PUBLICIDADE
Logo do Seleção Uruguaia

Seleção Uruguaia

Favoritar Time

Antes de protestos "oficiais", MG tem carros queimados e estradas fechadas

26 jun 2013 - 10h42
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Belo Horizonte, que receberá o jogo Brasil x Uruguai nesta quarta-feira pelas semifinais da Copa das Confederações, é palco também de diversos protestos populares. E embora os dois principais estejam marcados para as 12h, várias manifestações menores já eclodiram na capital mineira, espalhando-se também pela região metropolitana.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

O saldo dos primeiros protestos da quarta-feira inclui prisões, veículos queimados e rodovias interrompidas. Para as 12h, em Belo Horizonte, espera-se a manifestação de mais de 100 mil pessoas – até a tarde de terça, 65 mil pessoas haviam confirmado presença em pelo menos um dos dois protestos, marcados pelo Facebook.

Manifestantes fecharam a MG-262, em Sabará
Manifestantes fecharam a MG-262, em Sabará
Foto: Denilton Dias/O Tempo / Futura Press

Em Vespasiano, na região metropolitana, um ônibus da linha 5665 (Vespasiano-Belo Horizonte) foi incendiado pela manhã. Segundo a Polícia Militar, cerca de 100 pessoas protestavam no local por melhores condições de transportes. Não houve registros de feridos ou de presos.

BH anuncia esquema de segurança para jogo do Brasil:

Em Nova Lima, dois professores, de 29 e 30 anos, foram presos. A dupla – que não teve nomes divulgados – estaria no Facebook publicando instruções de fabricação de coquetéis Molotov para as manifestações das 12h no entorno do Estádio do Mineirão. Ambos devem ser indiciados por apologia ao crime. A polícia não encontrou explosivos com nenhum deles.

Minas Gerais registrou ainda diversas rodovias fechadas. Em Juatuba, moradores fecharam um trecho da BR-262 e cobravam R$ 20 de pedágio de motoristas. Não houve confronto.

A BR-381 (Rodovia Fernão Dias) foi fechada em três trechos: dois deles em Sabará (no bairro Borba Gato e no distrito de Ravena) e um deles em Betim. Entre as cidades de Santa Luzia e Jaboticatubas, protestos por melhores transportes fecham a MG-020 com pneus queimados.

Em Belo Horizonte, no bairro Caetano Furquim (divisa com Sabará), manifestantes fazem mais protestos e ameaçam queimar carros com gasolina. A população exige a presença da imprensa para divulgar suas reinvindicações. No bairro Durval de Barros, ônibus foram apedrejados.

Ainda segundo a PM-MG, outras nove pessoas foram presas por atos de vandalismo, mas não tiveram seus nomes divulgados. O grupo será apresentado na Central de Flagrantes da Polícia Civil, em BH.

<p>Belo Horizonte será palco de mais protestos nesta quarta-feira; antes disso, porém, manifestantes já atuam em diversas cidades da região metropolitana da capital mineira</p>
Belo Horizonte será palco de mais protestos nesta quarta-feira; antes disso, porém, manifestantes já atuam em diversas cidades da região metropolitana da capital mineira
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra

Para as 100 mil pessoas que devem protestar às 12h, a Polícia já tem um esquema preparado: homens da corporação estão posicionados ao longo da Avenida Antônio Carlos (palco de manifestação no último sábado), no entorno do Estádio do Mineirão e na região da Praça Sete, no centro.

Brasil e Uruguai medem forças nesta quarta-feira, às 16h, no Estádio do Mineirão. Quem avançar faz a final do torneio no domingo contra o vencedor de Itália x Espanha, que se enfrentam na quinta-feira, também às 16h, no Estádio do Castelão, em Fortaleza.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade