadores novos e talentosos, como s1mple e Jonathan "EliGE" Jablonowski. Contudo, para a infelicidade do ucraniano, aquele ano era realmente dos brasileiros e a Liquid perderia mais uma vez para FalleN e coldzera em mais um 2x0.

A escalada individual

Ainda em 2016 s1mple iria se transferir para a Natus Vincere, organização ucraniana, voltando assim jogar em sua região. Sua passagem pela NaVi mostrou que o jovem talento ainda possuía problemas temperamentais, ocasionando em mudanças na line da Natus Vincere, mas ainda assim, a organização apostava em s1mple, que a esta altura já era considerado um dos maiores talentos do CS:GO.

Durante seus primeiros anos na NaVi, s1mple elevou seu jogo, colocando performances individuais de altíssimo nível, conseguindo inclusive alcançar o topo do mundo ao se tornar o melhor jogador de 2018 no ranking HLTV.

Contudo, como todo esporte eletrônico, muito se fala sobre os metas estabelecidos. E foi durante esse período que se iniciou a era Astralis no CS:GO, que estabeleceu o meta de uma equipe com cinco jogadores fortes, mas sem nenhuma superestrela. O ucraniano sofreria mais uma vez em uma final de major ao perder para a equipe dinamarquesa em 2018 e não conseguindo um major por falhar em equipe em 2019.

Adulto s1mple

O ucraniano com o tempo passou a melhorar suas questões fora de servidor e em 2021 a NaVi caminha para chegar ao major em setembro como favorita, muito por conta de s1mple, mas também por uma equipe que acompanha o altíssimo nível do jogador.

 

 

Recentemente no retorno aos torneios presenciais, s1mple teve uma performance monstruosa para comandar a Natus Vincere ao título da IEM Cologne 2021. As estatísticas no CS:GO são computadas pela HLTV e transformadas em um indíce chamado de Rating 2.0. Qualquer coisa acima de 1.10 representa uma performance razoável dos jogadores. s1mple conseguiu atingir um rating 2.0 de 1.51 em 14 mapas jogados, algo simplesmente histórico. Além disso, não são apenas as estatísticas dele que são fora do normal, as jogadas de s1mple são realmente de um nível totalmente diferenciado.

 

O apego brasileiro

Muitos brasileiros já torceriam normalmente para o ucraniano pelo simples fato de ser prazeroso vê-lo jogar. Além disso entra o fato de que alguém do porte de s1mple merece títulos que não deixem margem para que alguém questione sua grandiosidade no esporte.

Mas além de tudo isso, o ucraniano criou uma conexão com o povo brasileiro de uma forma totalmente casual e inesperada. Em 2018 s1mple abria caixas que fornecem skins de arma enquanto escutava Michel Teló. Após conseguir uma AWP Dragon Lore, que é uma das skins mais caras do mercado de CS:GO, o ucraniano simplesmente vai a loucura cantando "Ai se eu te pego" do cantor sertanejo.

A partir daí, foi uma história de amor de s1mple com os brasileiros, que após as derrotas em major, teria todos os motivos para criar uma irritação com o Brasil.

É GOAT ou não é GOAT?

Ainda que como Messi, s1mple não tenha ganhado o que caracteriza os jogadores históricos de suas modalidades, é unanimidade que o ucraniano é o melhor jogador já visto de CS:GO. Melhor sim, mas maior ainda é questionado por muitos e continuará sendo até que ganhe um major. E cá entre nós, para o bem da modalidade, um jogador do calibre do s1mple merece um major para que num futuro ninguém questione a grandiosidade do jogador ucraniano que ficou eternizado para os brasileiros ao som de um bom sertanejo.

Está claro que o jogador quer mais do que ele já alcançou e que não vai descansar enquanto não trouxer o major. Mesmo após sua performance astronômica na IEM Cologne 2021, s1mple ressaltou que ele sabe que consegue entregar mais e que ele estará em busca disso. Como o próprio destacou recentemente em seu Twitter: "Se você não está onde quer estar na vida, por que está tão relaxado?"

 

 

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade