PUBLICIDADE

Grand Slam

Nadal domina Ferrer e alcança recorde com 8 títulos em Roland Garros

9 jun 2013 - 12h30
(atualizado em 4/12/2013 às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Velocista jamaicano Usain Bolt foi o responsável por entregar o troféu de Roland Garros para o tenista espanhol Rafael Nadal</p>
Velocista jamaicano Usain Bolt foi o responsável por entregar o troféu de Roland Garros para o tenista espanhol Rafael Nadal
Foto: Getty Images

Rafael Nadal se tornou neste domingo o primeiro tenista da história a vencer oito edições do mesmo Grand Slam. O espanhol, número 4 do mundo, venceu o compatriota David Ferrer, o 5, por 3 sets a 0 na final de Roland Garros, neste sábado. A partida foi definida com parciais de 6/3, 6/2 e 6/3.

Nadal, que já era recordista de títulos em Roland Garros com sete conquistas, aumentou sua hegemonia em uma partida bastante atribulada que durou duas horas e 16 minutos. A garoa fina, constante durante a maior parte do jogo, deixou a quadra de saibro bastante pesada e dificultou as condições para os tenistas.

Os atletas foram atrapalhados também pela invasão de um torcedor. Ativista contrário à promulgação pelo governo francês da lei que aprova o casamento gay, ele chegou a pisar sobre a quadra de saibro com um sinalizador nas mãos, mas foi rapidamente contido pelos seguranças.

Diante das dificuldades extra-jogo, Nadal conseguiu manter uma intensidade maior que a de Ferrer. Embora não tenha atuado mal, o número 5 do mundo não conseguiu aproveitar as pequenas chances que criou - aproveitou apenas três de 12 break points. Sua principal oportunidade veio no sétimo game do terceiro set, quando desperdiçou uma chance de quebra cometendo um erro não forçado de forehand.

Nadal festejou o equívoco do rival nesse momento, que lhe permitiu confirmar o serviço e fazer 4/3. Na sequência, Ferrer errou mais duas bolas seguidas para ceder a quebra de saque que seria decisiva. O heptacampeão não vacilou ao sacar com vantagem de 5/3 e se tornou octa no primeiro match point, encaixando um bom saque aberto seguido de uma bola vencedora de forehand, de dentro para fora - foi o seu 35º winner no encontro, contra 25 de Ferrer.

Dominante em Roland Garros, onde só perdeu uma partida (em 2009 para o sueco Robin Soderling) das 60 partidas que disputou em toda a carreira, o maiorquino passa a somar 12 títulos de Grand Slam. Assim, ele deixou para trás o sueco Bjorn Borg e o australiano Rod Laver e se igualou ao também australiano Roy Emerson como o terceiro maior ganhador de majors em todos os tempos. O ranking é liderado pelo suíço Roger Federer, com 17 conquistas, contra 14 do americano Pete Sampras, segundo colocado.

Apesar do resultado, Nadal perderá a quarta posição no ranking mundial na atualização da lista, na próxima segunda-feira, justamente para Ferrer. Isso ocorre porque este havia perdido na semifinal de Roland Garros no ano passado e portanto somou pontos ao alcançar sua primeira decisão de Grand Slam, enquanto que Rafael defendeu a pontuação visto que era o atual campeão.

Nadal, por outro lado, pode começar a ganhar terreno no ranking a partir de 24 de junho, quando voltará às quadras em Wimbledon. Em 2012, o espanhol foi eliminado pelo checo Lukas Rosol na segunda rodada da competição na grama e depois disso iniciou um período de sete meses longe das quadras, em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo.

Em março passado, Nadal voltou às quadras e, mesmo utilizando uma proteção nessa região de seu corpo, realizou uma série de grandes campanhas, chegando à final de todos os nove torneios disputados desde então. O título de Roland Garros foi o sétimo nesse período para o tenista que, bastante emocionado, chorou no momento da premiação, ao acompanhar a execução do hino nacional da Espanha.

Confira as maiores séries de títulos no mesmo Grand Slam na história do tênis:

8 — Rafael Nadal (ESP), Roland Garros (2005-08, 2010-13)

7 — Richard Sears (EUA), Aberto dos Estados Unidos (1881-87)

7 — Bill Larned (EUA), Aberto dos Estados Unidos (1901-02, 1907-11)

7 — Willie Renshaw (GBR), Wimbledon (1881-86, 1889)

7 — Bill Tilden (EUA), Aberto dos Estados Unidos (1920-25, 1929)

7 — Pete Sampras (EUA), Wimbledon (1993-95, 1997-00)

7 — Roger Federer (SUI), Wimbledon (2003-07, 2009, 2012)

Veja em 100 fotos as melhores tenistas da edição 2013 de Roland Garros:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade