PUBLICIDADE

Two Point Campus combina gerenciamento e senso de humor

Divertido e envolvente, simulador conquista pelo bom humor das situações e cursos inusitados

4 ago 2022 - 12h29
Ver comentários
Publicidade
Two Point Campus chega em 9 de agosto para PC e consoles
Two Point Campus chega em 9 de agosto para PC e consoles
Foto: Sega / Divulgação

Distribuído pela Sega, Two Point Campus é o novo game da Two Point Studios, e assim como o jogo anterior, Two Point Hospital, convida o jogador a gerenciar uma instituição de forma divertida, combinando sistemas de gestão com um senso de humor surpreendente.

A proposta é que o jogador construa e administre sua própria universidade, estabelecendo novos cursos, contratando professores e funcionários, planejando atividades e instalações para manter os estudantes animados e, ao final de cada ano letivo, ganhar mais dinheiro com novas matrículas para o ano seguinte.

Se fosse um simples jogo de gerenciamento, daqueles famosos "Tychoon", Two Point Campus já seria ótimo. Mas o game vai além e adiciona uma dose mais do que saudável de humor britânico, tanto nos cursos que podem ser implementados quanto no comportamento das pessoinhas que frequentam e trabalham na universidade, tudo isso acompanhado por uma direção de arte cartunesca e agradável e a trilha sonora ao estilo dos anos 1980, que dá uma vibe meio 'Clube dos Cinco' para o dia a dia estudantil.

No PC, onde esta análise foi feita, é possível jogar tanto com o mouse e teclado quanto com um joystick. Como Two Point Hospital também tem versões para consoles - e vai estar no Game Pass no dia do lançamento - foi bom ver que os comandos funcionam bem e permitem navegar pelo campus de forma simples e intuitiva. Talvez o mais difícil seja organizar a instalação de móveis e objetos nos espaços fechados, mas é questão de pegar o jeito - e a dificuldade é a mesma usando o combo mouse e teclado, então talvez o problema esteja comigo.

Grade acadêmica inusitada

É preciso manter os alunos entretidos em Two Point Campus
É preciso manter os alunos entretidos em Two Point Campus
Foto: Sega / Divulgação

Cada universidade começa com um grupo de prédios que precisa ser ocupado com salas de aula, dormitórios, banheiros, refeitórios, biblioteca e outras instalações. É preciso contratar novos funcionários para manter tudo funcionando e, principalmente, manter o ânimo dos estudantes elevado. Os jvoens são exigentes e sempre pedem por coisas como carteiras, áreas de socialização, festas e até um cantinho para namorar!

A campanha de Two Point Campus serve como um grande tutorial, apresentando todas as mecânicas principais e os sistemas de gerenciamento, mas há também um modo de jogo sandbox que certamente é onde a maioria dos jogadores vai passar o tempo. Há algo mágico em ficar acompanhando as atividades que acontecem na universidade e assistir a vida dos estudantes, que têm múltiplos interesses, desde participar de clubes até ir a shows, dar festas ou assistir filmes. 

O charme do jogo está em monitorar esse formigueiro virtual. É um jogo ao mesmo tempo envolvente e relaxante, ideal para quem quer desanuviar a cabeça ao fim de uma semana cansativa.

Como as aulas de educação física não eram assim?
Como as aulas de educação física não eram assim?
Foto: Sega / Divulgação

Os cursos são realmente variados, indo muito além daqueles que a gente espera. Na faculdade de gastronomia, os alunos preparam pizzas, hamburgueres e bolos gigantes, enquanto no curso de esportes há partidas de cheeseball, uma espécie de futebol misturado com beisebal e jogado com rodas de queijo. Pois é. Você também pode optar pelo curso de Cavalaria, que envolve justas, lutas de espada e até rivalidades com outras escolas - equipar os zeladores do campus com pistolas d'água pode ser uma boa ideia para impedir que confusões entre os alunos saiam do controle.

E quem sempre sonhou em frequentar uma escola de magia, bem, é possível se formar em artes mágicas em Two Point Campus, e melhor ainda, construir a faculdade para ficar o mais 'Hogwarts' possível, se quiser. São muitas opções de personalização que realmente permitem criar a escola que sempre sonhou, desde que consiga gerenciar bem o orçamento, é claro.

Considerações

Two Point Campus é uma evolução excelente da fórmula estabelecida em Two Point Hospital e com um cenário que é familiar para muitas pessoas. Gerenciar a vida universitária nunca foi tão divertido! E o melhor, considerando o histórico da produtora, o jogo deverá receber novos conteúdos por um bom tempo.

Two Point Campus - Nota 9
Two Point Campus - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Two Point Campus chega em 9 de agosto para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo estará disponível no Game Pass no lançamento.

*Esta análise foi feita no PC, com uma cópia do game gentilmente cedida pela Sega.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade