PUBLICIDADE
AO VIVO
Saiba tudo que rolou nos bastidores do São João da Thay

Llamasoft: The Jeff Minter Story é tesouro para fãs de jogos antigos

Lançamento da Digital Eclipse é mistura de documentário, museu interativo e coletânea de jogos

13 mar 2024 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Llamasoft: The Jeff Minter Story é um documentário interativo sobre a vida e obra do criador de videogames da década de 1980 Jeff Minter, acompanhado com vários jogos clássicos e um museu virtual.
The Jeff Minter Story traz um documentário detalhado sobre a vida e obra do game designer britânico
The Jeff Minter Story traz um documentário detalhado sobre a vida e obra do game designer britânico
Foto: Digital Eclipse / Divulgação

Um dos game designers mais autorais da década de 1980, Jeff Minter fez história no Reino Unido, com uma série de lançamentos irreverentes que aproveitou o forte mercado de computadores pessoais da antiga terra da Rainha. Llamasoft: The Jeff Minter Story resgata a trajetória do desenvolvedor em um brilhante documentário jogável.

Segundo título da série Gold Master da Digital Eclipse, Llamasoft: The Jeff Minter Story traz um extenso documentário interativo sobre a vida e obra do criador de Gridrunner, Lhamatron, Tempest 2000 e outros jogos, muitos deles inclusos no pacote. Também traz um museu virtual com documentos de design, verdadeiro tesouro para quem é do ramo - ou sonha em ingressar na área.

TVs de tubo emolduram os jogos, que rodam em seu formato de tela original
TVs de tubo emolduram os jogos, que rodam em seu formato de tela original
Foto: Digital Eclipse / Divulgação

Assim como em Atari 50 ou The Making of Karateca (o 'jogumentário' anterior da Digital Eclipse), essa coletânea se divide em capítulos organizados em uma linha do tempo, indo da década de 1970 até meados dos anos 90, mas registrando a evolução de Minter como designer de jogos, desde a adolescência até o estabelecimento da Llamasoft na casa dos pais.

A parte documental traz registros preciosos da história da Llamasoft, uma produtora independente, com um jeito meio punk rock de ser. Infelizmente, The Jeff Minter Story não tem legendas em português, o que pode dificultar a compreensão de quem não domina o inglês.

Gridrunner ganhou uma versão remasterizada e caprichada na coletânea
Gridrunner ganhou uma versão remasterizada e caprichada na coletânea
Foto: Digital Eclipse / Divulgação

O pacote tem vários jogos icônicos da Llamasoft, como Revenge of the Mutant Camels, estrelado por um camelo que dispara tiros variados contra cabines telefônicas, cangurus e ovelhas explosivas. Animais exóticos envolvidos em situações disparatadas são marca registrada de Minter, assim como seu gosto pelos arcades clássicos - que por sinal, transparece também em Akka Arhn, criação recente do designer recém-lançada para PlayStation VR 2, vale conferir!

Além dos jogos clássicos da produtora, também há uma versão reimaginada de Gridrunner, jogo de 1982, que traz comandos atualizados, novas animações e outras novidades, mas preservando o visual pixelado. Como outros sucessos de Minter, Gridrunner Remastered é um típico arcade em que o jogador controla uma nave pela tela, abate inimigos e acumula pontos enquanto luta para permanecer vivo.

Considerações

Llamasoft: The Jeff Minter Story - Nota 8
Llamasoft: The Jeff Minter Story - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

A Digital Eclipse já tinha feito (muito) bonito com The Making of Karateca e agora, repete o feito com sua compilação e documentário da obra de Jeff Minter, designer de jogos pouco conhecido dos jogadores brasileiros, mas cuja carreira vai interessar facilmente quem curte jogos mais antigos ou mesmo fãs de games independentes - Minter já lutava por esse espaço muito antes do termo 'indie' ser cunhado.

Llamasoft: The Jeff Minter Story está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Digital Eclipse.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade