PUBLICIDADE

Análise: Synapse mostra o caminho para shooters em realidade virtual

Jogo exclusivo para PSVR2 aproveita ao máximo rastreamento dos olhos do periférico do PlayStation 5

30 jun 2023 - 08h18
Compartilhar
Exibir comentários
O jogo de tiro Synapse foi projetado para usar os recursos do PSVR2 - e faz isso muito bem!
O jogo de tiro Synapse foi projetado para usar os recursos do PSVR2 - e faz isso muito bem!
Foto: Ndreams / Divulgação

Produzido pela Ndreams, de Far Cry VR e Fracked, Synapse é um incrível jogo de tiro projetado para o PlayStation VR2. O game usa o rastreamento dos olhos proporcionado pelo visor do PS5 para dar super poderes ao jogador - e faz isso muito bem!

A trama é relativamente original e bem direta, servindo como desculpa para uma série de estágios desafiadores para testar a habilidade e reflexos do jogador: você é um agente paranormal que invade a mente de um super terrorista em busca de segredos que não podem ser obtidos de outra maneira - mas ele não está disposto a entregar e, ciente do invasor, cria obstáculos para eliminá-lo.

O game combina mecânicas de tiro e ação em primeira pessoa com a fórmula dos jogos roguelite: o agente controlado pelo jogador atravessa uma série de estágios, eliminando ameaças cada vez mais desafiadoras. Ao morrer, é preciso começar de novo, com novas salas para atravessar, mas melhor equipado do que antes.

Tiroteio de alta qualidade

O jogo combina tiro em primeira pessoa, controles de movimento e elementos roguelite
O jogo combina tiro em primeira pessoa, controles de movimento e elementos roguelite
Foto: Ndreams / Divulgação

Você começa com uma pistola e pouca munição, mas adquire melhorias conforme progride, assim como armas mais potentes, como escopetas e uma submetralhadora. Melhor ainda, ganha alguns poderes especiais e vantagens únicas. Ao final de cada estágio, há dois Power-Ups para escolher e ao fazer isso, vai adequando o game ao seu estilo de jogo.

O jogo capricha no tiroteio, que é entregue com a qualidade que se espera das grandes produções do gênero. Os abates são recompensadores, a detecção de impacto funciona super bem e tanto o manejo das armas quanto o uso de cobertura são implementados de forma excelente.

Você pode bater a arma que está empunhando em uma superfície do cenário e assim, recarregá-la. Um efeito muito legal e que eu gostaria de ver em mais jogos, na realidade virtual ou não.

Com grandes poderes, vem muita diversão

Você pode pegar, mover e arremessar objetos com seus poderes telecinéticos
Você pode pegar, mover e arremessar objetos com seus poderes telecinéticos
Foto: Ndreams / Divulgação

Synapse usa os sensores de movimento dos controles e o rastreamento dos olhos do PSVR2, a tecnologia mais impressionante dos óculos do PS5, para dar poderes telecinéticos ao jogador.

O sistema de rastreamento que acompanha o olhar do jogador em tempo real não é usado só em menus ou em situações específicas. É parte essencial da jogabilidade. Ao olhar para um objeto, ele muda de cor e está 'selecionado' e pode ser manipulado telecineticamente com movimentos das mãos nos controles Sense. Se você já imaginou como seria ser um X-Man, bem, Synapse dá uma boa ideia.

O tiroteio tão bem implementado e o super divertido sistema de poderes controlados pela visão e por gestos são os pontos altos do game, mas a variedade dos estágios acaba deixando um pouco à desejar. Talvez por ser tão bom de jogar, Synapse deixa aquele gosto de 'quero mais'. Fica a expextativa por uma expansão DLC.

Considerações

Synapse - Nota 9
Synapse - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Com mecânicas de jogo excelentes e o melhor uso do rastreamento de olhos até o momento, Synapse é um jogo obrigatório para proprietários do PSVR2 - e certamente aponta qual deve ser a direção dos shooters na realidade virtual.

Synapse está disponível para PlayStation 5. Para jogar, é preciso possuir um headset PSVR2.

*Esta análise foi feita no PS5, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Ndreams.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade