PUBLICIDADE

Confira jogos inesquecíveis do Atari

Avô dos videogames atuais completa 50 anos; relembre seus melhores jogos

29 jun 2022 - 08h32
Ver comentários
Publicidade
Atari 2600 teve muitos jogos incríveis; relembre alguns deles
Atari 2600 teve muitos jogos incríveis; relembre alguns deles
Foto: Reprodução

Embora a companhia que detenha a marca Atari atualmente tenha sido fundada em 2001, a empresa original, que deu o start no mundo dos games na década de 70, foi criada em junho de 1972, 50 anos atrás.

A Atari foi fundada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, após a dupla lançar Computer Space no ano anterior, o primeiro gabinete de arcade comecial. Em 1972, eles contrataram o engenheiro Al Alcorn, que projeto Pong, primeiro game de sucesso da história. O maior sucesso da companhia foi o Atari VCS, ou como ficou mais conhecido, Atari 2600. O aparelho foi um fenômeno de vendas e é responsável por introduzir os videogames nas casas das pessoas.

O sucesso do Atari foi tamanho que as lojas foram inundadas por jogos para o console durante os 10 anos seguintes. Nem todos eram da melhor qualidade, como o infame E.T., o que levou ao 'crash' dos videogames em 1983, quando a indústria de jogos eletrônicos praticamente morreu no ocidente.

Porém, isso não quer dizer que o Atari 2600 só teve fiascos, muito pelo contrário. Ao longo desses 10 anos, o console recebeu jogos excelentes e que continuam divertidos mesmo nos dias de hoje. Relembre alguns deles:

Pitfall!

Activision | 1982

 

Um dos maiores sucessos de vendas do Atari 2600, Pitfall! colocou a Activision (essa mesma, de Call of Duty e Crash Bandicoot) no mapa. No game, o jogador controla um aventureiro que navega por 256 telas cheias de perigos como crocodilos, abismos e escorpiões, coletando tesouros dentro de um limite de 20 minutos.

Combat

Atari, Inc | 1977

Cartucho incluso em muitos pacotes do Atari 2600 antes de 1982, Combat oferece batalhas de tanques para dois jogadores. É preciso guiar o veículo em fases cheias de obstáculos enquanto tenta atirar e destruir o tanque do oponente.

Kung-Fu Master

Activision | 1984

Um dos últimos títulos do console, Kung-Fu Master é uma adaptação do filme 'Detonando em Barcelona', estrelado por Jackie Chan, lançado também em 1984. O jogador troca chutes e socos com bandidos em cinco fases, cada uma com um chefão no final. O jogo de NES, Kung-Fu, é muito parecido, mas só foi lançado no ano seguinte.

Pole Position

Namco | 1983

A adaptação do arcade de Fórmula 1 para o console doméstico convida o jogador a disputar o Grand Prix, correndo contra outros carros em busca da maior pontuação possível no menor intervalo de tempo. É preciso completar uma volta qualificatória em 73 segundos para poder disputar a corrida.

H.E.R.O.

Activision | 1984

Um dos maiores clássicos do Atari 2600, H.E.R.O. chegou tarde ao console. O jogador precisa descer por uma grande e perigosa caverna para resgatar mineiros presos em suas 20 fases. Para isso, conta com dinamite, uma pistola laser e um jetpack. Um jogo inovador que continua divertido até hoje.

Space Invaders

Taito | 1980

Praticamente sinônimo de videogame no imaginário popular, Space Invaders nasceu nos arcades e é uma franquia que continua recebendo adaptações e novos jogos até os dias atuais. O jogador controla um canhão laser na parte inferior da tela e precisa destruir as ondas de alienígenas que descem incansavelmente em sua direção.

Joust

Williams Electronics | 1983

Adaptação do arcade da Williams Electronic (atualmente chamada de Midway, mesma publisher de Mortal Kombat), o game coloca o jogador no controle de um cavaleiro montado em uma avestruz voadora. Seu objetivo é derrotar cavaleiros malignos montados em abutres. Os inimigos derrubam ovos quando abatidos e é preciso pegá-los antes que quebrem - ou oponentes mais poderosos sairão deles. Partidas de Joust tem papel central no livro 'Jogador Nº 1', adaptado para o cinema em 2018.

River Raid

Activision | 1982

Neste game, o jogador pilota um avião de combate sobrevoando fases de progressão vertical. Seu objetivo é destruir pontes vitais para o exército inimigo. É preciso enfrentar balões, navios e helicópteros, além de um outro caça que tenta derrubar sua aeronave. Também é preciso coletar tanques de combustível para manter o avião no ar.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade