PUBLICIDADE

Tênis

Safarova bate Jankovic e garante vitória tcheca na Fed Cup

4 nov 2012 - 14h52
Compartilhar

A República Tcheca conquistou a Fed Cup depois que Lucie Safarova derrotou a sérvia Jelena Jankovic e deu ao time da casa uma vantagem imbatível de 3 jogos a um neste domingo.

Lucie Safarova saca durante final do torneio Fed Cup em Praga, República Checa. A República Tcheca conquistou a Fed Cup depois que Lucie Safarova derrotou a sérvia Jelena Jankovic e deu ao time da casa uma vantagem imbatível de 3 jogos a um neste domingo. 04/11/2012
Lucie Safarova saca durante final do torneio Fed Cup em Praga, República Checa. A República Tcheca conquistou a Fed Cup depois que Lucie Safarova derrotou a sérvia Jelena Jankovic e deu ao time da casa uma vantagem imbatível de 3 jogos a um neste domingo. 04/11/2012
Foto: David W Cerny / Reuters

A canhota Safarova, número 17 do mundo, quebrou o serviço de Jankovic já no primeiro game e venceu com parciais de 6-1 e 6-1 diante da plateia de 14 mil pessoas da Arena O2 de Praga. Ela só havia vencido um dos seis embates anteriores com a adversária.

"É impossível descrever como é ótima a sensação, por eu estar em casa", disse Safarova. "Joguei inacreditavelmente bem. Este foi um daqueles dias em que tudo dá certo. Eu queria muito vencer e estou muito feliz".

A boa forma de Safarova contrastou com suas duas derrotas na final do ano passado contra a Rússia e compensou a de Petra Kvitova, que tropeçou em sua disputa de simples no início do domingo.

Kvitova perdeu em 6-3 e 7-5 para Ana Ivanovic, que manteve vivas as esperanças da Sérvia de conquistar o torneio em que estreava.

Esperava-se que Kvitova, número oito do ranking, desse às tchecas uma vantagem inatacável de 3-0, mas Ivanovic, ex-campeã de Roland Garros, fez uma partida inspirada.

A sérvia de 24 anos marcou o primeiro ponto da Sérvia com um winner de forehand em seu terceiro ponto final.

"Sabia que hoje eu jogaria melhor e começei a curvar a bola desde o início, e funcionou. (Kvitova) começou a fazer o mesmo no segundo set, colocou alguns winners na linha de fundo, mas consegui ficar calma", disse ela.

Kvitova disse se sentiu bem depois do jogo, mas que lhe faltou força.

"Não tive muita energia. No começo eu estava muito agitada, queria conseguir o ponto final nesta partida", afirmou.

"Ana jogou muito bem, agressivamente, eu não conseguia bater muitas bolas nas trocas, e por isso cometi erros e ela fez os winners".

O título da Fed Cup é o sétimo das tchecas no total, incluindo os da ex-Tchecoslováquia. A nação espera conseguir uma dobradinha quando a equipe masculina enfrentar a Espanha na final da Copa Davis no final do mês.

(Por Jan Lopatka)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade