PUBLICIDADE

Como se tornar um jogador profissional de League of Legends

Confira dicas para trilhar um caminho de sucesso no cenário competitivo do famoso LoL

14 jul 2021 13h01
ver comentários
Publicidade
League of Legends
League of Legends
Foto: Divulgação/Riot Games / Tecnoblog

No Brasil já é comum que uma parcela dos jovens tenha substituído os sonhos de ser jogador profissional de futebol ou vôlei por uma versão moderna desta aspiração: ser um pro player de esporte eletrônico. E se existe uma modalidade que desperta a paixão dos brasileiros, é o League of Legends (LoL).

Mas para trilhar seu caminho entre os profissionais, a dedicação deve substituir o lazer, para que o jogo seja encarado como uma meta profissional. Que existe um fator sorte para cada jogador que dá certo, existe, mas sorte por si só não transforma ninguém em profissional. O que o jogador pode fazer para não contar apenas com a sorte?

Game On preparou algumas dicas que podem ajudar aqueles que desejam se profissionalizar e se tornar um gigante no MOBA da Riot.

Troféu do CBLoL 2020
Troféu do CBLoL 2020
Foto: Bruno Alvares/Riot Games Brasil / Tecnoblog

Vire a chave, o jogo não é mais lazer

Todos jogadores começam nos esportes eletrônicos de forma casual, procurando alguma distração para a rotina do dia a dia, mas se você quer se destacar e se tornar um profissional, você deve enxergar o jogo com seriedade. É necessário criar horários de treino e segui-los com dedicação. Além disso, as partidas rankeadas e a Solo Queue não podem mais ser enxergadas sem uma mentalidade competitiva. Cada jogo deverá servir de aprendizado em algum aspecto que te levará a evoluir.

Estude o LoL

Seja um nerd da plataforma. Tenha um domínio total de toda a lore do jogo, ou seja, saiba para que cada item serve para que você consiga construir builds que te elevarão à outros níveis.

Bruno 'Goku' é um dos principais jogadores da equipe de LoL do Flamengo (Divulgação/Riot Games)
Bruno 'Goku' é um dos principais jogadores da equipe de LoL do Flamengo (Divulgação/Riot Games)
Foto: LANCE!

Conheça os campeões. O LoL já evoluiu muito, consequentemente as opções de escolha de um campeão são variadas, tenha foco ao estar por dentro do meta e saber quais são os personagens que se encaixam nele. Além disso, estude tudo sobre os campeões: contra quem ele se sobressai, como os pro players utilizam ele, quais são as fraquezas dele.

Saber farmar é importante no LoL, então pratique muito o seu gameplay com o farm. Assim como jogadores de VALORANT e CS:GO aquecem nas estandes de tiros antes de jogarem as ranqueadas, procure entrar no modo treino e praticar sempre um bom período o seu farm, para que você possa contribuir sempre com o seu time.

Procure sempre manter o elo alto

Essa é óbvia, mas precisa ser reforçada. O cenário brasileiro é recheado de figurinhas carimbadas que todos conhecem antes mesmo deles se profissionalizarem. Para se tornar uma dessas e se tornar reconhecido e ser notado, é necessário que você se mantenha em destaque nos elos mais altos, então essa deve ser uma prioridade para quem quer se profissionalizar.

Não seja tóxico

Os esportes eletrônicos estão repletos de toxicidade e os jogadores devem evitar essa postura simplesmente pelo cárater moral. Contudo, se você quer mesmo ser profissional, o motivo se multiplica, uma vez que nos dias de hoje nenhuma organização quer se envolver com jogadores que apesar de possuírem habilidades de alto nível, são conhecidos também por serem jogadores tóxicos com a comunidade e que reproduzem valores que não são aceitos pelas organizações. Mantenha a postura de respeito, primeiramente porque é o correto a se fazer e em segundo lugar porque nenhum time irá te contratar se você tiver uma reputação ruim.

Dispute torneios amadores

O modo Clash no LoL permite que os jogadores disputem torneios amadores na plataforma
O modo Clash no LoL permite que os jogadores disputem torneios amadores na plataforma
Foto: Riot / Divulgação

Não são todos que conseguirão ser contratados pelos times do CBLoL e do CBLoL Academy somente pela sua performance na Solo Queue. Dispute torneios amadores que mostrem que você é um bom jogador de equipe e que possui uma mentalidade competitiva no ponto certo. Além disso, os torneios amadores criam uma "casca" na sua evolução pessoal, te preparando para enfrentar desafios e cobranças cada vez maiores.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade