Luisa Stefani vai à sexta semifinal de duplas femininas em Grand Slam ao superar chinesas no US Open
Dupla brasileira-canadense supera Xinyu Jiang e Shuai Zhang em sets diretos e aguarda suas próximas adversárias na busca pelo título
Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski venceram as chinesas Xinyu Jiang e Shuai Zhang por 6/3 e 6/4, avançando à semifinal de duplas do US Open. Com o feito, a brasileira atinge sua sexta semifinal de Grand Slam e garante o posto de número 3 do mundo no ranking da WTA. Na chave de simples feminina, a líder mundial Aryna Sabalenka superou Linda Noskova em um duelo equilibrado de três sets (7/6, 3/6 e 7/6) e também assegurou sua vaga na semifinal em busca do tricampeonato.
Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski continuam impecáveis no US Open e já estão na semifinal de duplas. Brasileira e canadense venceram as chinesas Xinyu Jiang e Shuai Zhang, sétimas favoritas, em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/4, garantindo vaga entre as quatro melhores do último Grand Slam do ano.
Esta é a sexta semifinal da brasileira em Grand Slams. Ela alcançou a fase em todos os Majors do ano, além dos US Open de 2021 e 2023. O resultado desta terça-feira a garante como a terceira melhor duplista do mundo no próximo ranking da WTA.
A parceria número 2 do US Open começou bem diante das sétimas favoritas e logo tiveram quatro chances de quebras para abrir 2 a 0. As chinesas escaparam, mas não conseguiram se safar na segunda vez. Stefani e Dabrowski fizeram 4 a 1 com uma quebra no quarto game e confirmação do saque a seguir.
As duplas trocaram pontos até 5 a 3, com as favoritas não desperdiçando o serviço após permitirem o 30 a 30. Brasileira e canadense aproveitaram o segundo set point para abrir vantagem nas quartas de final com 6 a 3.
Em busca de seu primeiro título de Grand Slam em duplas femininas — ganhou o Aberto da Austrália nas mistas, com Rafael Matos, em 2023 —, Stefani voltou forte em um segundo set duro e, após salvar quatro breaks no quarto game, buscou a quebra para fazer 5 a 4 e depois fechou no primeiro match point.
As próximas rivais, em embate agendado para quinta-feira, saem do confronto entre a polonesa Aldila Sutjiadi e a australiana Erin Routliffe diante das norte-americanas Ashlyn Krueger e Robin Montgomery ainda nesta terça.
Sabalenka precisa de três sets diante de Noskova
Campeã, a belarussa Aryna Sabalenka sofreu mais que o esperado para se garantir nas semifinais de simples. Diante da tcheca Linda Noskova, precisou de três sets para avançar, parciais de 7/6 (7/1), 3/6 e 7/6 (10/7).
Depois de abrir 4 a 1 no primeiro set, a líder do ranking viu a rival reagir e levar a definição ao tie-break, no qual a favorita se impôs e fechou com 7 a 1. Na parcial seguinte, Noskova voltou ainda mais agressiva e empatou com 6 a 3.
A definição da vaga foi ao terceiro set e Sabalenka ficou em situação delicada quando a tcheca quebrou e depois abriu 4 a 2. Sem perder a concentração, a líder do ranking devolveu a quebra e levou a definição para o super tie-break. Noskova começou com 2 a 0, mas não se sustentou, viu a belarussa virar para 6 a 3 e fechar em 10 a 7, no primeiro match point.
"Estou muito feliz por ter me colocado em uma posição em que tenho a chance de buscar o tricampeonato, mesmo que ainda esteja longe disso", disse Sabalenka, comemorando a vaga nas semifinais. "O que aprendi na Austrália é que é muito importante ignorar toda a pressão externa. Não há nada de errado em ter isso em mente, contanto que você esteja focado em si mesmo e pronto para lutar."
Por fim, ela admitiu que seria derrotada quando a rival abriu 4 a 2 no set decisivo. "Sinto que tive sorte", reconheceu. "Acho que ela esperava um chute no backhand e não leu o saque. Estou feliz por ter finalizado com um ace no segundo saque. Foi uma partida muito difícil e equilibrada."
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.