|
HISTÓRIA DO JET SKI
O produto Jet Ski é marca
registrada da Kawasaki, do Japão, porque foi a empresa
que fabricou o primeiro do mundo, a partir do pedido de um
de seus diretores ao departamento de desenvolvimento de produtos
da empresa, para que fosse criado um "brinquedo"
a motor, para presentear os melhores clientes do seu estaleiro.
Durante vários anos foram
os únicos fabricantes de "motos aquáticas"e
somente 10 anos depois é que foram produzidos outros
modelos, por outras fábricas, como a Yamaha, Bombardier
e Polaris.
O esporte começou há
pelo menos duas décadas entre as pessoas que estavam
envolvidas com Jet Ski e, decidiram promover gincanas e pequenas
corridas. Nesta época eram apoiadas apenas pela única
fabricante, que acabou criando a Associação
Internacional de Jet Ski - IJSBA- ( International Jet Ski
Boating Association) que passou a cuidar dos interesses das
pessoas que possuíam Jet Skis e a promover competições.
Mais tarde, com a entrada das outras empresas, a associação
teve seu nome alterado para IJBSA (International Jet Sports
Boating Association).
REGRAS
Em primeiro lugar a idade mínima
é de 18 anos, pois para a prática do esporte
é necessário a carteira de Arrais Amador que
a Marinha solicita através da Capitania dos Portos
de cada Região. Até o ano passado, era com 16
anos que se tirava a carteira de habilitação,
mas os menores de 18 estão liberados apenas para as
competições, porque acontecem em áreas
demarcadas e isoladas.
Todos que quiserem iniciar no
Jet Ski deverão filiar-se à BJSA ou o representante
Estadual.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para os pilotos, habilitação
da Marinha, carteira de filiado à BJSA, carteira de
identidade, e CPF; e para a embarcação, o registro
da mesma na Marinha, além do seguro obrigatório.
COMO É UMA COMPETIÇÃO
As provas de Jet Ski estão
divididas em dois tipos: Circuito Fechado e Freestyle.
A prova de Circuito Fechado,
que abriga nove categorias, é realizada em uma raia
idêntica a uma pista de corrida, demarcada por bóias
vermelhas (que determinam curva à esquerda) e amarelas
(curva à direita). A largada é dada simultaneamente
para todos os pilotos alinhados lado a lado. Vence o piloto
que cumprir mais rápido o número de voltas preestabelecidas.
Na prova Freestyle,
vale a criatividade e a habilidade do piloto, em apresentações
individuais. A somatória das baterias dos dois dias
dá o resultado da etapa.
volta
|